Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

História de Amor

Há 25 anos, Regina Duarte foi chamada de favelada em novela e mudou visual

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores Regina Duarte e José Mayer abraçados em cena da novela História de Amor (1995)

A personagem Helena (Regina Duarte) foi criticada por seu cabelo na novela História de Amor (1995)

REDAÇÃO

Publicado em 4/7/2020 - 7h27

Há 25 anos, a ex-secretária especial de Cultura da gestão de Jair Bolsonaro, Regina Duarte, estreava no papel de sua primeira Helena de Manoel Carlos. A atriz viveu a protagonista de História de Amor, novela das seis que fez sucesso em 1995. Mas ela passou por uma situação desagradável e preconceituosa. Pelo visual de sua personagem, foi chamada de favelada, e a Globo decidiu mudar seu look.

A Helena de História de Amor era uma mulher de classe média, dona de casa, que tinha uma relação difícil com Joyce (Carla Marins), sua filha adolescente e grávida. Por se preocupar muito com os problemas de família, os cuidados com a beleza e a vida social não eram uma prioridade em sua vida.

A personagem usava frequentemente um penteado com uma trança no cabelo comprido, deixando a parte da frente um tanto desgrenhada. Um telespectador notou isso e fez questão de escrever um comentário ao Jornal do Brasil com uma crítica preconceituosa.

Reprodução/TV Globo

A trança que rendeu crítica a Regina Duarte na Globo

"O que está havendo com o cabelo da Regina Duarte? Tenho duas dicas: uma permanente afro ou um corte na altura do pescoço. Aquela trança dá a ela um aspecto de favelada", dizia a carta publicada no jornal, segundo o site Teledramaturgia.

O tom pejorativo em relação à associação entre o cabelo da personagem e a população que vivia em favelas não chegou a ser contestado pela Globo, mas a emissora tomou uma atitude. O visual de Helena foi se modificando, e a personagem passou a usar cabelo solto, mais liso e curto.

A trama de Helena também teve várias reviravoltas ao longo de História de Amor. A personagem se encantou por Carlos (José Mayer), mas teve de disputar o amor e a atenção dele com Sheila (Lilia Cabral) e Paula (Carolina Ferraz), duas ex-mulheres do galã. Um segredo sobre a filha dela também veio à tona e surpreendeu muita gente.

A protagonista de História de Amor foi a primeira Helena da carreira de Regina Duarte --em seguida, ela viveu as personagens principais de mesmo nome em Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).

História de Amor está entre as 50 novelas que entrarão na íntegra para o catálogo do Globoplay, mas ainda não há data de estreia.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.