Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Babilônia: Machões saem do armário e engatam romance gay

Divulgação/TV Globo

Marcos Pasquim (Carlos Alberto) e Marcello Melo (Ivan) vão viver casal homoafetivo em Babilônia - Divulgação/TV Globo

Marcos Pasquim (Carlos Alberto) e Marcello Melo (Ivan) vão viver casal homoafetivo em Babilônia

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 1/4/2015 - 12h32

Apesar dos protestos de religiosos, a novela Babilônia revela dois novos personagens homossexuais nesta semana: Ivan (Marcello Melo) e Carlos Alberto (Marcos Pasquim). Ambos são interpretados por atores que vinham de papéis de machões e cafajestes. Marcello Melo é o professor de slackline de Rafael (Chau Suede). Assumido e bem resolvido, Ivan aparecerá flertando com outro homem. Já Carlos (Marcos Pasquim) faz a linha homossexual enrustido. Teme sair do armário, mas dará vários indícios de sua preferência sexual nos próximos capítulos. Mais para a frente, os dois vão viver um romance tumultuado.

As cenas dos personagens saindo do armário, já que o público ainda não sabe se eles são homossexuais ou heterossexuais, serão sutis. Durante uma aula na praia para o filho de Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg), Ivan vai trocar olhares com um gringo, "com cara de turista de albergue e que se chama Billy", como indica o roteiro. A sequência será mostrada no início desta quarta (1º).  Depois, os dois aparecerão se despedindo na casa do professor, e Paula (Sheron Menezes), irmã de Ivan, chegará repentinamente.

"Eu fico no Rio até o fim do mês. Vamos encontrar de novo?", dirá Billy (o nome do ator não foi divulgado). "Será? Depois você vai querer que eu mude pra Nova Zelândia, adote com você uma criança do Malaui. Melhor ficar por aqui, pra guardar a boa lembrança", responderá Ivan. "Você que sabe. Se quiser. É sem compromisso", vai falar o gringo, antes de ir embora.

"O gringo subiu a favela e ainda levou essa dispensada na boa? Eu casava", exclamará Paula. "Menos. Ele está hospedado num albergue, não podia me levar pra lá. E gringo adora favela", comentará Ivan, em tom de malícia.

O personagem também vai sofrer bullying sempre que encontrar Guto (Bruno Gissoni) e Fred (Filipe Ribeiro). Os dois implicarão com ele e Rafael. Fred é filho de Carlos Alberto e nem imagina que o pai seja gay.

Para Marcello Melo, que no ano passado fez o machão Jairo da novela Em Familia, dar vida a um homossexual foi uma grande proposta da Globo. O personagem representa um passo muito importante para ele, justamente, pelos conflitos que encontrará ao longo da trama. 

Marcello Melo, na pele de Jairo, contracena com Vanessa Gerbelli na novela Em Família 

"Estou honrado pelo convite que recebi e pela confiança. A cada trabalho temos um desafio novo, mas o Ivan é um cara leve, que tem garra e determinação. Ele é bem resolvido e bate de frente com o preconceito", diz Marcello. 

Par romântico

Ivan aparece nesse começo de novela como pegador, mas logo ele conhecerá Carlos Alberto. Na primeira vez que eles se virem, vão trocar olhares de interesse. O último trabalho de Pasquim na TV foi em Saramandaia (2013), no papel do cafajeste Carlito. O ator fez muitas novelas descamisado, a maioria como um homem mulherengo, e agora tem uma missão bem diferente. No entanto, a principal característica do treinador é ser um homem que não dá pinta de que é gay.

"A proposta é a de um cara sem trejeitos, vamos fugir do estereótipo", comenta Pasquim. Com 20 anos de carreira, ele faz sua primeira novela das nove.

Os primeiros indícios da homossexualidade de Carlos Alberto ficam claros a partir do capítulo de amanhã (2). Isso vai acontecer em um almoço na casa de praia de Evandro (Cassio Gabus Mendes), à beira da piscina, quando os convidados estarão em trajes de banho. "Ao longo da cena, marcar olhares de atração física, discretos, de Carlos Alberto para Pedro [André Bankoff]", orienta o roteiro da cena.

Marcos Pasquim em cena da novela das nove; Carlos Alberto esconderá do filho que é gay

Babilônia vai mostrar que, para Ivan, é natural cada um se assumir como é, enquanto, para Carlos Alberto, a opinião dos outros e o jogo social são importantes, mesmo que para ser aceito seja preciso disfarçar a sua natureza. Os dois vão se conhecer também no capítulo do dia 2. Eles só falarão sobre esportes.

O treinador ficará inseguro sempre que ver o professor. Ivan, por sua vez, perceberá que Carlos Alberto tem problemas para sair do armário e, como não curte gente complicada, vai deixar a atração de lado. Mais para a frente, eles vão virar um casal e a paixão será muito forte. Só que Carlos Alberto deve manter o romance em segredo. Somente Paula vai saber que os dois estão juntos.

Um dos grandes problemas que eles enfrentarão é Fred, o filho do treinador. Quando o jovem começar a fazer aulas de slackline com Ivan, Carlos Alberto descobrirá que o filho é homofóbico. O rapaz vai continuar fazendo bullying com Ivan e Rafael, só porque o personagem de Chay Suede tem duas mães.

As insinuações depreciativas irritarão o professor. Por isso, ele vai pedir para o amante se assumir para o filho. Carlos Alberto até tentará, mas não vai conseguir e isso vai gerar uma crise no relacionamento dele com Ivan.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.