Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVELA MALDITA

De roubo de sinopse a denúncia de assédio: Sete maldições de O Sétimo Guardião

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Autor de O Sétimo Guardião, Aguinaldo Silva sofreu com as maldições nos bastidores da novela - REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Autor de O Sétimo Guardião, Aguinaldo Silva sofreu com as maldições nos bastidores da novela

REDAÇÃO

Publicado em 17/5/2019 - 3h55

O Sétimo Guardião termina nesta sexta-feira (17) como uma novela para ser esquecida. Além da baixa audiência, a história de Aguinaldo Silva enfrentou problemas do início ao fim. Aliás, antes mesmo de seu início ela já rendia dores de cabeça: o escritor Silvio Cerceau alegou que tinha ajudado a criar a sinopse junto com outros alunos de Silva e entrou na Justiça para ter seu nome nos créditos. Os problemas seguiram até a reta final: na quarta (15), o ator Caio Blat foi acusado de assediar atrizes da novela.

Confira as sete maldições que abalaram O Sétimo Guardião:

Novela de quem?

O Sétimo Guardião quase nem chegou a estrear. Em setembro do ano passado, o escritor Silvio Cerceau decidiu entrar na Justiça para ser reconhecido como um dos criadores da sinopse da novela, escrita durante uma master class realizada por Aguinaldo Silva em 2015. Segundo ele, a novela poderia ser tirada do ar para que ele e os outros 25 alunos fossem creditados como responsáveis pela história.

Para evitar problemas, Silva desistiu da novela e criou uma segunda história, Enquanto o Lobo Não Vem. A Globo, porém, acabou optando por O Sétimo Guardião e preferiu creditar os 26 ex-alunos da master class no encerramento da novela. Se soubessem da tragédia que seria a trama, talvez tomassem uma decisão diferente...

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

O caso de separação de José Loreto fez com que uma trama paralela fosse criada na web


Surubão de Noronha

A traição de José Loreto a Débora Nascimento desencadeou uma trama paralela muito mais interessante do que o roteiro da novela de Aguinaldo Silva: o Surubão de Noronha. Na "lenda" criada por um perfil de fofocas do Instagram, alguns dos atores do elenco seriam responsáveis por organizarem orgias na pousada de Bruno Gagliasso, localizada em Fernando de Noronha.

A história é tão curiosa que até mesmo os supostos protagonistas começaram a se manifestar nas redes sociais em tom de ironia e com bom humor. O primeiro foi Bruno Gagliasso, que postou no Stories do Instagram um selo de segurança do "Surubão de Noronha", brincando com a função do Facebook usada em casos de tragédias coletivas ou catástrofes naturais.

REPRODUÇÃO/tv GLOBO

Marina Ruy Barbosa e Lilia Cabral discutiram durante as gravações de O Sétimo Guardião


Marina Ruy Barbosa x Lilia Cabral

Intérpretes das duas personagens principais da novela, Lilia Cabral e Marina Ruy Barbosa tiveram uma discussão feia nos bastidores. Em 19 de janeiro, o jornal Extra, do Grupo Globo, noticiou um desentendimento entre as atrizes durante uma gravação noturna de O Sétimo Guardião. A veterana teria dado uma bronca na ruiva por causa de um suposto atraso.

"Você está pensando que é quem? Você é muito nova para achar que pode fazer isso. Garota mimada", teria dito a veterana na frente da equipe. Na ocasião, Marina negou o atraso, se defendeu dizendo que a gravação foi antecipada em meia hora, mas não desmentiu que teve uma discussão com a veterana.

Na ocasião, Lilia Cabral concedeu entrevista para o jornalista Leo Dias, pediu respeito ao seu trabalho e à novela das nove da Globo. A atriz de 61 anos também não negou a briga, mas lamentou a repercussão do caso. Ela ainda elogiou a colega de cena e o autor da trama, Aguinaldo Silva.

REPRODUÇÃO/tv GLOBO

Bruno Gagliasso se ausentou das gravações de O Sétimo Guardião por problemas de saúde


Protagonista de molho

No fim de fevereiro, Bruno Gagliasso teve uma séria infecção por causa de um cálculo renal, foi operado e precisou se ausentar das gravações durante alguns dias. O autor Aguinaldo Silva usou suas redes sociais para confessar um surto quando descobriu que não poderia contar com o seu protagonista no estúdio.

