Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESCOLHERAM ESPERAR

Homens virgens de Órfãos da Terra são realidade ou coisa de novela?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos com os personagens Péricles (Lucas Capri) e Benjamin (Flipe Bragança), de Órfãos da Terra

Péricles (Lucas Capri) e Benjamin (Flipe Bragança) são os virgens da ficção em Órfãos da Terra

MÁRCIA PEREIRA e VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 11/9/2019 - 5h10

Órfãos da Terra é a novela dos homens românticos: do mocinho aos vilões, todos estão atrás do grande amor. Atual, a trama de Thelma Guedes e Duca Rachid coloca os rapazes em dilemas que costumam ser retratados por personagens femininas. É o caso de Péricles (Lucas Capri) e Benjamin (Filipe Bragança), que, apesar de adultos, se declararam virgens. Em 2019, ainda existem jovens que optam por não ter relações sexuais até encontrar a pessoa certa?

O estudo Vamos Falar de Sexo, realizado pela Viacom International Media Networks, dona da MTV, apontou que 25% dos jovens de 18 a 24 anos são virgens no Brasil. Mundialmente, o número é ainda maior: 38%. Divulgada em 2018, a pesquisa foi realizada com 12 mil adultos em 21 países. O levantamento não fez divisão entre homens e mulheres.

Mas o universo masculino ainda enfrenta tabu com o tema virgindade. É o que confirma Nelson Junior, líder do movimento cristão Eu Escolhi Esperar, que orienta jovens interessados em manter o celibato até o casamento.

"Ainda há aquele conceito de que o homem não tem que se guardar, de que ele prova a sua masculinidade e virilidade por meio de experiências sexuais. Acho que o homem tem um pouco mais de dificuldade de assumir uma escolha como essa", defende Nelson Junior ao Notícias da TV.

Entre Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, o Eu Escolhi Esperar soma 6 milhões de fãs: 65% são mulheres e 35% são homens. Mas, mesmo nesse universo de seguidores, os virgens não são a maioria. O líder da "campanha de pureza sexual" diz que pesquisas feitas pelo movimento identificaram que entre 60% e 70% dos que passaram a optar pelo celibato pré-matrimonial já tiveram relações sexuais.

"Apesar de já terem tido experiências sexuais, essas pessoas escolheram a abstinência até casar. Essa escolha é feita por razões como valores pessoais, religiosos ou familiares. Ainda há aqueles que tiveram uma idealização sobre o sexo e, quando perceberam que não era tudo aquilo, ou por alguma outra razão, enxergaram que aquilo é muito especial e íntimo pra compartilhar com qualquer pessoa que passe pela vida", explica Junior.

REPRODUÇÃO/tv GLOBO/INSTAGRAM

O ex-jogador Kaká (à esq.) e Justin Bieber: só fizeram sexo após os respectivos casamentos

No universo dos famosos, são raros os casos de homens que se declararam virgens. O ex-jogador Kaká, por exemplo, disse que casou "puro" com a sua ex-mulher Carol Celico, em 2005. Na ocasião, o jogador evangélico tinha 23 anos.

Os Jonas Brothers usavam um anel de pureza para indicar que transariam apenas depois de casados. O único a cumprir a promessa foi Kevin, que afirmou ter transado aos 22 anos, após o matrimômio com Danielle Deleasa. Os outros dois irmãos, Joe e Nick, perderam a virgindade aos 20 --mas largaram o anel antes disso.

Também há o caso dos artistas que, mesmo após terem "pecado", optaram pela abstinência por causa da religião. O astro Justin Bieber disse que só transou com a sua atual mulher, Hailey, após oficializar a união em cartório. É a mesma decisão que tomou o ator Thomaz Costa, ex-namorado de Larissa Manoela.

Os virgens de Órfãos da Terra

O caso do virgens de Órfãos da Terra é um exemplo de como a novela das seis coloca o homem em uma situação diferente da habitual na ficção. Por muito tempo, se guardar era coisa de mulher, mas na trama nem a mocinha Laila (Julia Dalavia) esperou para perder a virgindade. Assim que se viu apaixonada, ela se entregou a Jamil (Renato Góes) e ficou grávida.

Benjamin (Filipe Bragança) já teve a sua primeira vez no capítulo que foi ao ar em 23 de agosto. O jovem adulto tem o estereótipo do virgem, é um bom menino, nerd, que sempre viveu trancado no quarto. No entanto, ao se apaixonar por uma mulher mais velha, Letícia (Paula Burlamaqui), ele partiu pra cima. Deu algumas gafes e deixou claro para a médica que ela seria a sua primeira mulher.

O descolado Péricles (Lucas Capri) também está prestes a ter a sua primeira vez. Ao contrário de Benjamin, ele é um produtor musical descolado e viajado. Mas até então não havia conhecido o seu grande amor. Nos últimos capítulos, o jovem tem se aproximado de Cibele (Guilhermina Libanio). Está previsto para ir ao ar em 17 de setembro a primeira transa do casal.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Órfãos da Terra e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Órfãos da Terra: Capítulo de 21 de setembro

Sábado, 21/9 (Capítulo 149)
Camila inicia seu depoimento. Dalila reclama de ter a alta adiada. Padre Zoran convida Missade a voltar a dar aulas no Instituto. Benjamin sente ciúmes de Letícia. Letícia fica encantada com o trabalho de Faruq no ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.