Novelas

Balanço

De estrela massacrada a veterano fora do tom: Sobe e desce de Deus Salve o Rei

Montagem/Reprodução/TV Globo

Ricardo Pereira, Marina Ruy Barbosa, Alexandre Borges e Marina Moschen na novela das sete - Montagem/Reprodução/TV Globo

Ricardo Pereira, Marina Ruy Barbosa, Alexandre Borges e Marina Moschen na novela das sete

DANIEL CASTRO e MÁRCIA PEREIRA - Publicado em 29/07/2018, às 07h02

Deus Salve o Rei chega ao fim nesta segunda-feira (30) sem deixar saudade para muita gente. Principalmente de seu elenco. Em sua primeira vilã, a atriz Bruna Marquezine foi massacrada pela crítica e por telespectadores. Marina Ruy Barbosa e Romulo Estrela viram seus mocinhos serem rejeitados e sobrou até para o veterano Alexandre Borges.

O intérprete do rei Otávio entrou na metade da novela das sete, após uma intervenção da cúpula da Globo, para assumir o posto de vilão masculino que o cômico Rodolfo (Johnny Massaro) não deu conta. O ator, no entanto, extrapolou no tom. Empolgado com a cenografia medieval, deu ao personagem uma interpretação shakesperiana, como se estivesse no palco de um teatro de mil lugares.

Bruna Marquezine foi comparada a um robô. A Globo, contudo, agiu rápido e convenceu o diretor artístico da novela, Fabricio Mamberti, de que ele tinha errado ao imprimir a alguns personagens uma linha de atuação muito teatral. Foi o caso da maquiavélica Catarina.

Ainda no segundo mês da novela, Bruna desativou o "robô", deixou a vilã mais humana, mas já era tarde. Parte da audiência não a engole até hoje.

Menos sorte teve o português José Fidalgo, o Constantino. Logo de cara, o público rejeitou o casal que ele compôs com Bruna Marquezine, e o ator sumiu de Deus Salve o Rei. Quando os telespectadores já tinham esquecido dele, o personagem reapareceu, sujo e careca, e morreu envenenado. Foi-se o sonho de Fidalgo de construir uma carreira internacional a partir das novelas da Globo.

arthur meninea/Tv globo

Afonso (Romulo Estrela) e Catarina (Bruna Marquezine); vilã foi muito criticada no começo

No final de março, insatisfeito com o desenvolvimento da novela (e com sua audiência), o diretor de teledramaturgia da emissora, Silvio de Abreu, mandou o autor estreante Daniel Adjafre reescrever 12 capítulos e nomeou o experiente Ricardo Linhares para atuar como um interventor. O objetivo era tornar a trama medieval mais fluida e centrada nos personagens principais.

Uma das consequências foi a mortandade de personagens, como o já citado Constantino. Guerras e uma peste levaram embora várias vidas consideradas desnecessárias para a história. Não pouparam nem Caio Blat. Oficialmente, o ator deixou a novela para se dedicar a O Sétimo Guardião. A função de seu personagem foi assumida por Gregório (Danton Mello), inclusive a de se apaixonar pela mocinha como estava previsto na sinopse.

Marina Ruy Barbosa, também na próxima das nove como Blat, gravou até a última sexta-feira (27), e a ruiva sabia desde o começo que emendaria uma novela na outra.

Deus Salve o Rei também não foi uma boa experiência para Marco Nanini. Em sua segunda novela após 14 anos de Lineu de A Grande Família, o ator teve uma passagem apagada. Nanini deu dignidade ao rei Augusto, perseguido pela própria filha, e o personagem, que iria morrer, sobreviveu. Mas o autor da novela "viajou na maionese" quando o pôs a fazer teatro, disfarçado...

arthur meninea/tv globo

Constantino (José Fidalgo) sumiu e depois reapareceu careca para morrer envenenado

No sobe e desce de Deus Salve o Rei, ganharam pontos Tatá Werneck e Ricardo Pereira. Para muitos, Tatá entregou mais do mesmo, mas ela foi esforçada, até se dispôs a engordar pela personagem e o dueto com Johnny Massaro trouxe alívio às sombrias cenas da trama.

Já o Virgílio de Ricardo Pereira ganhou a simpatia do público e teve uma jornada de redenção. Inicialmente, ele morreria por volta do capítulo de número 100, mas os autor optou por mantê-lo até quase o final.

Parte da audiência não gostou de vê-lo morto. Torcia para que ele ficasse com Amália (Marina Ruy Barbosa). Houve mais química entre os dois do que a da ruiva com Romulo Estrela.

Marina e seu par não ganharam nem perderam pontos com a novela das sete. Fizeram um arroz feijão acebolado, cheio de lágrimas nos olhos, como pedia o texto. A favor de Estrela conta ainda o fato de ter sido escalado de última hora, substituindo Renato Góes, que se desentendeu com o diretor Fabricio Mamberti no primeiro dia de gravações.

Quem ganhou vários pontos foi Marina Moschen. Sua Selena, mistura de guerreira com bruxa do bem, cresceu durante a novela e terminou com papel relevante na história. Já está escalada para Verão 90 Graus, a substituta de O Tempo Não Para.

