Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BEIJO CENSURADO

Após críticas do público, autoras de Órfãos da Terra reescrevem cena de beijo lésbico

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Atrizes Bia Arantes e Anaju Dorigon em cena como as personagens Valéria e Camila, respectivamente, segurando taças de champanhe na novela Órfãos da Terra, da Globo

Valéria (Bia Arantes, à esq.) e Camila (Anaju Dorigon) comemoram divórcio, da ruiva, de Norberto (Guilherme Fontes)

KELLY MIYASHIRO

Publicado em 11/9/2019 - 8h30

Após críticas do público pelas redes sociais, as autoras de Órfãos da Terra, Duca Rachid e Thelma Guedes, reescreveram a cena de beijo lésbico entre as personagens Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anaju Dorigon). A sequência deve ser exibida no último capítulo, durante o casamento das duas personagens.

De acordo com a coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, as atrizes ainda não gravaram a nova cena, mas as autoras já entregaram todos os capítulos finais à direção da trama. Apenas o desfecho da vilã Dalila (Alice Wegmann) ainda é secreto e só os atores envolvidos receberão o roteiro.

As gravações de Órfãos da Terra devem acabar no dia 21 de setembro e a trama vai ao ar até o dia 27, cedendo o posto de novela das seis para Éramos Seis, que estreia dia 30.

Pelo roteiro anterior, a cena de beijo lésbico deveria ter ido ao ar na sexta-feira (6), durante o pedido de casamento de Valéria a Camila. No entanto, apenas as cabeças das atrizes se tocaram, como um gesto de carinho, seguido de um abraço. A direção da Globo justificou ao UOL que o corte foi uma "decisão puramente artística".

No Twitter, a hashtag "Vamila [uma brincadeira juntando o nome das personagens] sem censura" se tornou um dos assuntos mais comentados na rede social. 

Ainda na sexta, Thelma Guedes publicou em sua conta no Twitter a imagem de dois heróis gays da Marvel se beijando. A cena está na HQ que foi censurada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, na Bienal do Livro. Fãs entenderam a mensagem subliminar como uma censura da Globo. Na rede social, a escritora disse que não pode intervir nas decisões da direção.

reprodução/tv globo

Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anaju Dorigon) na cena de beijo censurado em Órfãos da Terra


As atrizes apoiam o beijo

Bia Arantes já havia declarado que aprovava a possibilidade de um beijo lésbico entre sua personagem e Camila. Na reta final da novela das seis, as duas ficaram noivas. "Se o beijo faz parte da história, eu faço, com certeza. Eu me entrego aos meus personagens!", disse a atriz.

Em entrevista ao jornal Extra, as duas interesseiras da trama de Duca Rachid e Thelma Guedes falaram sobre o novo relacionamento. "Está sendo muito gostoso mostrar um pouco de afeto, depois de tanto tempo mostrando coisas ruins da personagem", comemorou Anajú.

Em agosto, a intérprete da golpista Valéria defendeu a importância de romances homossexuais nas novelas. "É bacana dar luz a comportamentos que a sociedade precisa debater. Difundir certas histórias ajuda todo mundo a entender que todos precisam ser respeitados", ressaltou Bia. "Na vida, nós levamos um tempo até podermos ser nós mesmos", finalizou.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Órfãos da Terra e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Órfãos da Terra: Capítulo de 21 de setembro

Sábado, 21/9 (Capítulo 149)
Camila inicia seu depoimento. Dalila reclama de ter a alta adiada. Padre Zoran convida Missade a voltar a dar aulas no Instituto. Benjamin sente ciúmes de Letícia. Letícia fica encantada com o trabalho de Faruq no ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.