Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Cronologia mágica

Autor de O Sétimo Guardião dá pistas de que Luz é filha de León e não envelhece

Fotos: Reprodução/TV Globo

Luz (Marina Ruy Barbosa) em cena; ruiva não sabe quem são os seus pais na novela das nove - Fotos: Reprodução/TV Globo

Luz (Marina Ruy Barbosa) em cena; ruiva não sabe quem são os seus pais na novela das nove

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 13/12/2018 - 5h14

A origem de Luz (Marina Ruy Barbosa) será desvendada aos poucos em O Sétimo Guardião. Nesta sexta (14), ela terá uma sensação estranha ao ficar cara a cara com Neide (Viviane Araújo). A cabeleireira é a mãe da órfã, mas as pistas sobre a identidade de seu pai serão mínimas até janeiro, quando uma tragédia trará à tona que a ruiva só pode ser filha do gato León, cuja versão humana é interpretada por Eduardo Moscovis.

Se a revelação não for uma pegadinha do autor Aguinaldo Silva, Luz foi concebida há mais de 50 anos. A confusão sobre a idade da professora começará depois que for revelada parte da história e do castigo que transformou León em gato.

No capítulo que irá ao ar na véspera do Natal, os guardiões vão se reunir para falar sobre as desconfianças de que Eurico (Dan Stulbach) traiu a irmandade. O prefeito terá acabado de anunciar que vai desapropriar o casarão de Egídio (Antonio Calloni) para instalar no imóvel a Casa de Cultura Valentina Marsalla, em homenagem à personagem de Lilia Cabral.

Ondina (Ana Beatriz Nogueira) perguntará se alguma vez algum guardião já foi destituído do posto. Milu (Zezé Polessa) falará que não, mas contará que, no passado, houve um que foi castigado. 

"Foi o León. Quando ia se tornar o sétimo guardião, a irmandade descobriu que ele, mesmo já sabendo de sua missão, tinha saído com uma mulher e feito um filho. Foi destituído e castigado. Até que assuma o terceiro guardião-mor depois dele, León viverá na forma de um gato", resumirá Feliciano (Leopoldo Pacheco).

Neide (Viviane Araújo) procura filha há 20 anos; ela se aproximará de Luz a partir de sexta (14)

"E este terceiro será o Gabriel [Bruno Gagliasso], se ele aceitar assumir o posto. Só aí León assume a forma humana de novo", contará a esotérica. 

Em outras cenas, Neide relatará que não sabe o que lhe deu quando viu o pai de sua filha. Contará que os olhos dele brilharam e ela se entregou ao desconhecido no meio do mato. O próprio León, na versão homem, também falará a Gabriel sobre esse episódio. Ele dirá que aceitou ser guardião-mor, o que inclui renunciar a uma vida sexual e à família.

"Eu estava na mesma situação que você. Tinha sido escolhido para ser o sétimo guardião. Até ali tinha levado uma vida normal. Quando contaram o que ia acontecer comigo. Ter que renunciar às mulheres, viver só até morrer, sem família. Era um peso muito grande! Mas não me cabia recusar", contará o personagem de Eduardo Moscovis.

"Assumi o cargo, mas achei que podia uma última vez [ficar com mulher]. Uma noite, fugi prum lugar onde não me conheciam nem sabiam da irmandade. Lá conheci uma mulher. Passei a noite com ela. E foi a última noite da minha vida como uma pessoa. Quando acordei, tinha virado um gato", completará.

Os dois terão uma conversa no casarão de Egídio. Será por medo de ser castigado que Gabriel aceitará virar guardião. Essa sequência está prevista para ir ao ar no capítulo de 8 de janeiro. 

Olhos de León deixarão cabeleireira impressionada

León contará que a mulher sumiu, que não se lembra sequer do rosto dela. Mas León e Neide vão se aproximar depois disso. Ela o resgatará após um atropelamento. Mesmo na versão felina, ele terá um flashback da noite que passou com a cabeleireira.

Ela, por sua vez, contará a Clotilde (Adriana Lessa) como ficou hipnotizada pelo olhar de León. Impressionada, desabafará sobre a filha que procura.

"Naquela noite em que transei com o pai dela. Quando acordei e vi que ele não estava mais do meu lado, saí procurando por ele pelo mato. Mas a única coisa viva que vi foi um gato preto, com uns olhos iguais aos do León", dirá a cabeleireira.

Com essas peças dadas pelo autor para montar o quebra-cabeças da origem de Luz, é possível concluir que ela tem mais de 50 anos. Na trama, Egídio morreu após ficar no posto de guardião-mor durante 30 anos. Mas León foi castigado antes da gestão do antecessor de Egídio.

O fato de Neide procurar Luz há 20 anos, no entanto, contradiz a hipótese de que a mocinha tem 50 anos. É bem possível que o autor inclua em cenas futuras que León teve outro filho e que Luz tenha sido fruto de uma noite de farra de León, já depois de ter sido castigado. A novela, afinal, é de realismo fantástico, fatos inexplicáveis fazem parte do gênero.

Em O Sétimo Guardião, a ruiva é uma jovem de 20 anos, que foi encontrada pouco depois de nascer, durante uma tempestade. Sóstenes (Marcos Caruso) achou a bebê e a registrou como se fosse sua filha, apesar de a garota o chamar de avô. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de O Sétimo Guardião e de outras novelas! 

Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.