Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NÃO VOARAM

Nem tudo é sucesso: sete tramas que foram esquecidas por A Força do Querer

Fotos: Divulgação

Michelle Martins, Mariana Xavier e Lucy Ramos tiveram suas histórias abandonadas na novela - Fotos: Divulgação

Michelle Martins, Mariana Xavier e Lucy Ramos tiveram suas histórias abandonadas na novela

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 11/10/2017 - 5h27

Maior sucesso da Globo desde Avenida Brasil (2012), A Força do Querer tem recebido elogios pela capacidade de Gloria Perez de dar destaque para várias tramas diferentes, em uma alternância de protagonistas de acordo com o enredo. Nem todas as apostas da autora, porém, deram tão certo, e a novela simplesmente deixou pela metade algumas histórias que não conseguiram emplacar e personagens que não aconteceram.

Desde o merchandising social da Baleia Azul, jogo virtual que levava adolescentes a se matarem, até a incursão de Biga (Mariana Xavier) no mundo da moda plus size, passando pelo universo do cosplay (fãs que se fantasiam como seus personagens favoritos), confira sete arcos de A Força do Querer que foram esquecidos: 

reprodução/tv globo

Depois que seu casamento com Caio (Rodrigo Lombardi) acabou, Leila (Lucy Ramos) sumiu

A vida amorosa de Leila
A arquiteta Leila (Lucy Ramos) foi par romântico de Caio (Rodrigo Lombardi) depois da volta do advogado ao Brasil. Os dois chegaram até a se casar, mas ela percebeu que o marido ainda não tinha superado Bibi (Juliana Paes) e encerrou a união de um dia para o outro: "Nós sempre fomos melhor como amigos. O casamento acabou!".

A ideia de manter a amizade, porém, ficou só na promessa mesmo. Leila foi trocada por Jeiza (Paolla Oliveira) e tomou chá de sumiço após o rompimento _ela não dá as caras na novela desde 26 de agosto, quando reconheceu que um par de brincos deixados na casa de Caio eram de Irene (Débora Falabella).

A personagem até foi lembrada por Heleninha (Totia Meireles) no fim de setembro. "Finalmente ele arranjou alguém que combina com ele! A Leila era ótima, mas essa Jeiza é perfeita! Mesmos ideais, mesmos princípios", esculhambou a ex-cunhada. Em conversa com Jeiza, dias antes, Caio comentou por alto que a ex está bem. "Nós nos falamos sempre, me contou que está namorando firme", disse.

reprodução/tv globo

Shirley (Michelle Martins) é a única que dá bola para seu romance com Dantas (Edson Celulari)

O romance falido de Shirley
Outro interesse romântico que não aconteceu foi Shirley (Michelle Martins), o "benzinho" de Dantas (Edson Celulari). O romance cheio de idas e vindas até sobreviveu aos mais de 160 capítulos da novela, mas a personagem não tem mais do que duas ou três falas por capítulo _isso nos capítulos em que aparece.

Comprar o namoro dos dois fica ainda mais complicado depois que Dantas assumiu para Cibele (Bruna Linzmeyer) que sempre foi apaixonado por Silvana (Lilia Cabral) e que não suportou perdê-la para Eurico (Humberto Martins). Se nem o próprio namorado liga para Shirley, por que o público deveria ligar?

reprodução/tv globo

Janete (Eline Porto) era a pedra no sapato de Zeca (Marco Pigossi) e Ritinha (Isis Valverde)

Janete em dose dupla?
Essa é das antigas: Janete (Eline Porto) vivia em Parazinho no início da novela e, como tinha uma paixão avassaladora por Zeca (Marco Pigossi), vivia implicando e discutindo com Ritinha (Isis Valverde). Quando o núcleo paraense migrou em massa para o Rio de Janeiro e Niterói, a personagem ficou presa na floresta.

É óbvio que nem toda a população de Parazinho precisa fazer um êxodo para o Sudeste, mas o curioso é que até Gloria Perez parece ter se esquecido da existência de Janete, já que criou outra personagem com o mesmo nome: é a mulher do policial Gerson (Well Aguiar), parceiro de Jeiza que morrerá no capítulo desta sexta (13).

reprodução/tv globo

Abigail (Mariana Xavier) viraria modelo plus size segundo sinopse de Gloria Perez: não rolou

Plus size sim, modelo não
Pela sinopse inicial de A Força do Querer, Biga (Mariana Xavier) deixaria de ser meramente a secretária de Eurico e viraria uma importante modelo plus size, mostrando para o público da novela que é possível ser bem-sucedido e de bem com o próprio corpo mesmo com uns quilinhos a mais.

