Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estreia nesta terça

Mistério da família de congelados intriga e choca o mundo em O Tempo Não Para

Reprodução/TV Globo

Dom Sabino (Edson Celulari) despertará em laboratório e brigará com cientistas na novela - Reprodução/TV Globo

Dom Sabino (Edson Celulari) despertará em laboratório e brigará com cientistas na novela

MÁRCIA PEREIRA, no Rio de Janeiro

Publicado em 31/7/2018 - 5h02

Treze pessoas e um cachorro congelados são encontrados dentro de um iceberg em uma praia do Guarujá, no litoral paulista. O fato misterioso vira notícia em todo o mundo. Como eles sobreviveram no gelo por 132 anos? É uma farsa? A nova novela das sete, O Tempo Não Para, traz muitas perguntas sem respostas. A família Sabino Machado era milionária e acorda em 2018 sem nada. Pior, sem entender o novo lugar em que terão de viver.

A história de ficção científica foi a maneira que o autor Mario Teixeira encontrou para mostrar a busca dos seres humanos pelo seu lugar. Com um romance à primeira vista entre uma jovem do século 19 e um empresário descolado do século 21, o novelista mostrará também que o amor é capaz de unir todas as pessoas. 

A substituta de Deus Salve o Rei será recheada de humor em situações corriqueiras. A novela começa com dom Sabino (Edson Celulari) preparando a festa de apresentação de sua filha mais velha, Marocas (Juliana Paiva). Em 1886, essa era uma forma de encontrar um bom pretendente para casar uma herdeira.

joão miguel jr/tv globo

Damásia (Aline Dias) verá Bento (Bruno Montaleone) tentar beijar Marocas (Juliana Paiva)

Bento (Bruno Montaleone) frustará os planos do pai da garota. Em um banho de rio, ele a verá só com as roupas de baixo, um verdadeiro atentado ao pudor para a época. Dom Sabino atirará no atrevido, que ficará com o bumbum ferido, mas não correrá risco de morrer.

Para que o todo-poderoso da Freguesia do Ó (zona norte de São Paulo) não termine com o que começou, o estudante de Direito simulará a sua morte, mas será desmascarado no velório. Obrigado a se casar com Marocas para salvar a honra da jovem, ele será abandonado no altar. 

"O Bento é daqueles que acham que são muito sedutores, mas não são. Ele paga de experiente, mas não é experiente, esses caras sempre existiram. É um romântico e vai lutar pela Marocas. Quando eles descongelam, ela a única pessoa do universo dele que sobreviveu. Seus amigos já morreram de velhice", diz Bruno Montaleone, que também fez um cafajeste trapaceiro em O Outro Lado do Paraíso.

Dom Sabino é um homem severo, mas com coração mole. Para abafar o escândalo, ele resolverá fazer uma viagem com toda a família. Sua comitiva terá escravos e a professora de suas filhas. Todos sairão de navio rumo à Europa, mas um naufrágio no estilo do Titanic (embarcação que afundou no mar em 1909) os faz virar "bonecos de gelo" e essa "viagem adormecida no tempo" só acabará em 2018.  

reprodução/tv  Globo

Celulari, Rosi Campos, Juliana, Raphaela Alvitos e Natalia Rodrigues: a família congelada

Dono de quase metade de São Paulo e tantos outros bens no passado, o personagem de Edson Celulari será tratado como insano ao falar de forma rebuscada e sobre escravos ao despertar em um laboratório científico.

Ele será o primeiro a fugir das mãos dos especialistas "urubus". Aos olhos de muita gente, a médica Petra (Eva Wilma), chefe dos cientistas responsáveis pelo caso, aprisionará os congelados sem explicar o que realmente aconteceu com eles. O que só vai gerar mais curiosidade em todo o mundo.

"Dom Sabino é um homem de um temperamento único. Vive para a família. Tentou três vezes um filho homem, mas teve três meninas, que ele ama. Vai se confrontar com esse mundo de hoje porque não aceita injustiça. Vai enfrentar a lei, os juízes. Tem a questão das terras que ele já não tem mais. Aí, quando ele se vê sem nada, vai atrás dos seus direitos", adianta Edson Celulari.

joão miguel jr/tv  Globo

Marocas (Juliana Paiva) fica apavorada com Samuca (Nicolas Prattes) seminu no resgate

Alienígenas e celebridades
Teorias da conspiração vão pipocar. Blogueiros dirão que a Marinha escondeu os congelados porque eles são alienígenas. Muitas pessoas vão achar que se trata de alguma jogada de marketing, uma campanha publicitária, outros acreditarão que são anônimos querendo virar celebridades. 

Marocas será a única congelada que não será resgatada pela Marinha e levada para um laboratório especializado em criogenia, a Criotec. Ela se soltará do iceberg durante o resgate e acabará salva por Samuca (Nicolas Prattes). Ela é a mocinha dessa história. Nascerá aí um amor à primeira vista.

"Ela acredita no amor verdadeiro. O século 19 é o auge do romantismo. Romantismo não é simplesmente aquela coisa de você viver suspirando por alguém, é você lutar por uma coisa que acredita e até, de repente, morrer por essa causa. Então, a Marocas vem com essa coisa pulsante dentro dela e se depara com o Samuca. Acontece o interesse de ambas as partes", comenta Juliana Paiva.

Sua chegada vai deixar Betina (Cleo Pires) com ciúme. Como uma empresária patricinha pode ser trocada por uma "Bela Adormecida"? Pois é, ao perder o noivo, Samuca, a personagem se tornará capaz de tudo para virar o jogo.

"Ela é uma mulher muito apaixonada, muito determinada e independente. Vai sofrer muito por amor e vai passar por cima de alguns valores básicos", fala Cleo (que não assina mais o sobrenome que sempre usou, o da mãe, Gloria Pires).

joão miguel jr/tv globo

Betina (Cleo) será trocada por Marocas e armará muito contra a rival na novela das sete

A trama conta ainda com outros vilões, mas o foco inicial será nessa turma aí. O Notícias da TV antecipa que a fortuna de dom Sabino, um homem que nos dias de hoje seria bilionário, vai gerar muita cobiça.

Emílio (João Baldasserini), advogado responsável pela defesa dos congelados, será o primeiro a crescer o olho. Mas o ambicioso também vai se apaixonar por Marocas. É o triângulo amoroso entrando em cena.

Entre os outros personagens importantes, está Eliseu (Milton Gonçalves), um homem humilde e honesto que levará dom Sabino para a sua casa ao vê-lo ser tratado como um "animal na jaula" em um hospital. Por meio do personagem do veterano, a falta de avanços desse a abolição da escravidão será muito discutida.

"Ele é um ser humano com qualidades humanas, com respeito e amor pela pessoa que está ao lado. A questão racial me incomoda muito. Essa coisa de julgar alguém por ser branco ou menos branco, mais negro ou menos negro, o que eu quero é dar vida a um personagem. Isso é o importante", diz Milton Gonçalves.

O Tempo Não Para tem direção de Leonardo Nogueira, marido de Giovanna Antonelli, a Luzia de Segundo Sol. A trama não terá diferentes fases. Somente o primeiro capítulo mostrará a vida dos congelados em 1886. Vai ter personagem sendo descongelado até a sexta semana da trama, cada um com um problema diferente para se adaptar à atualidade. 

Resumos Semanais

Resumo dos capítulos da novela O Tempo Não Para - Notícias da TV

Sábado, 26/1 (Capítulo 155)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Segunda, 28/1 (Capítulo 156)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Os capítulos de O Tempo Não Para são fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.