Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Em Amor de Mãe, é impossível mulher independente se dar bem no amor

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos com as atrizes Isis Valverde (à esq.), Taís Araujo (centro) e Nanda Costa (à dir.), caracterizadas como as personagens Betina, Vitória e Érica, respectivamente, em Amor de Mãe, novela da Globo

Na novela, Isis Valverde (à esq.), Taís Araujo e Nanda Costa têm de escolher entre amor e trabalho

KELLY MIYASHIRO

Publicado em 8/3/2020 - 5h35

Com a premissa de ser uma novela focada na maternidade, Amor de Mãe também traz um retrato triste da realidade da mulher moderna: é impossível ser independente e manter um relacionamento estável ao mesmo tempo. Marina (Erika Januza) desistir do esporte pelo namorado e Vitória (Taís Araujo) ser salva da pobreza pelo marido são alguns exemplos na trama de Manuela Dias.

Apesar de ter uma protagonista forte como Lurdes (Regina Casé), a nordestina batalhadora que criou quatro filhos sem precisar de um homem, a novela das nove apresenta outras personagens que reforçam a necessidade de escolher entre a vida profissional e um amor.

Ser uma mulher bem-sucedida assusta os homens na vida real, que estão dispostos a ter um relacionamento, mas desde que ganhem mais do que suas parceiras, sejam os "provedores do lar", ou que jamais se tornem sombras de suas companheiras, conforme a sociedade instituiu nos primórdios.

Amor de Mãe deixa bem evidente isso no comportamento de Ryan (Thiago Martins), que não suportou ver a namorada construir uma carreira no esporte em São Paulo, enquanto ele estivesse "largado" no Rio de Janeiro. Porém, bastou o filho de Lurdes ficar famoso e com dinheiro que não se importou em trair Marina, mesmo ela tendo desistido de um patrocínio para atender às necessidades dele.

Confira a lista de mulheres com a vida amorosa lascada em Amor de Mãe:

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ryan (Thiago Martins) fez Marina (Erika Januza) desistir de realizar sonho e depois a traiu


Marina (Erika Januza)

Tenista em ascensão, Marina (Erika Januza) ia realizar o sonho de conseguir um patrocínio no esporte, só que ela teria que se mudar do Rio para São Paulo. Por não querer um relacionamento à distância, o então namorado, Ryan (Thiago Martins), a fez desistir da carreira para ficar com ele, mas depois a traiu com uma cantora.

A atleta descobriu o adultério e quebrou a cara depois de perceber que ficou sem carreira nem namorado. Após algumas semanas esquecida na trama, Marina voltou a aparecer após o boy deslumbrado com a fama decidir ajudá-la a retomar o patrocínio no tênis, e pedir para retomar o romance. Só que a atleta não aceitará reatar o namoro e pisará gostoso no "boy deslumbrado".

REPRODUÇÃO/tv globo

Sofisticada, Betina (Isis Valverde) afastará Magno (Juliano Cazarré), que se sentirá deslocado


Betina (Isis Valverde)

Depois de apanhar do marido, Betina encontrou paz nos braços de Magno (Juliano Cazarré). O casal enfrentou vários dramas como as intrigas criadas pela mulher do frentista que acordou de um coma quase irreversível; a descoberta de que o mocinho teria matado o irmão dela (sem querer); a prisão dele pelo crime, o que os separou durante algum tempo; e até um flerte rápido dela com Davi (Vladimir Brichta).

Atualmente, Betina está rica e voltou com o namorado. Com a ajuda de Lídia (Malu Galli), a profissional da saúde começou a se tornar uma mulher sofisticada, e isso incomodará Magno, que terminará o namoro mais uma vez. Fica a dúvida: ela pôde perdoar o assassinato do irmão em nome do amor, mas o bonitão não consegue se adaptar à nova vida de ricaça dela? 

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Na trama, Matias (Milhem Cortaz) traiu Miranda (Debora Lamm), e mulher exigiu um vale night


Miranda (Débora Lamm) 

Do núcleo secundário da novela, Miranda (Débora Lamm) tinha a família margarina: um casamento perfeito de 15 anos, mãe de dois filhos, tudo sob controle. Mas, após descobrir que foi traída, ela exigiu um vale night, que obviamente não foi aceito pelo marido machista, e aí se separou.

O médico queria que a mulher aceitasse a pulada de cerca, mas não suportou a ideia de vê-la segura de si o suficiente para demandar direitos iguais dentro da relação. A dona de casa se viu em um momento de redescoberta e começou a trabalhar com festas, uma iniciativa tomada apenas porque seu relacionamento amoroso ruiu.

reprodução/tv globo

Raul (Murilo Benício) perdeu o interesse em Érica (Nanda Costa) após ela criar independência


Érica (Nanda Costa) 

No começo da relação, Raul (Murilo Benício) fez de tudo para ficar com Érica (Nanda Costa), como terminar um casamento de anos e presentear a namorada com um salão de beleza. Entretanto, assim que a filha de Lurdes (Regina Casé) decidiu gerenciar a carreira de Ryan, que começou a cantar profissionalmente e fazer publicidade, o romance esfriou.

Nesse caso, o ricaço estava contente enquanto tinha controle sobre a namorada, e chegou a debochar da carreira de empresária dela, o que piorou a situação. Com tudo terminado, a filha de Lurdes se interessou por Sandro (Humberto Carrão), filho do ex, mas a bolsa de estudos em Paris que ela ganhou os afastará. A maquiadora voltará de viagem e descobrirá que o crush não a esperou para ficarem juntos.  

rEPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em uma derrocada de dinheiro e amor, Vitória (Taís Araújo) foi "salva" por Raul (Murilo Benício)


Vitória (Taís Araujo) 

A personagem de Taís Araujo começou a trama como uma advogada bem-sucedida e rica, porém infeliz em um casamento em que o marido não queria ter filhos. Vitória se envolveu com Davi, engravidou, mas ficou longe de ter um romance com o ativista ambiental que também era o maior arqui-inimigo de Álvaro (Irandhir Santos), seu maior cliente e dono da empresa de plástico PWA.

Por princípio, a mocinha rompeu seu acordo com o vilão da trama, pagou uma multa milionária do distrato e perdeu o direito de advogar. Sem dinheiro, ela se mudou para um apartamento simples, colocou o filho em uma escola pública, e chegou a pegar empréstimo com agiota. A salvação da pátria foi Raul, que a pediu em casamento para tirá-la da pindaíba. Agora, ela volta a advogar. Resta saber até quando a independência da personagem não incomodará o sócio da PWA...

Resumos Semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril

Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.