Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A FAVORITA

Claudia Raia lembra cuspida surpresa que levou em cena de novela: 'Me deu um ódio'

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Clauda Raia caracterizada como Donatela, sua personagem protagonista na novela A Favorita (2008)

Clauda Raia caracterizada como Donatela, sua personagem dúbia na novela A Favorita (2008)

REDAÇÃO

Publicado em 24/5/2020 - 5h24

Ao longo de seus mais de 35 anos de carreira na Globo, Claudia Raia teve muitos momentos marcantes, e há uma cena de A Favorita (2008) que está entre suas preferidas na vida. A atriz interpretava a mocinha Donatela e teve um momento de embate com Silveirinha (Ary Fontoura). No calor da cena, o ator deu uma cusparada de surpresa na cara dela. Claudia disse que isso só aumentou o ódio que colocou em sua personagem.

Os telespectadores poderão rever este momento a partir desta segunda (25), no Globoplay. A Favorita entrará para o catálogo da plataforma de streaming com imagem remasterizada e será a primeira de um pacote de 50 folhetins antigos que estarão disponíveis no serviço.

Para divulgar o lançamento, Claudia conversou com a imprensa e relembrou este momento impactante. Na cena, Donatela descobre que seu mordomo lhe enganou durante muitos anos. Ela vai até o apartamento de Silveirinha, o flagra jantando com Flora (Patricia Pillar), sua maior inimiga, e entende que os dois são amigos.

"A cena do cuspe foi uma loucura. A Donatela pega o Silveirinha com a Flora, entra ali e dá de cara com a traição. Ele, que parecia um mordomo fofo, querido, é um vilão da pior espécie, que não vale nada", lembrou a atriz.

Claudia explicou que o diretor Ricardo Waddington fez ensaios e marcações da cena, que dura quase oito minutos e foi gravada com sete câmeras. A ideia era que não houvesse pausas, e os atores fizessem toda a interação de uma vez só.

"Eu falava muito, falava horrores pra eles. Nós passamos [a cena] e não tinha o cuspe, não estava escrito isso. A gente começou a fazer e aquele ódio [da personagem] veio vindo, pegando fogo. Eu falava na cara dele, bem perto, ficamos cara a cara e vi que ele ficou transtornado. Na hora pensei: 'Nossa'. Do nada, ele cuspiu na minha cara", relatou a atriz.

O que acontece é que Silveirinha revela que nunca gostou de Donatela, e a xinga muito, de "porca, burra, caipira", revela que sempre esperou a queda dela. A mocinha fica chocada com palavras tão horríveis e diz que ele está demitido. Antes que ela vá embora, Silveirinha diz: "Donatela, só uma coisa a mais", e em seguida cospe na cara dela. Claudia Raia fica parada, sem reação durante alguns segundos.

"Ficou aquela pausa que você não ensaia. É genuína, dependendo do que é feito ali. Me deu um ódio daquele cuspe. Mas achei incrível, eu amei [o resultado], achei que deu aquela levantada [na cena]", refletiu.

A atriz contou que, após terminarem de gravar, todos no estúdio os aplaudiram. Ela se lembra da cena com orgulho e acha que o impacto gerado com o cuspe só foi possível porque havia cumplicidade, intimidade e profissionalismo entre o elenco.

"Essa cena ficou pra sempre, falo sempre dela. É a intimidade dos atores. Imagina se o Ary pensasse: 'Se eu cuspir na cara da atriz, ela vai ficar puta'. Não pode. Essa coisa tão visceral, tão unida, nos deu a liberdade para que a gente criasse, arriscasse. Nunca imaginei levar uma cusparada na cara, e olha que eu já passei por muita coisa na vida", brincou a atriz.

Confira a cena do cuspe de A Favorita:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.