Novelas

SEM SENTIDO

Como a personagem mais boazinha de O Sétimo Guardião virou uma assassina fria?

Fotos: Reprodução/TV Globo

Judith (Isabela Garcia) em cena da novela das nove da Globo; além de assassina, governanta virou suicida - Fotos: Reprodução/TV Globo

Judith (Isabela Garcia) em cena da novela das nove da Globo; além de assassina, governanta virou suicida

MÁRCIA PEREIRA - Publicado em 16/05/2019, às 21h33 - Atualizado em 17/05/2019, às 04h37

Com uma trajetória que mais parece um ímã de problemas, O Sétimo Guardião se despedirá nesta sexta (17) após detonar sua última bomba: a desconstrução de Judith (Isabela Garcia). A personagem de fala mansa, fiel e conselheira virou uma assassina capaz de matar amigos da vida inteira por obediência a um homem morto, revelou o capítulo desta quinta (16).

Transformar a boazinha da história em uma serial killer não constava na sinopse da novela, e tudo indica que nem na cabeça do autor Aguinaldo Silva. No lançamento da trama, no ano passado, ele disse ao Notícias da TV que estava retomando o realismo fantástico, gênero com o qual fez sucesso no século passado, porque a realidade atual está insuportável.

Sua intenção era fazer uma obra leve, divertida e distante do noticiário que o Jornal Nacional mostra antes de a novela das nove da Globo ser exibida nas noites de segunda a sábado. Porém, infelizmente, não foi o que aconteceu.

O Sétimo Guardião manteve alguns dos seus fios condutores, como a irmandade secreta, os sete guardiões e a fonte com água milagrosa. Mesmo com a queda na audiência do horário nobre e a falta de repercussão em seus primeiros meses, o rumo da trama seguiu sem investir em outras frentes até o começo de abril.

Se a cada mês que se passava de novembro para cá, o folhetim ficava cada vez mais sem sentido, a introdução de um serial killer na reta final para eliminar os guardiões teve menos lógica ainda. Ficou claro que esse "quem matou?" era um recurso para dar fôlego a uma história desgastada e que não caiu no gosto do público.

Judith morreu nos braços de Gabriel (Bruno Gagliasso) após confessar cinco assassinatos 

 

Vilã desprezada

Entretanto, eram infinitas as possibilidade de "viajar" na autoria dos crimes. Por que Valentina (Lilia Cabral) não virou essa assassina, já que é (ou deveria ser) a grande vilã da novela? Ela poderia se deliciar nesse desfecho, revelando como enganou todo mundo e mostrando os detalhes de cada assassinato.

Só que o autor preferiu virar "o carro na contramão" para bater de frente com quem sentou no sofá todos esses meses para acompanhar sua história. Não é nada agradável ver a mulher que gerou identificação --maternal, honesta, dedicada, trabalhadora etc.-- se revelar tão cruel a ponto de matar sem questionar, punindo e julgando guardiões que nem foram tão fracassados na missão que tinham.

Afinal, o fiasco na proteção da fonte deve ser agregado à gestão de Gabriel (Bruno Gagliasso) como guardião-mor e aos inimigos que ele teve de enfrentar. O jovem não deu ouvidos a ninguém, virando a cara até para quem salvou sua vida duas vezes, como foi o caso de Luz (Marina Ruy Barbosa).

A desconstrução da boazinha começou na semana em que o casarão foi invadido e a fonte secou. Ao receber a visita do fantasma de Egídio (Antonio Calloni), a governanta passou a ficar cheia de mistérios.

Por fim, a pergunta que não quer calar: se Judith é tão fiel à proteção da fonte, por que ela não matou primeiro aqueles que ofereciam risco, nesse caso Olavo (Tony Ramos) e Valentina? A resposta pode ser porque aí a novela acabaria. Melhor teria sido acabar com eles e torná-los assombrações terríveis do que transformar a boazinha em uma destruidora de famílias e da paz na pacata Serro Azul.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de O Sétimo Guardião e de outras novelas! 

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Últimas de O Sétimo Guardião

Montagem de fotos com o autor de novelas Aguinaldo Silva (à esquerda) e o diretor de novelas Rogério Gomes, o Papinha (à direita)

TRETA DOS BASTIDORES

Aguinaldo Silva culpa diretor pelo fiasco de O Sétimo Guardião

Nicolau (Marcelo Serrado) brigou para que a filha caçula fosse chamada de Neymara no final da novela - Reprodução/TV Globo

Outra mulher

Quarta filha de Nicolau vira Neymara, mas de quem é o bebê?

Luz (Marina Ruy Barbosa) em uma das cenas do último capítulo da novela das nove da Globo - Fotos: Reprodução/TV Globo

JÁ VAI TARDE

O Sétimo Guardião deixa assassinos impunes e vira caso de ódio no final

Gabriel (Bruno Gagliasso) levará um tiro no último capítulo de O Sétimo Guardião, nesta sexta - Reprodução/TV Globo

Assassinado

O Sétimo Guardião: Gabriel faz último pedido a Júnior antes de morrer

Luz (Marina Ruy Barbosa) vai estudar Arqueologia e terminará matando o desejo de tomar banho na água da fonte  - Fotos: Reprodução/TV Globo

RESUMÃO ESPECIAL

De cemitério a beleza eterna: O que vai rolar em O Sétimo Guardião

Resumos semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5


Autor de O Sétimo Guardião, Aguinaldo Silva sofreu com as maldições nos bastidores da novela - REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

NOVELA MALDITA

De roubo de sinopse a assédio: Sete maldições de O Sétimo Guardião

Outras novelas

Leia também

Galvão Bueno: apresentador será o primeiro do Esporte da Globo a ganhar dinheiro com publicidade - REPRODUÇÃO/GLOBO

PROPAGANDA

Galvão quebra tabu e estrela primeiro merchan do Esporte da Globo

Ana Maria Braga é fã de Game of Thrones, mas não está gostando das atitudes de Daenerys na reta final - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

RETA FINAL

Fã de Game of Thrones, Ana Maria Braga está brava com Daenerys

Corinthians x Flamengo teve transmissão do Premiere na Copa do Brasil; assistir futebol online custa caro - ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

HAJA DINHEIRO!

Assistir futebol online é mais caro do que assinar pacote com 200 canais

Jamil (Renato Góes) em cena da novela das seis; mocinho vai se jogar na frente de carro para salvar o filho - Reprodução/TV Globo

PAI HERÓI

Órfãos da Terra: Jamil é atropelado e corre risco de morrer após maldade

Tati Dias usou as mãos para sinalizar o tamanho do membro de Carlos Gopfert, que passou a noite com Bifão - FOTOS: REPRODUÇÃO/MTV

REALITY SHOW

Casal vai para a cama no De Férias com o Ex e o tamanho dele assusta

+ Lidas

1

Araújo flagra Sandra e Ernesto na cama em Êta Mundo Bom!

2

Zeca Camargo briga com diretora de novo programa da Band e vai para casa

3

Pabllo Vittar é denunciada por exercício ilegal por treino para o bumbum

4

Fina Estampa: René abre o jogo com Vanessa

5

Dani Calabresa usa vibrador sexual para evitar sinusite; entenda

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual próxima reprise da Globo você mais quer ver?

Últimas notícias

Teodora (Carolina Dieckmann) com cara de brava em cena de Fina Estampa
Imagem de Anitta com a mão na cabeça em fundo vermelho
Marcius Melhem no quadro Gonga La Gonga, do Caldeirão do Huck
Imagem de Dario Messer sorridente com uma prateleira de livros ao fundo