Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SIMONE SPOLADORE

Atriz dá um basta à sofrência de Clotilde em Éramos Seis: 'O amor vai vencer'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Simone Spoladore sorri caracterizada como a Clotilde em cena de Éramos Seis

Simone Spoladore em cena como a Clotilde no remake de Angela Chaves: final feliz

DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro

Publicado em 4/3/2020 - 5h23

O sofrimento de Clotilde está com os dias contados em Éramos Seis. Depois de atravessar uma via-crúcis, a vida da personagem de Simone Spoladore vai virar de cabeça para baixo nas cenas desta quarta (4). A irmã de Lola (Gloria Pires) finalmente vai chutar o balde e passar por cima dos próprios preconceitos para ficar com Almeida (Ricardo Pereira). "O amor vai vencer", adianta a atriz ao Notícias da TV.

O casal atravessou um vale de lágrimas durante todo o remake assinado por Angela Chaves. A filha do meio de Maria (Denise Weinberg) não parou de chorar desde o fim da primeira fase, quando rejeitou um pedido de casamento do vendedor de tecidos por ele ser desquitado.

O par romântico caiu no gosto dos telespectadores, mesmo sob o risco de sucumbir diante de alguns lugares-comuns das novelas --a exemplo da manjada trama do bastardo que nasce de uma única noite de amor proibido. Um dos trunfos para isso foi o olhar de Simone para o seu papel: ela rejeitou tomar para si o chavão da solteirona que se deixa transformar por uma grande paixão.

"Eu tenho pavor de estereótipos, porque eles nos limitam. Eu quis pensar de uma maneira diferente do clichê de uma mulher amargurada por não ter um homem. A Clotilde sempre teve uma alegria na vida simples que levava e, quando encontrou o Almeida, aí o amor veio lhe trazer a angústia", pondera a artista.

A tia de Isabel (Giullia Buscacio) subverte a lógica folhetinesca, uma vez que a sua redenção não vem da felicidade que encontra nos braços do galã vivido por Ricardo Pereira. Ela descobre que tem força para dar um fim ao seu calvário a partir do momento em que confronta os próprios ideais e padrões.

"A grande briga dela é dentro de sua cabeça, com as suas ideias fixas. A Clotilde quase enlouquece quando se abre para o amor, porque ela tem medo de se entregar para o desconhecido. A gente tem isso de manter o controle sobre as coisas, mas a vida está se movendo o tempo todo", filosofa a intérprete. 

VIcTOR POLLAK/tv globo

Clotilde (Simone Spoladore) faz as pazes com Almeida (Ricardo Pereira) no folhetim das seis


Mocinha imperfeita

Essa metamorfose da personagem ficará ainda mais clara para o público quando Clotilde enfrentar a retaliação dos vizinhos ao se mudar para a casa do comerciante. Ela receberá ameaças num bilhete amarrado a uma pedra jogada contra sua vidraça. "Vai surpreender até o Almeida, porque vai enfrentar [as adversidades]. Agora que tomou uma decisão, ela não vai desistir", explica a atriz.

Diferentemente das mocinhas tradicionais que tudo suportam em nome de um grande amor, a sobrinha de Emília (Susana Vieira) se tornou popular por se mostrar imperfeita e cheia de dúvidas. "Ela é uma pessoa real. Está sempre com o cabelo meio desgrenhado, o chapéu torto, o batom que não está nunca perfeito. Isso me ajudou a chegar perto das pessoas", pontua a curitibana.

Simone percebeu ainda que Clotilde teve uma grande aceitação com o público masculino, até aqueles que aparentemente não curtem acompanhar produções do gênero. Reprimida e contida, a personagem dialoga com os homens que também são pressionados pela sociedade a não demonstrarem suas emoções e a relegarem seus afetos a um segundo plano.

"Outro dia, em uma entrevista, me perguntaram se as mulheres se identificam mais com a Clotilde. Não é verdade, não sinto assim. Ela tocou muitas pessoas, inclusive homens que deixaram de viver paixões, que se aproximam emocionados para falar sobre a novela. Não imaginei que fosse tocar tanto assim", confessa.

Apesar de toda a repercussão, a atriz não considera o papel como um divisor de águas de sua carreira. "Não é que aparece uma Clotilde assim do dia para o outro, tudo é fruto de muito suor na frente das câmeras e também por trás delas. Só se executa bem um trabalho quando a nossa alma está aqui com a gente", arremata.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Éramos Seis e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Éramos Seis: Capítulos de 24 a 27 de março

Terça, 24/3 (Capítulo 151)
Isabel comemora a presença de Lola. Inês teme a proximidade de Lola e Leon. Olga e Zeca se preparam para sua viagem de navio. Lola se sente desconfortável na casa de Isabel e Felício, e comunica ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.