Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Elis Miranda e Rúbia

Transformistas das novelas revelam truques para arrasar na maquiagem

Estevam Avellar e Reprodução/TV Globo

Silvero Pereira (Elis Miranda) e Gabriel Sanches (Rúbia) em A Força do Querer e Pega Pega - Estevam Avellar e Reprodução/TV Globo

Silvero Pereira (Elis Miranda) e Gabriel Sanches (Rúbia) em A Força do Querer e Pega Pega

ODARA GALLO

Publicado em 2/8/2017 - 5h20

Com duas transformistas no ar ao mesmo tempo em tramas da Globo, o público tem acompanhado o "milagre" que uma boa maquiagem proporciona. Os rostos masculinos de Silvero Pereira (Nonato, A Força do Querer) e Gabriel Sanches (Flávio, Pega Pega) ganham formas mais delicadas e sedutoras quando eles  viram as exuberantes Elis Miranda e Rúbia.

Os atores, que já se apresentavam com personagens femininos antes de aparecerem na teledramaturgia, toparam dividir os truques que aprenderam nos palcos para manter a maquiagem perfeita e por mais tempo.

Uma pele bem tratada já facilita boa parte do trabalho e diminui as imperfeições do rosto. "Uso pra dormir um creme para olheiras à base de vitamina C", conta o intérprete de Nonato. "Muita água para ter uma pele sempre hidratada é essencial. Não abrir mão de um bom creme facial diurno e noturno também. Pode ser caro, mas os resultados são pra vida toda", completa.

"Na hora de tirar a maquiagem, usar um removedor bifásico ou trifásico. Depois, uma água termal é bom para dar uma acalmada da pele", indica a Rúbia da trama das sete. O ator atenta ainda para a importância de a pele estar bem limpa antes da aplicação da maquiagem. "A oleosidade da pele pode atrapalhar a fixação [dos produtos]", explica.

Outro segredo que ajuda a manter a maquiagem por mais tempo é dar um jato de spray de laquê de alta fixação depois que tudo estiver pronto. "Não pode ser muito, senão racha a maquiagem. É um truque de drag queen, de palco, que a gente aprende na estrada", diz Gabriel Sanches.

Olhos
O ator capricha na make para levantar a expressão e deixar o olhar mais feminino. "Tenho o olho mais caidinho, então passo o lápis na parte de baixo mais na área externa, no canto de fora. Procuro fazer um esfumado mais escuro nessa mesma área para dar um efeito gatinho", ensina.

"Outra dica legal é fazer o côncavo escuro um pouco acima do côncavo real do olho e colocar um tom claro e iluminado logo abaixo", continua.

O intérprete de Elis Miranda alerta para o cuidado na hora de esconder as olheiras. "O BB cream é bom para quem tem pouco tempo, pois espalha bem e seca rápido. Não costumo aplicar pó nos olhos para não dar aquele efeito de produto acumulado", orienta.

Boca
"O ideal é ter sempre lápis de boca para desenhar o formato e alguns batons de cores chaves: nude, rosa, vermelho e vinho", aconselha Pereira. "Para dar volume, o ideal é desenhar com lápis mais escuro que o batom e, no centro, aplicar uma cor mais clara", complementa. "Se a intenção é diminuir, basta desenhar no formato natural dos lábios e usar cores fechadas, escuras", aconselha.

O intérprete de Rúbia usa a maquiagem para aumentar os lábios e deixar mais proporcional ao rosto. "Passo do limite do lábio respeitando o mesmo formato", conta. "Deixo um pouco maior na parte de cima, para dar um efeito de pin-up", revela.

"Quebração"
Uma técnica muito usada pelas drag queens é a chamada "quebração", um jogo de luz e sombra que serve para delinear o formato do rosto. "Pode ser feita com dois tipos diferentes de produto. Base e pó um ou dois tons mais escuro e mais claro. As regiões que desejo reduzir aplico o escuro e ilumino pontos estratégicos. Sempre com muito cuidado para não exagerar na aplicação. Quanto mais leve e esfumado, melhor!", diz Sanches.

"Tenho um rosto muito quadrado e, para tentar disfarçar isso, ilumino o meio do queixo, em cima do lábio, e faço um triângulo invertido na região das olheiras com um corretivo bem claro. Além disso, passo base clara em uma faixa no nariz e em também no meio da testa", descreve a drag das 19h30.

"Depois, com uma base mais escura, faço uma faixa que vem desde a costeleta, por baixo da maçã do rosto, até perto do canto do lábio, e esfumaço. Faço o mesmo nas têmporas, abaixo do queixo e na papada", acrescenta. Dessa forma, o rosto parece mais alongado e feminino.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.