Novelas

Cronologia mágica

Autor de O Sétimo Guardião dá pistas de que Luz é filha de León e não envelhece

Fotos: Reprodução/TV Globo

Luz (Marina Ruy Barbosa) em cena; ruiva não sabe quem são os seus pais na novela das nove - Fotos: Reprodução/TV Globo

Luz (Marina Ruy Barbosa) em cena; ruiva não sabe quem são os seus pais na novela das nove

MÁRCIA PEREIRA - Publicado em 13/12/2018, às 05h14

A origem de Luz (Marina Ruy Barbosa) será desvendada aos poucos em O Sétimo Guardião. Nesta sexta (14), ela terá uma sensação estranha ao ficar cara a cara com Neide (Viviane Araújo). A cabeleireira é a mãe da órfã, mas as pistas sobre a identidade de seu pai serão mínimas até janeiro, quando uma tragédia trará à tona que a ruiva só pode ser filha do gato León, cuja versão humana é interpretada por Eduardo Moscovis.

Se a revelação não for uma pegadinha do autor Aguinaldo Silva, Luz foi concebida há mais de 50 anos. A confusão sobre a idade da professora começará depois que for revelada parte da história e do castigo que transformou León em gato.

No capítulo que irá ao ar na véspera do Natal, os guardiões vão se reunir para falar sobre as desconfianças de que Eurico (Dan Stulbach) traiu a irmandade. O prefeito terá acabado de anunciar que vai desapropriar o casarão de Egídio (Antonio Calloni) para instalar no imóvel a Casa de Cultura Valentina Marsalla, em homenagem à personagem de Lilia Cabral.

Ondina (Ana Beatriz Nogueira) perguntará se alguma vez algum guardião já foi destituído do posto. Milu (Zezé Polessa) falará que não, mas contará que, no passado, houve um que foi castigado. 

"Foi o León. Quando ia se tornar o sétimo guardião, a irmandade descobriu que ele, mesmo já sabendo de sua missão, tinha saído com uma mulher e feito um filho. Foi destituído e castigado. Até que assuma o terceiro guardião-mor depois dele, León viverá na forma de um gato", resumirá Feliciano (Leopoldo Pacheco).

Neide (Viviane Araújo) procura filha há 20 anos; ela se aproximará de Luz a partir de sexta (14)

"E este terceiro será o Gabriel [Bruno Gagliasso], se ele aceitar assumir o posto. Só aí León assume a forma humana de novo", contará a esotérica. 

Em outras cenas, Neide relatará que não sabe o que lhe deu quando viu o pai de sua filha. Contará que os olhos dele brilharam e ela se entregou ao desconhecido no meio do mato. O próprio León, na versão homem, também falará a Gabriel sobre esse episódio. Ele dirá que aceitou ser guardião-mor, o que inclui renunciar a uma vida sexual e à família.

"Eu estava na mesma situação que você. Tinha sido escolhido para ser o sétimo guardião. Até ali tinha levado uma vida normal. Quando contaram o que ia acontecer comigo. Ter que renunciar às mulheres, viver só até morrer, sem família. Era um peso muito grande! Mas não me cabia recusar", contará o personagem de Eduardo Moscovis.

"Assumi o cargo, mas achei que podia uma última vez [ficar com mulher]. Uma noite, fugi prum lugar onde não me conheciam nem sabiam da irmandade. Lá conheci uma mulher. Passei a noite com ela. E foi a última noite da minha vida como uma pessoa. Quando acordei, tinha virado um gato", completará.

Os dois terão uma conversa no casarão de Egídio. Será por medo de ser castigado que Gabriel aceitará virar guardião. Essa sequência está prevista para ir ao ar no capítulo de 8 de janeiro. 

Olhos de León deixarão cabeleireira impressionada

León contará que a mulher sumiu, que não se lembra sequer do rosto dela. Mas León e Neide vão se aproximar depois disso. Ela o resgatará após um atropelamento. Mesmo na versão felina, ele terá um flashback da noite que passou com a cabeleireira.

Ela, por sua vez, contará a Clotilde (Adriana Lessa) como ficou hipnotizada pelo olhar de León. Impressionada, desabafará sobre a filha que procura.

"Naquela noite em que transei com o pai dela. Quando acordei e vi que ele não estava mais do meu lado, saí procurando por ele pelo mato. Mas a única coisa viva que vi foi um gato preto, com uns olhos iguais aos do León", dirá a cabeleireira.

