Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PSICÓLOGA ANIMAL

Galinha vira confidente de trio de protagonistas de Salve-se Quem Puder

PAULO BELOTE/TV GLOBO

As atrizes Vitoria Strada, Deborah Secco e Juliana Paiva posam uma ao lado da outra, caracterizadas como Kyra, Alexia e Luna de Salve-se Quem Puder

Kyra (Vitoria Strada), Alexia (Deborah Secco) e Luna (Juliana Paiva): as mocinhas da novela das sete

DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro

Publicado em 9/12/2019 - 5h52

Depois de sobreviver a furacão e passar por transformações radicais no visual, as três protagonistas de Salve-se Quem Puder ainda terão mais um desafio pela frente. Elas precisarão contracenar com um galinha na próxima novela das sete na Globo. Na trama de Daniel Ortiz, a ave será a confidente de Alexia (Deborah Secco), Luna (Juliana Paiva) e Kyra (Vitória Strada). "Ela é a quarta mocinha da história", explica o autor.

Elas vão adotar a mascote após entrar em um programa de proteção à testemunha da polícia brasileira. O trio precisará mudar seus nomes e se esconder em uma cidade do interior paulista após testemunhar a morte do juiz Vitório (Ailton Graça) durante uma viagem a Cancún, no México.

O magistrado será alvo de uma quadrilha internacional pelo seu conhecido trabalho de combate à corrupção. O assassinato se dará durante a passagem de um furacão pelo litoral mexicano. Por terem presenciado o crime, e se tornarem potenciais vítimas dos bandidos, as protagonistas serão dadas como mortas na tragédia natural pelos investigadores.

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Deborah Secco no México em suas primeiras sequências como a atriz Alexia na produção

As mocinhas receberão uma nova identidade da Polícia Federal e passarão por uma transformação no visual para ficarem irreconhecíveis em seu retorno ao Brasil. Elas ficarão escondidas na zona rural de um fictício município no Estado de São Paulo.

"As três são mandadas para uma cidadezinha no fim do mundo chamada São Judas do Norte. Um inferno, 40 graus o tempo todo, bem na roça. Elas serão recebidas por Zezinho [João Baldasserini] e Ermelinda [Grace Gianoukas], uma família bem caipira que vai colocá-las para cuidar dos animais e da plantação", adianta o novelista.

Salva pelo gongo

Obrigada a trabalhar no galinheiro, Alexia impedirá que um dos animais vá para a panela após se afeiçoar à ave. O bicho será promovido ao cargo de mascote da trupe e receberá o nome de Felipa. "Como foi a personagem da Deborah que a salvou de virar jantar, a galinha fica meio que agradecida, apegada. As duas vão conseguir até mesmo se comunicar", entrega Daniel.

Apesar de ainda não ter contracenado com a penosa, a atriz já teve acesso aos diálogos. A mocinha chegará a acreditar que recebe conselhos do animal de estimação. "A Alexia interpreta os gestos, entende o que ela quer dizer quando levanta as asas, diz saber que o bicho não quer que ela faça determinada coisa", explica a mãe de Maria Flor.

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

Juliana Paiva durante as gravações no exterior: ela será Luna na novela novela das sete 

Luna é outra que recorrerá à mascote para superar as dificuldades que encontrará na história. "Minha personagem tem um desabafo com a Felipa também", indica Juliana.

A princípio, Kyra não se entenderá muito bem com o bicho e só dará uma trégua ao perceber que a ave está chocando ovos. "Ela fica encantada ao saber que a galinha está grávida e revela que também quer muito ser mãe. É o primeiro momento em que elas se simpatizam, porque até então o animal quer sempre atacá-la", conta Vitória.

Comédia rasgada

Longe de ser uma estratégia inovadora, colocar animais para atuar na dramaturgia costuma dar certo, especialmente nos horários das seis e das sete. O macaco Chico, por exemplo, roubou a cena em Caras & Bocas (2009), assim como a pata Doralice se tornou um dos destaques de Alma Gêmea (2005), ambos folhetins de Walcyr Carrasco.

Escolhidas para contracenar com a galinha Felipa, as protagonistas de Salve-se Quem Puder não se incomodam com o tom rasgado da comédia de Daniel Ortiz. "Eu precisava muito. O maior atrativo foi saber que eu vinha para um ambiente leve, divertido, depois de uma novela que me desgastava muito emocionalmente", pondera Deborah, cujo último trabalho foi a Karola de Segundo Sol (2018).

joão miguel junior/tv globo

Vitória Strada em cena de Salve-se Quem Puder: atriz interpreta a mocinha Kyra no folhetim

Em sua terceira mocinha seguida, Vitória também vinha de papéis dramáticos em Tempo de Amar (2017) e Espelho da Vida (2018). "Nunca tinha feito comédia, então podia dar um pouco errado. É algo totalmente diferente, mas estou adorando esse lugar mais leve, me sinto de férias enquanto gravo", diz.

Juliana argumenta ainda que o texto é muito bem dividido e que elas não precisam brigar pelas piadas, já que se entrosaram desde as primeiras cenas.

"Quando você fala de protagonista, geralmente rola uma solidão. Todo mundo acaba de gravar e a gente fica lá, esperando para terminar as cenas da mocinha. Aqui somos três, então dá muito mais para brincar", considera a artista.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Salve-se Quem Puder e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Salve-se Quem Puder: Capítulos de 14 a 17 de julho

Quarta, 14/7 (Capítulo 99)
Kyra fica dividida entre o amor que sente por Rafael e Alan. Luna explica a Mário que Helena foi vítima de Hugo e que ela ama o pai. Ermelinda pede desculpas a Alexia. Helena apoia a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.