Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Lurdes em cinco atos: Por que personagem é a dona absoluta de Amor de Mãe?

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Regina Casé caracterizada como Lurdes em Amor de Mãe

Lurdes (Regina Casé) em cena de Amor de Mãe; protagonista da novela é personificação da trama das nove

RAPHAEL SCIRE

raphascire@gmail.com

Publicado em 14/3/2020 - 5h17

É impossível pensar em Amor de Mãe sem associá-la a Lurdes (Regina Casé). A matriarca que luta para reencontrar o filho Domênico revelou-se várias mulheres em uma só. Em um trabalho rico em detalhes, que vai do figurino à atuação precisa de Regina Casé, Lurdes é a tradução perfeita de toda a teia complexa que compõe a trama das nove da Globo.

Confira cinco vezes em que a babá nordestina provou ser a dona absoluta da história que marca a estreia de Manuela Dias como autora de novelas:

Em cena com Camila, Lurdes aconselha a filha sobre constantes discussões com Thelma


Lurdes maternal

Lurdes faz jus ao ditado popular "coração de mãe sempre cabe mais um". Teve quatro filhos, adotou uma criança abandonada e, na busca por Domênico, se derrete ao som de Maria Bethânia por qualquer homem que possa ser considerado seu filho roubado. A relação que construiu com Sandro (Humberto Carrão), mesmo depois de revelado que ele é filho biológico de Vitória (Taís Araujo), é um exemplo do lado maternal e gigante da personagem.

É sua maternidade que dá toda a carga dramática da história e sustenta a narrativa, conferindo a Lurdes um peso de protagonista um pouco maior do que o de Vitória e Thelma (Adriana Esteves). Vale destacar, ainda, as inúmeras cenas emocionantes e educativas que Lurdes teve com Camila (Jéssica Ellen), nas quais os diálogos realistas trataram de temas caros à sociedade, como o racismo e o papel da mulher.





Figurino de Lurdes é inconfudível para o público;  vestido florido, bolsa transpassada e toalha


Lurdes do povão

Lurdes é uma personagem de composição: no sotaque, nos trejeitos, no olhar perdido no horizonte e principalmente no figurino popular. Estampas e florais, saias com calça legging por baixo, tamancos e os acessórios, em especial a toalha de rosto bordada, além, é claro, do guarda-chuva na bolsinha que carrega a tiracolo para onde quer que vá. São pequenos detalhes que ajudam na aproximação do povão.

Em busca incessante por Domênico, Lurdes seguiu até homem que pensou que era seu filho


Lurdes detetive

A trama policial de Amor de Mãe poderia ficar restrita ao núcleo da delegada Miriam (Ana Flávia Cavalcanti), mas Lurdes também tomou para si tal protagonismo. Cansada das buscas infrutíferas tanto de detetives particulares como da própria polícia, a babá resolveu descobrir sozinha o paradeiro de Domênico e, com isso, movimentou-se por diversos núcleos. Entre o desespero e a ingenuidade, Lurdes revelou mais uma faceta cativante.

Triângulo amoroso de Lurdes, Oliveira e Januário rendem cenas cômicas em Amor de Mãe


Lurdes cortejada

Nem só de drama vive uma protagonista de novela das nove. Embora já tenha se revelado uma mulher independente, as cenas de Lurdes dividida entre as investidas de Oliveira (Nanego Lira) e Januário (Luis Carlos Vasconcelos) injetaram comicidade a Amor de Mãe sem precisar investir em pastelão.

Pelo contrário: as confusões em que a personagem se metia ou para despistar ou para se divertir com um dos dois eram bastante realistas. É de se lamentar apenas que o entrecho tenha sido abandonado tão rapidamente pela autora.

Em cena bem-humorada, Lurdes volta embriagada para casa depois de beber todas com Lídia 


Lurdes e a cachaça

Foi por causa do álcool que o marido de Lurdes, na primeira fase da trama, vendeu Domênico e o drama da personagem teve início. E também foi o álcool, ou a cachaça, como ela prefere, que uniu duas pontas inimagináveis na história: Lurdes e Lídia (Malu Galli). Com isso, o humor de Amor de Mãe tornou-se mais latente e Regina Casé vem dando show cena após cena.

Toda a relação da patroa e da empregada é baseada no drama, mas o tempero que aproxima o público das duas é a carga cômica, como quando Lurdes ficou bêbada e descalça na cama de Lídia, sofreu de ressaca no dia seguinte e, para completar, deu esporro na madame e a levou para o próprio lar, numa tentativa desesperada de colocar Lídia nos eixos e longe do tal "gin tônico" que destrói a vida da ricaça.

Lurdes tornou-se uma personagem maior do que a novela, e muito do crescimento se deve ao talento de Regina Casé. A experiência acumulada da intérprete na condução de programas populares certamente ajudou na construção do carisma da protagonista. Lurdes é, sem dúvida, a joia mais valiosa de Amor de Mãe. 


Este texto não reflete necessariamente a opinião do Notícias da TV.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.