Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MÃO NA MASSA

Idealista em Amor de Mãe, Brichta vira catador de lixo e revela segredo de gravação

JOÃO COTTA/TV GLOBO

O ator Vladimir Brichta caracterizado como o personagem Davi diante de vários fardos de lixo reciclável em um galpão na cidade cenográfica de Amor de Mãe nos Estúdios Globo, no Rio

Vladimir Brichta no galpão de reciclagem de seu personagem, o ativista ambiental Davi, de Amor de Mãe

MÁRCIA PEREIRA e DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro

Publicado em 6/12/2019 - 5h08

Em Amor de Mãe, Vladimir Brichta grava a maior parte de suas cenas em um galpão com pilhas de material reciclável. O ambiente virou a segunda da casa do ator, que está engajado como seu personagem. Por conta do idealista Davi, ele catou lixo em um dos pontos mais poluídos da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e revela um segredo dos bastidores: a companhia do irmão Maurício Brichta, que é biólogo.

O marido de Adriana Esteves se transformou em um catador de lixo durante as externas da novela em uma praia próxima à ilha do Fundão, na capital fluminense. "A gente começou recolhendo os materiais levados pela direção, todos devidamente amarrados para que não fossem tragados pelo mar, e quando viu já estava mexendo no lixo mesmo", revela o intérprete de Davi ao Notícias da TV.

Ele se lembra de ter ficado chocado com a quantidade de resíduos que são arrastados até as areias da região pela correnteza. "Limpamos metade da praia, porque era muita coisa, tanto plástico. Foi um benefício para o meio ambiente, claro, mas um risco também, apesar de todo mundo estar protegido com luvas", pontua.

O ator se juntou ao elenco e à figuração no mutirão improvisado. Mesmo assim, lamenta o fato de eles não terem dado conta de coletar todo o refugo. "A gente está cansado de saber que a união faz a força. Eu sozinho, talvez com mais uma pessoa, não iria conseguir. Mas uniu, o negócio limpa", discursa.

A experiência serviu para que Brichta entendesse melhor a realidade de Davi, que na história largou o emprego como biólogo após ser responsável por uma tragédia ambiental. Ele abriu uma ONG, a Planeta Vivo, e até já apareceu arriscando a própria vida para salvar uma tartaruga presa em uma teia de lixo no fundo do mar.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Vitória (Taís Araújo) é um dos contrapontos ao idealismo de Davi (Vladimir Brichta) na trama

"Ninguém é capaz de cuidar de todas as mazelas que o homem está causando ao planeta, então a gente tem que escolher que batalha quer lutar. No caso dele, é catar o lixo na baía, que é reciclado e depois vendido", explica o ator.

Sem hipocrisia

No folhetim, o idealismo de Davi encontra seu principal contraponto em Vitória (Taís Araújo), que também costuma reproduzir parte das críticas do público sobre o comportamento do personagem.

A advogada, por exemplo, debochou quando o ativista sugeriu lavar as fraldas sujas de seu futuro filho para que a mãe não usasse as descartáveis. Ela riu da "inocência" dele por querer salvar o mundo da poluição do plástico.

A cena exibida na última quarta (4) na novela das nove deixou as redes sociais divididas entre os que os elogiaram a proposta e aqueles que criticaram a medida como excessivamente sonhadora e fora da realidade.

Brichta já esperava as polêmicas e acredita que essa discussão é bem-vinda. "São pequenas coisas que te obrigam a falar sobre o assunto e a pensar que é preciso esforço. Claro que a gente também tem que flexibilizar um pouco as relações, não dá para ser nem muito extremo nem condescendente demais. O justo está sempre ali no meio", defende o ator.

Ele diz acreditar que é possível fazer outras pequenas alterações na rotina, que dão menos trabalho do que lavar fraldas de pano, para contribuir com o planeta.

"Alguns hábitos a gente tem que mudar mesmo. Recentemente, a Adriana [Esteves] deu um copo reutilizável para toda a família, pedindo para que a gente entrasse na onda, ficasse mais atento", confidencia o intérprete de Davi.

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

O ator ainda não contracenou com a mulher Adriana Esteves no folhetim das nove da Globo


Fonte de inspiração

Apesar de Brichta e Adriana ainda não terem se cruzado na novela ainda, já que a personagem da atriz, Thelma, está em um núcleo diferente, o ator confessa que outra pessoa próxima tem o acompanhado nos bastidores.

Trata-se de Maurício Brichta, biólogo do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que é sua principal inspiração para o papel.

"Ele faz um trabalho lindo, de combate à extração ilegal de madeira, coibindo crimes ambientais. Minha família sempre foi ligada a essas questões, meu pai [o geólogo e professor universitário Arno Brichta] falava sobre preservação e reciclagem muito antes disso virar caso de sobrevivência da humanidade", declara.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Amor de Mãe e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril

Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.