Novelas

Substituídos

Gravidez, doenças e desavenças: Sete trocas conturbadas de atores de novelas

Divulgação/TV Globo

Débora Falabella e Drica Moraes já foram substituídas por outras atrizes nas novelas que faziam - Divulgação/TV Globo

Débora Falabella e Drica Moraes já foram substituídas por outras atrizes nas novelas que faziam

REDAÇÃO - Publicado em 24/09/2018, às 05h18

Nesta semana, As Aventuras de Poliana exibirá as primeiras cenas de uma mudança que causou muita preocupação no SBT: Thaís Melchior entra no lugar de Milena Toscano, que deixou a trama por estar grávida. Substituições de atores durante as gravações são um pesadelo para diretores e autores. A história da teledramaturgia registra alguns casos por doenças e insatisfação _além de gravidez, o motivo mais comum.

Drica Moraes, por exemplo, já esteve envolvida em duas substituições. Em Império (2014), ela teve crises de labirintite, não conseguiu se curar suficientemente para voltar a atuar, e Marjorie Estiano entrou em seu lugar.

No ano seguinte, Drica esteve do outro lado da troca: Deborah Secco descobriu estar grávida no início das gravações de Verdades Secretas, e a veterana assumiu o papel.

Nos anos 1960, Regina Duarte trocou de novela e de emissora. Insatisfeita com os salários atrasados na Excelsior, ela deixou a novela Dez Vidas (1969), foi substituída por Leila Diniz (1945-1972) e assinou um contrato mais vantajoso com a Globo.

Relembre esses e outros casos de atores substituídos em novelas:

thiago durante/agnews

Deborah Secco já tinha cenas gravadas com Rodrigo Lombardi quando descobriu gravidez

Deborah Secco - Verdades Secretas (2015)
Deborah Secco já tinha começado a gravar suas cenas como Carolina, mãe de Angel (Camila Queiroz) em Verdades Secretas, quando descobriu que estava com dois meses de gravidez. A decisão da Globo foi trocar a atriz, e Drica Moraes foi chamada para substituí-la.

Todas as cenas que Deborah já havia feito precisaram ser regravadas, e a personagem ganhou características diferentes (deixou de ser uma mãe jovem e virou uma mulher mais madura).

divulgação/tv globo

Drica Moraes teve crises de labirintite e foi afastada definitivamente da novela Império (2014)

Drica Moraes - Império (2014)
A vilã Cora teve três fases em Império. Na primeira, sua versão jovem, foi interpretada por Marjorie Estiano. Na segunda, madura, Drica Moraes foi a intérprete das maldades. O plano era que ela permanecesse na novela até o fim, mas Drica teve crises de labirintite e precisou ser afastada. A atriz, que havia superado uma leucemia quatro anos antes, gerou preocupação na equipe.

Por isso, atriz, autor e diretor decidiram em conjunto pela saída definitiva dela da trama. A solução foi chamar Marjorie de volta. Na novela, a desculpa foi de que Cora havia passado por uma cirurgia plástica.

divulgação/tv globo

Marília Pêra ao lado de Jorge Dória em Brega & Chique; após cirurgia, ele virou Raul Cortez

Jorge Dória - Brega & Chique (1987)
A tática da plástica transformadora já havia sido utilizada décadas antes, em Brega e Chique (1987). O personagem Herbert Alvaray foi interpretado no primeiro momento por Jorge Dória (1920-2013): era um homem rico que mantinha duas famílias, a oficial numa mansão e a amante com filha bastarda numa vila humilde.

Para escapar da falência, ele forjou a própria morte, fugiu do país, fez cirurgias plásticas e voltou com outra cara, outro nome e interpretado por outro ator: Raul Cortez (1932-2006). No decorrer da trama, as duas mulheres descobriram toda a farsa. O personagem morreu dormindo, sonhando com sua face antiga.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Yoná Magalhães e Tarcísio Meira em A Gata de Vison; ele se irritou com autora da novela

Tarcísio Meira - A Gata de Vison (1968)
A substituição de Tarcísio Meira na novela A Gata de Vison foi por pura insatisfação com a autora Glória Magadan. Meira interpretava o mocinho da trama, mas começou a perder muito espaço para o vilão _interpretado por Geraldo Del Rey, por quem a escritora cubana estava apaixonada.