Com essas peças dadas pelo autor para montar o quebra-cabeças da origem de Luz, é possível concluir que ela tem mais de 50 anos. Na trama, Egídio morreu após ficar no posto de guardião-mor durante 30 anos. Mas León foi castigado antes da gestão do antecessor de Egídio.

O fato de Neide procurar Luz há 20 anos, no entanto, contradiz a hipótese de que a mocinha tem 50 anos. É bem possível que o autor inclua em cenas futuras que León teve outro filho e que Luz tenha sido fruto de uma noite de farra de León, já depois de ter sido castigado. A novela, afinal, é de realismo fantástico, fatos inexplicáveis fazem parte do gênero.

Em O Sétimo Guardião, a ruiva é uma jovem de 20 anos, que foi encontrada pouco depois de nascer, durante uma tempestade. Sóstenes (Marcos Caruso) achou a bebê e a registrou como se fosse sua filha, apesar de a garota o chamar de avô. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de O Sétimo Guardião e de outras novelas! 

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Últimas de O Sétimo Guardião

Nicolau (Marcelo Serrado) brigou para que a filha caçula fosse chamada de Neymara no final da novela - Reprodução/TV Globo

Outra mulher

Quarta filha de Nicolau vira Neymara, mas de quem é o bebê?

Luz (Marina Ruy Barbosa) em uma das cenas do último capítulo da novela das nove da Globo - Fotos: Reprodução/TV Globo

JÁ VAI TARDE

O Sétimo Guardião deixa assassinos impunes e vira caso de ódio no final

Gabriel (Bruno Gagliasso) levará um tiro no último capítulo de O Sétimo Guardião, nesta sexta - Reprodução/TV Globo

Assassinado

O Sétimo Guardião: Gabriel faz último pedido a Júnior antes de morrer

Luz (Marina Ruy Barbosa) vai estudar Arqueologia e terminará matando o desejo de tomar banho na água da fonte  - Fotos: Reprodução/TV Globo

RESUMÃO ESPECIAL

De cemitério a beleza eterna: O que vai rolar em O Sétimo Guardião

Judith (Isabela Garcia) em cena da novela das nove da Globo; além de assassina, governanta virou suicida - Fotos: Reprodução/TV Globo

SEM SENTIDO

Como a mais boazinha de O Sétimo Guardião virou uma assassina fria?

Resumos semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5


Autor de O Sétimo Guardião, Aguinaldo Silva sofreu com as maldições nos bastidores da novela - REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

NOVELA MALDITA

De roubo de sinopse a assédio: Sete maldições de O Sétimo Guardião

Outras novelas

Leia também

Lívia Andrade e Mara Maravilha voltaram a se desentender após uma provocação de Silvio Santos - REPRODUÇÃO/SBT

BARRACO SEM FIM

Silvio Santos recebe denúncia anônima e cria guerra entre Lívia e Mara

Fernanda Lima no último programa da 11ª temporada do Amor & Sexo: não vingou no Ibope - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

RECORDE NEGATIVO

Boicotado e polêmico Amor & Sexo tem pior temporada da história

Roberto Cabrini apresenta o Conexão Repórter, no SBT, mas já foi 'caçador de fugitivos' na Globo - Reprodução/SBT

80 pontos

Como um blefe rendeu a Roberto Cabrini maior ibope da história do JN

Izabella Camargo tirou licença para se tratar da síndrome de burnout e foi demitida assim que retornou - Reprodução/TV Globo

SAIBA QUEM

Globo define substituta de jornalista demitida após voltar de licença

A atriz Beatriz Campos em cena como a Agnese, governanta assassina de O Tempo Não Para - Reprodução/TV Globo

Beatriz Campos

Governanta do mal em O Tempo Não Para, atriz quase virou burocrata

+ Lidas

1

A Dona do Pedaço: Maria da Paz aprende lição e deserda Josiane

2

A Dona do Pedaço: Fabiana exige sacrifícios e assusta freiras

3

A Dona do Pedaço: Funcionários da fábrica dão o troco em Fabiana

4

Éramos Seis: Cansada, Lola dá o troco e faz Júlio bufar de ódio

5

Em Bom Sucesso, Gisele revela traição a Nana: 'Amante do seu marido'

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Quem é o personagem mais trouxa da TV?

Últimas notícias

Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira) em cena da novela A Dona do Pedaço, no sábado (16)
O diretor-geral da Globosat, Alberto Pecegueiro, em foto de divulgação
Lázaro, jogador do Flamengo, marcou o gol do título brasileiro no Mundial sub-17
A apresentadora Fátima Bernardes levantou durante falha técnica no quadro Bem Estar no Encontro desta segunda (18)