"Mal recebe a informação, o autor concede a si mesmo 15 minutos para se rasgar e se descabelar, quebrar meia dúzia de preciosos cristais em sua sala, gritar todos os palavrões que conhece, xingar Deus e o mundo e acusar a si próprio de ter vendido a alma ao diabo... E depois desses 15 minutos de som e de fúria, ele se acalma, senta diante da porcaria do computador e faz, na 1 hora e 45 minutos que lhe restaram, tudo o que for preciso", revelou na ocasião.

Os profissionais da novela trabalharam quase sem frente de capítulos. As cenas eram gravadas três ou quatro dias antes de irem ao ar, inclusive aos domingos.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Joseph Zimmerman morreu após passar mal durante gravação da novela O Sétimo Guardião


Tragédia com figurante

O figurante Joseph Zimmerman, de 23 anos, passou mal durante uma gravação de O Sétimo Guardião e morreu em 27 de fevereiro dentro da cidade cenográfica da novela. Ele participaria de uma cena em que um ônibus levava turistas para Serro Azul, cidade fictícia da trama.

O rapaz chegou à Globo reclamando de dores e foi encaminhado ao posto médico do local. Ele teria tomado uma injeção para dores musculares, que não surtiu efeito. Sua morte desencadeou uma revolta entre os figurantes, que acusaram a emissora de discriminação e de condições desumanas de trabalho.

REPRODUÇÃO/tv GLOBO/MULTISHOW

Anitta e Luísa Sonza ficaram no centro de uma confusão criada pelo autor Aguinaldo Silva 


Nem Anitta, nem Luísa Sonza

Aguinaldo Silva fez um escarcéu na web anunciando Anitta no elenco de O Sétimo Guardião. A funkeira participaria de dez episódios, mas ela se "esqueceu" do acordo. Em agosto de 2018, ao Notícias da TV, ela disse não saber de nada. Silva fez questão de resgatar um vídeo de março de 2016, quando a cantora foi homenageada no Arquivo Confidencial. Na ocasião, ele fez o convite. E ela aceitou, bastante emocionada.

Irritado com o menosprezo, o autor decidiu se vingar de Anitta e convidou sua rival na cena pop, a cantora Luísa Sonza, para ocupar a vaga na novela. A mulher de Whindersson Nunes se emocionou com o convite e até fez um post comemorando a conquista. Mas dessa vez, parece que foi o autor quem se esqueceu do acordo. Ela nunca deu as caras em O Sétimo Guardião.

REPRODUÇÃO/tv GLOBO

Caio Blat, que interpreta Geandro, foi acusado de assédio por uma das atrizes da novela


Assédio nos bastidores

Quando todos os problemas pareciam superados e o elenco e a equipe de O Sétimo Guardião apenas pensavam em encerrar logo os trabalhos para seguirem em frente, explodiu uma nova bomba: segundo Leo Dias, colunista do UOL, o ator Caio Blat foi acusado de assédio por uma das atrizes, cujo nome não foi divulgado.

A assessora da profissional alegou que o intérprete de Geandro teria investido ainda contra outras cinco atrizes da novela. O clima nos bastidores seria tão ruim que alguns atores teriam se recusado a ir a uma confraternização que Blat organizou em sua casa para comemorar o fim das gravações.

A Globo informou que está apurando o caso, como faz com qualquer denúncia de desrespeito que recebe. Já Blat disse que ficou indignado com a história. "Se algum colega ficou ofendido com qualquer atitude minha, que se identifique e me procure, para que eu tenha ao menos a chance de me retratar", disse.

Vale ressaltar que, além de Blat, outro ator acusado de assédio quase fez parte do elenco de O Sétimo Guardião. Aguinaldo Silva queria tanto contar com José Mayer na novela que fez três personagens diferentes para ele: primeiro, o vilão Olavo, que ficou com Tony Ramos; depois, o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco); por fim, o gigolô Mattoso, que acabou com Tuca Andrada. Mayer foi demitido em janeiro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de O Sétimo Guardião e de outras novelas! 

Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.