Segundo o site Teledramaturgia, Meira se irritou com os rumos de seu protagonista e declarou: "Ou grava a minha morte essa semana, ou meu personagem pega o próximo trem e não volta!". De fato, ele entrou num trem e não apareceu mais. No capítulo seguinte, o ator Milton Rodrigues entrou em seu lugar.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Marco Nanini e Sérgio Cardoso em O Primeiro Amor; Sérgio morreu no final da novela

Sérgio Cardoso - O Primeiro Amor (1972)
Vítima de um ataque cardíaco, o ator Sérgio Cardoso morreu em 1972, antes de gravar suas últimas cenas em O Primeiro Amor, da Globo. Faltavam apenas 28 capítulos para o fim da novela, e o ator Leonardo Villar assumiu o personagem, que era o protagonista.

Em sua cena final, Cardoso aparecia saindo por uma porta. Para seguir com a novela, o elenco foi reunido no set de gravação, Paulo José explicou toda a situação aos telespectadores, e a cena de continuação mostrava Villar entrando pela mesma porta e encontrando os atores.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Débora Falabella pegou meningite e foi substituída por sua irmã em cenas de O Clone (2001)

Débora Falabella - O Clone (2001)
Enquanto interpetava a personagem Mel, uma garota viciada em drogas em O Clone, Débora Falabella contraiu meningite. Sem condições de continuar trabalhando, a irmã dela entrou em cena para ajudar. Cynthia Falabella, que também é atriz e muito parecida com Débora, a substituiu em alguns capítulos até a recuperação da titular.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Regina Duarte se cansou de não receber salário e trocou novela na Excelsior pela Globo

Regina Duarte - Dez Vidas (1969)
Em 1969, Regina Duarte atuava na novela Dez Vidas, da TV Excelsior, que passava por uma crise financeira. Com salários a receber e descontente, ela largou a emissora e aceitou o convite para se juntar ao elenco da Globo. Na nova casa, já chegou com status de estrela: seu primeiro papel foi como a protagonista de Véu de Noiva (1969). Em Dez Vidas, Regina foi substituída por Leila Diniz.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Karola (Deborah Secco) dará sinais de loucura nas últimas semanas da novela das nove  - Reprodução/TV Globo

Traços de psicopatia

Em Segundo Sol, Karola fica louca e picota todo o cabelo: 'Morra, Karola'

Eri Johnson é um dos competidores da segunda temporada do Popstar, que estreia domingo (16) - PAULO BELOTE/TV GLOBO

POPSTAR

Após fracasso na Record, Eri Johnson retorna à Globo: 'Me sinto em casa'

O designer Hans Donner, que foi bombardeado por autores da Globo por causa de abertura de novela - Divulgação/Hans Donner

Memória da TV

Em 1997, abertura de novela causou guerra entre autor e designer

A atriz Deborah Secco planeja viajar em lua de mel em novembro, quando completa 39 anos - Reprodução/TV Globo

Malas prontas

Deborah Secco vai morar no exterior após o final de Segundo Sol

+ Lidas

1

Zeca Camargo assina com a Band após deixar a Globo e vai ser diretor

2

Fina Estampa: Chiara recebe ultimato de Vilma e se assusta

3

Paolla Oliveira revela decepção com minissérie da Globo: 'Cena de bunda'

4

Por onde andam atores que foram campeões de cartas na Globo?

5

Band suspende gravações do MasterChef; equipe vai a hospital por Covid-19

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Na casa de que famoso você passaria a quarentena?

Últimas notícias

Carolina Dieckmann está agachada apertando o rsoto de malvido salvado, deitado no chão de olhos fechados, em cena de Fina Estampa
Michelle Gianella chorando na bancada de um telejornal da TV Gazeta
Reprodução de imagem de Flávia Noronha e Íris Stefanelli em ensaio fotográfico no Instagram
Na praia, Cassandra (Juliana Paiva) grita ao ver que está queimada demais enquanto leva uma bronca de Adele (Jéssica Ellen)