Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CAROL FAZU

Atriz encena drama de casadas que se apaixonam por outras mulheres: 'É violento'

Maurício Fidalgo/TV Globo

Carol Fazu vive Selma em Segundo Sol: drama de identidade da personagem é frequente na vida real - Maurício Fidalgo/TV Globo

Carol Fazu vive Selma em Segundo Sol: drama de identidade da personagem é frequente na vida real

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 8/6/2018 - 5h27

Assim que foi convidada para interpretar Selma em Segundo Sol, Carol Fazu decidiu procurar mulheres que têm histórias similares à da costureira: casada com Lourival (Jackson Costa), ela se descobriu apaixonada por Maura (Nanda Costa) e passou a viver um romance homossexual às escondidas. "É uma situação real, que acontece com muita gente. E é muito dramático, nem todos entendem, e as reações podem ser violentas", conta.

Na ficção, Lourival direcionou sua raiva na parede do prédio ao descobrir o caso da mulher. Acabou atingido por um pedaço do teto e morreu. Para as "Selmas da vida real" ouvidas por Carol, a vida é ainda mais dramática: elas chegam a apanhar dos maridos e até ferem a si mesmas por não compreenderem o que estão vivendo.

"É por isso que a novela é importante. Eu acredito que a ficção afeta positivamente as histórias reais. Um dos papéis da TV é trazer o tema para conversas, debates. E a novela traz um olhar de fora, uma percepção diferente, que ajuda a abrir a mente das pessoas envolvidas. Mostrar essa história de amor entre as duas pode fazer com que um pai entenda melhor seu filho ou sua filha", filosofa a atriz de 41 anos.

O retorno que Carol tem recebido do público nas redes sociais mostra que a missão de fomentar uma discussão está sendo cumprida. "Por mais que nós já falemos disso há alguns anos, de forma sincera, com honestidade, o preconceito ainda existe por aí. Isso prova que precisamos conversar muito mais. Pelas mensagens que eu recebo, sinto que está funcionando", explica.

Além de frases carinhosas, o público também cobra um beijo entre as duas personagens. "Pelos capítulos que já recebemos, ainda não houve nada. Eu e a Nanda também estamos na expectativa se vai ocorrer, se não vai. Mas já tivemos uma cena em que as duas tomam banho juntas, está bem claro que são um casal."

reprodução/tv globo

Carol com Nanda Costa em cena de Segundo Sol: até o momento, romance não teve beijos

A opção por não mostrar um beijo entre Selma e Maura logo no início foi uma forma de fazer com que o público entendesse e aceitasse o romance _ao contrário do que houve em Babilônia (2015), em que Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg trocaram um selinho já no primeiro capítulo e sofreram rejeição.

"A apresentação das nossas personagens foi numa cena muito bonita. Tem um amor profundo entre elas, e as pessoas estão acreditando nessa história delas. Acho que a fórmula [de fazer as coisas com calma] favoreceu o acolhimento do casal", explica.

De Janis Joplin à TV francesa
Carol Fazu não precisou fazer testes para Segundo Sol. Estrela do monólogo musical Janis, inspirado na obra da roqueira Janis Joplin (1943-1970), a atriz foi vista no palco pelo diretor Dennis Carvalho e pela produtora de elenco Vanessa Veiga.

"Eles disseram que tinham interesse em trabalhar comigo. No início do ano, a Vanessa me ligou para avisar que pensou em mim para viver a Selma. Foi uma surpresa", lembra.

Carol sem o figurino de Selma: tudo no seu tempo

A atriz brasiliense, no entanto, não é novata em novelas: interpretou Ivone, secretária da personagem de Camila Pitanga em Insensato Coração (2011), e fez pontas em tramas como Escrito nas Estrelas (2010) e Sangue Bom (2013). Mas Selma é, sem dúvidas, o seu papel de maior destaque na TV brasileira até o momento.

"Acho que ela chegou na hora certa, tudo o que eu vivi até aqui me preparou para essa personagem. É curioso, porque eu tenho paixão pela arte e, como todo mundo, quero trabalhar, então às vezes alguma coisa não dá certo e você se chateia. Mas precisamos ter uma compreensão de que tudo acontece no seu tempo."

Além das pontas em novelas, Carol já teve uma experiência curiosa na televisão: em 2014, ela atuou na série Rêve Sans Faim (Sonho sem Fome, em tradução livre), uma produção da francesa TV5Monde.

"Um amigo meu francês me avisou que estavam procurando uma atriz brasileira que falasse a língua fluentemente. Foi maravilhoso, apesar de a personagem ser do Brasil, ela falava o tempo todo em francês", lembra.

Resumos Semanais

Resumo da novela Segundo Sol: Capítulo de 7 de novembro

A Globo não divulgou os resumos dos últimos cinco capítulos da novela das nove. O Notícias da TV publica com exclusividade o resumo do capítulo desta quarta (7). Quarta, 7/11 (Capítulo 153)
Laureta tenta negar ser a mãe de Karola. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.