A novela também muda a carreira de Bia Arantes. A atriz foi escalada mesmo estando no ar na concorrência, em Carinha de Anjo, no SBT. Sua bruxa cresceu ao mostrar suas fragilidades depois de flertar com o mal. Chega a ser angelical perto da filha gananciosa e malvada, Catarina. 

reprodução/tv Globo

Cássio (Caio Blat) morreu, e outro personagem entrou para assumir suas funções na trama

Apimentada sem cenas quentes
Comparada a Game Of Thrones e a Vikings antes mesmo da estreia por se passar na Idade Média, a trama não voou tão longe. Todas as novidades alardeadas pelo uso do computação gráfica nas sequências mostraram que o principal nessa faixa de horário ainda é entregar uma história bem amarrada, com romance, leveza e muito humor.

Mesmo sem cenas quentes, o enredo apimentado para as 19h30 poderia ter apresentado outro resultado se fosse uma novela das 23h, por exemplo. O troca-troca de casais e as tantas cenas na cama poderiam fazer o público embarcar de uma outra forma na história.

Entre mortos e feridos, Deus Salve o Rei cumpriu sua missão. Tem média de 25,5 pontos no Ibope da Grande São Paulo (até a última quinta, 26). Cresceu bem nas últimas semanas, está batendo recordes e se posiciona entre as cinco novela mais vistas no horário desde 2013.

Encosta na audiência de Rock Story (25,9), que não teve altos e baixos durante sua exibição. Mas está longe de sua antecessora, Pega Pega, que fechou com 28,3 pontos de média, acima das empatadas Haja Coração e Totalmente Demais, ambas com 27,4 pontos.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Últimas de Deus Salve o Rei

Bruna Marquezine nos bastidores de Deus Salve o Rei: saldo positivo, apesar da atuação 'robótica' - Artur Meninea/TV Globo

Deus Salve o Rei

Para a Globo, Bruna Marquezine não é uma má atriz: Foi mal dirigida

Catarina (Bruna Marquezine) se despede do pai antes de ir para a forca em Deus Salve o Rei - Isabella Pinheiro/TV Globo

Acerto de contas

Catarina rejeita filha e fica sem redenção: 'Faria tudo de novo'

A união de Afonso (Romulo Estrela) e Amália (Marina Ruy Barbosa) encerrará Deus Salve o Rei - Artur Meninea/TV Globo

Último capítulo

Deus Salve o Rei termina com vilã na forca, bebês reais e casamento

Gregório (Danton Mello) pedirá Diana (Fernanda Nobre) em casamento no último capítulo - Reprodução/TV Globo

Felizes para sempre

Deus Salve o Rei: Diana se casa com Gregório, e Ulisses vai para Lastrilha

Amália (Marina Ruy Barbosa) vai revelar tudo o que sabe da vilã no capítulo final da novela das sete - Reprodução/TV Globo

Golpe final

Amália acaba com Catarina: 'É plebeia e somos irmãs'

Catarina (Bruna Marquezine) verá sua última chance de escapar da forca não dar certo no capítulo final - Fotos: Arthur Meninea/TV Globo

Parto na cadeia

Bruxaria em depoimento é desmascarada e faz Catarina se dar mal

Outras novelas

Leia também

Gretchen participou de A Fazenda em 2012; Record tenta atrair anunciantes com a imagem da cantora - DIVULGAÇÃO/RECORD

RAINHA DOS MEMES

Record usa Gretchen para atrair anunciantes para A Fazenda 10

Carlos Takeshi em cena de Belíssima com Claudia Raia: na luta por mais espaço para orientais - Márcio de Souza/TV Globo

CARLOS TAKESHI

Japonês de Belíssima reclama de preconceito: 'Texto com fala errada'

O jogador LeBron James durante entrevista para a CNN; sorriso de quem tem dinheiro de sobra na conta - Reprodução/CNN

Astro do basquete

Jogador de meio bilhão, LeBron James ergue um império em Hollywood

Rosa (Letícia Colin) aceitará proposta das vilãs para dar golpe em herdeiro dos Falcão - Fotos: Reprodução/TV Globo

Escola de pistoleiras

Segundo Sol: Grávida, Rosa dá golpe da barriga e vira a nova Karola

Beto (Emilio Dantas) quase flagrará irmão seminu em seu quarto no capítulo de quinta-feira (2) - Reprodução/TV Globo

Capítulos de 30/7 a 4/8

Segundo Sol: Beto chega no meio de transa de Karola com Remy

+ Lidas

1

Quem é o apresentador que maltratou Sandy & Junior e irritou Xororó?

2

Em Totalmente Demais, Lili flagra Rafael com outra

3

Totalmente Demais: Eliza dorme com Arthur e se espanta

4

'É o quintal da Ludmilla', diz Sikêra Jr. sobre apreensão de maconha

5

Leopoldina tem trunfo contra rival em Novo Mundo: 'Dias contados'

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual novela a Globo deve reprisar depois de Novo Mundo?

Últimas notícias

Imagem de quatro jogadores do Barcelona se cumprimentando após jogo contra o Espanyol
Imagem de Fernando Grostein em traje social na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em 2019
Eden Hazard, atacante do Real Madrid, durante jogo do Campeonato Espanhol
Biel vestindo macacão jeans e sem camiseta