No penúltimo capítulo, porém, Gloria Perez vai tirar a história da cartola. Em pouquíssimo tempo, a secretária vai encontrar um agenciador de modelos plus size que a convidará para trabalhar com ele. No mesmo dia, Biga posará para uma campanha de lingerie e começará a namorar o rapaz.

Em entrevista ao Notícias da TV em agosto, Mariana disse que preferia que biga continuasse em sua carreira: "Virar modelo passa uma imagem equivocada de que você precisa de aprovação pública. O bacana é se aceitar sem precisar disso. Tem de acabar com esse glamour de que só dá para ser feliz quando se é famoso".

reprodução/tv globo

Yuri (Drico Alves) chegou a se cortar com uma lâmina em desafio, mas trama teve fim abrupto

Baleia Azul perdeu peso
Fazer merchandising social não é novidade para Gloria Perez, que já levantou debates sobre crianças desaparecidas, tráfico humano e doação de órgãos. Em A Força do Querer, ela quis fazer um alerta sobre a Baleia Azul, um jogo virtual em que adolescentes cumpriam diferentes tarefas que culminavam em suicídio.

Yuri (Drico Alves) foi o escolhido para a missão de levar a Baleia Azul para a TV. Ele chegou a cumprir algumas tarefas, como desenhar uma baleia em seu braço com uma lâmina. Mas, depois de receber a missão de subir no terraço de um prédio e olhar para baixo, o filho de Heleninha simplesmente desistiu de participar.

Nem as ameaças do controlador do jogo tiveram repercussões. "A baleia falou que, se eu sair, ela sabe meu nome, meu endereço e vai se vingar na minha mãe, na minha família!", disse Yuri, desesperado. "Ninguém vai fazer nada com você, Yuri! Calma!", acalmou Caio. A trama, ao contrário do menino, morreu ali mesmo.

reprodução/tv globo

Yuri (Drico Alves) com seus amigos cosplayers; representação da cultura deixou a desejar

Cosplay ou cospobre?
Yuri também deu azar com sua história de cosplay. Frequentemente vestido de Goku, do desenho japonês Dragon Ball Z, o menino mostraria um pouco mais dessa cultura de fãs que gostam de se fantasiar como seus personagens favoritos. O público tradicional da novela não entendeu o que era aquilo e os cosplayers não assistiram à obra. Pior, criticaram sua representação na TV.

A história só não foi completamente do nada para lugar nenhum porque rendeu uma já marcante cena em que Elvira (Betty Faria) participou do fanatismo do neto de Garcia (Othon Bastos) e surgiu vestida como Mulher-Maravilha.

divulgação/tv globo

Almerinda (Fafá de Belém) surgiu, cantou e foi embora sem provocar nenhum abalo na trama

Estrela apagada
Anunciada com pompa e circustância, a participação de Fafá de Belém como Almerinda não rendeu. A cantora Mere Star surgiu em Niterói, se apresentou no Balada Jeiza, reencontrou Zeca, revelou para ele que era sua mãe e prometeu ser mais presente na vida do filho, mas sumiu tão rapidamente quanto chegou.

Dessa forma, fica difícil não dar razão para Abel (Tonico Pereira) por querer que Mere longe do filho. O reencontro familiar tão aguardado durou apenas alguns capítulos. Fafá de Belém, em sua estreia como atriz na Globo, merecia coisa melhor _e Zeca merecia uma mãe menos egocêntrica.


Confira cinco reportagens especiais sobre A Força do Querer:

Os 'filhos' da novela: pesquisador de Glória Perez lança livros baseados na trama

De sapato voador a nudez pública: relembre sete barracos marcantes

"Queria que Bibi pagasse pelo que fez", diz Juliana Paes sobre sua personagem

Globo fatura com fim de disfarce de travesti; saiba como

Sucesso como amiga de Bibi, atriz desistiu da carreira no Brasil para viver no México

Resumos Semanais

Resumo da novela A Força do Querer: Capítulos de 12 a 13 de março

Sexta, 12/3 (Capítulo 149)
Silvana começa a tratar sua compulsão. Zeca é levado por correnteza de rio, e Ruy tenta salvá-lo. Zeca e Ruy reencontram o índio misterioso do passado. Zeca e Ruy vão juntos atrás de Ritinha. Bibi é solta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.