Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NINGUÉM AGUENTA

A mala das nove: Por que Thelma é a personagem mais chata de Amor de Mãe?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Adriana Esteves em cena de Amor de Mãe como Thelma

A dramática Thelma (Adriana Esteves) é a protagonista mais chata da novela Amor de Mãe

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 20/1/2020 - 5h13

Amor de Mãe, novela das nove da Globo, é repleta de qualidades, mas não passa imune no quesito chatice dos personagens. Nesse ponto, Thelma (Adriana Esteves) larga em vantagem: com uma trajetória marcada por mais erros do que acertos, ela coleciona motivos que a tornam a mais insuportável das criações de Manuela Dias.

Assim que o folhetim começou, Thelma descobriu que tinha um aneurisma e
passou boa parte de suas cenas iniciais repetindo o assunto da tal doença que pode matá-la. Neurótica, chegou até mesmo a encomendar o próprio caixão, numa das sequências mais mórbidas da novela.

O choque da descoberta até deu a entender que a partir de então ela despirocaria e passaria a curtir a vida adoidada, injetando um pouco de bom humor e leveza à rotina certinha que mantinha. Mas não, pelo contrário, apenas intensificou a superproteção que tem com o filho.

A dona de restaurante pegou tanto no pé de Danilo (Chay Suede) que a ex-namorada do rapaz, Amanda (Camila Márdila), não aguentou e deu um chega pra lá nele. Foi só quando Danilo conheceu Camila (Jéssica Ellen) que a comerciante relaxou um pouco, mas não demorou para botar as garrinhas de fora.

De certa forma, foi ela quem engravidou a nova nora. Em uma atitude mirabolante para conseguir o neto que tanto deseja, Thelma foi capaz de furar as camisinhas de Danilo e fazer com que Camila engravidasse. Agora, trocou o tema aneurisma por outro: a chegada do neto.

Obsessiva, começou a preparar o enxoval --para se ter uma ideia, ela já havia começado a reforma do quarto do bebê antes mesmo de Camila engravidar. Certamente, o aneurisma fez uns parafusos espanarem na cabeça da personagem de Adriana Esteves.

Para Thelma o que vale é a sua própria vontade, independentemente de ela ser completamente contrária a das outras pessoas e, numa espécie de vitimização, justifica seus atos sufocantes com Danilo com sua doença, que ele ainda não sabe que ela tem.

É uma inversão na clássica relação da teledramaturgia brasileira: em vez de termos uma mãe que sofre com a cria cheia de caprichos, aqui é a heroína mimada que faz da vida do filho um inferno.

Como bônus adicional a essa chatice, ainda temos a cegueira da personagem. Diante de todas as evidências e investidas sutis de Durval (Enrique Diaz), Thelma preferiu cair de amores por Gabo (Filipe Duarte) e mostrou que seu dedo podre está afiadíssimo.

Das três protagonistas de Amor de Mãe, a personagem de Adriana Esteves é de longe a mais pé no saco. Apesar de não ser o melhor papel de sua carreira, a atriz está ótima em cena, com uma interpretação que transita entre a alegria sutil e uma certa afetação desmiolada.

O problema é que Thelma é duro de aguentar. Como personagem, suas nuances a tornam tridimensional, mas não dá para negar que ela é uma verdadeira mala sem alça.

Seu passado obscuro --ela é a verdadeira mãe de Danilo ou comprou o filho de Kátia (Vera Holtz)?-- pode dar uma virada interessante e revelar mais uma faceta da personagem, manchando, talvez, a amizade que cultivou com Lurdes (Regina Casé).

Até lá, é aguentar as lamúrias, repetições e sufocamentos que Thelma apresenta em todos os capítulos.


Este texto não reflete necessariamente a opinião do Notícias da TV.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Amor de Mãe e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril

Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.