Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRÊS SEMANAS NO AR

De mãe cega a palavrão: Amor de Mãe exagera no choro e frustra com repetições

Reprodução/TV Globo

A atriz Taís Araújo chora em cena em que sua personagem é levada em maca para parto prematuro na novela Amor de Mãe, da Globo

Vitória (Taís Araújo) chora em flashback que mostrou advogada sendo levada para um parto prematuro após queda

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 13/12/2019 - 5h22

Maria da Paz (Juliana Paes), a mãe cega de A Dona do Pedaço, foi muito criticada por não enxergar os erros da filha, mas nunca virou comparsa da bandida. Já em Amor de Mãe, a carismática Lurdes (Regina Casé) está vacilando com sua teimosia, o que a faz cometer crimes. A repetição da protagonista burra não é o único ingrediente que frustra parte do público. Tem palavrão, cenas escuras e overdose de sofrimento.

Betina (Isis Valverde) chamou a atenção nesta semana ao soltar um "filho da puta" bem alto e claro na sequência em que confrontou o suposto assassino de seu irmão na cadeia. Mas isso não tem nada de novo.

Em O Outro Lado do Paraíso, Sofia "Mãos de Tesoura" (Marieta Severo) era uma das personagens que volta e meia disparava uma palavra de baixo calão. Até Bom Sucesso, que é uma novela das sete, tem um palavrão ou outro. A vida real é assim.

Amor de Mãe trouxe um frescor ao horário nobre com uma narrativa bem amarrada, misteriosa e dramática. Porém, a ausência de alívios cômicos já é apontada como um problema para a autora Manuela Dias resolver.

Mundo cão

Está pesado acompanhar o "mundo cão" do noticiário em uma faixa na qual a família costuma se reunir diante da TV para buscar uma distração --e não mais sofrimento. Estupro, assassinato, diagnóstico de morte, vida na cadeia, bandidos armados em comunidade, incêndio de galpão, corpo desaparecido, violência doméstica, atropelamento fatal, enterros e criança com doença rara estão entre os "ingredientes" da história que foram apresentados até agora.

O diretor José Luiz Villamarim coloca o telespectador dentro de muitas cenas ao fazê-las em plano-sequência, com uma câmera que segue o personagem durante um período longo, sem cortes. Isso é positivo e elogiado. Porém, muitas cenas são noturnas e escuras, e tem gente no sofá ficando com sono. 

Em sua terceira semana de exibição, outro dado preocupante surgiu para os responsáveis pela produção. A audiência está caindo, perdendo cada vez mais telespectadores. O Notícias da TV já havia apontado que a trama iria enfrentar "maldições", e uma delas é justamente ter estreado somente um mês antes do Natal.

Dezembro é um mês corrido para todo mundo, com compras de fim de ano, festas de confraternização e início de férias escolares. A (falta de) estratégia, afinal, pode se mostrar a grande vilã da saga de Manuela, que optou por não ter um personagem só do mal para criar conflitos em sua história. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Amor de Mãe e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril

Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.