Mulher

BENEFÍCIOS E RISCOS

Famosas ficam até 20 horas sem comer com o jejum intermitente; entenda a dieta

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem de fotos de Sabrina Sato e Deborah Secco de biquíni em fotos do Instagram

Sabrina Sato e Deborah Secco são adeptas da técnica do jejum intermitente para manter a boa forma

ELBA KRISS - Publicado em 03/03/2020, às 05h24

Sabrina Sato, Deborah Secco e, mais recentemente, as musas do Carnaval 2020 se renderam ao jejum intermitente para perder peso. Em 2017, a apresentadora da Record declarou que ficava 16 horas sem comer pelo corpão. Já a atriz de Salve-se Quem Puder passava até 20 horas sem se alimentar para recuperar a boa forma após dar à luz Maria Flor, que nasceu em dezembro de 2015.

O método de permanecer longos períodos sem se alimentar --apenas água, café e chás sem açúcar são liberados-- faz com que o corpo utilize os estoques de gordura para se manter na ativa. O sistema intercala fases em que nada é ingerido com intervalos de alimentação, que são chamados de "janelas".

De acordo com a nutricionista Cíntia Pettinati, pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), há diversas modalidades da dieta. "Há o jejum de 24 horas. Você come normalmente durante um dia inteiro, para de comer durante o segundo dia, e depois volta a comer. Essa prática pode ser realizada de uma a três vezes por semana", explica.

"Existe também o jejum de 20 horas, a dieta do guerreiro. Nesse período, você pode ingerir alguns legumes e frutas crus e também proteína, alternando com uma janela de alimentação de quatro horas. Na prática, o que a maior parte das pessoas faz é ignorar esses lanches e compensa com uma grande refeição no fim do dia", conta.

Segundo a profissional, há também quem faça o método de 16 horas sem comer com uma janela de alimentação de oito horas --ou seja, faz de duas a três refeições nesse período. Essa é a escolha mais comum, por causa da praticidade. "A maior parte dos entusiastas dessa modalidade faz as refeições de almoço e jantar na sua janela de oito horas, pulando o café da manhã", detalha.

Há ainda o chamado "jejum when". "Em tradução literal, significa, 'quando a fome surgir naturalmente'. Com isso, você pode tanto colher os benefícios de jejuns mais curtos, como simplesmente pular o café da manhã e fazer cerca de 16 horas sem comer, ou os jejuns mais longos. Como quando você não sentir fome por um dia inteiro e completar até 30 horas [sem ingerir alimentos]", define.

"Muitos adeptos do jejum intermitente adotaram a técnica com o objetivo de perder peso. De um modo geral, ele fará com que você faça menos refeições. A menos que você compense durante as outras refeições, acabará consumindo menos calorias", esclarece Cíntia.

A profissional frisa que a técnica também tem seus malefícios, como a dificuldade de adaptação. A tendência à compulsão alimentar também é um risco. Por ficar muito tempo sem comer, algumas pessoas podem acabar descontando na próxima refeição, consumindo alta quantidade de calorias e desequilibrando o organismo.

O que comer após o jejum?

Após o período sem ingerir alimentos, uma refeição equilibrada é imprescindível para obter resultado com a prática. Depois de jejuar, a nutricionista indica proteínas com pouca gordura, legumes, verduras, frutas com casca, cereais integrais (como arroz integral), tubérculos (inhame, cará, mandioca, batata doce).

A profissional sugere ainda que sejam evitados cereais refinados (arroz branco, pão branco, massas), doces e alimentos muito industrializados. "Faça refeições do tamanho que você faria se não estivesse de jejum. Não tente compensar o tempo que você ficou sem comer até então", sugere ela.

Contraindicações

O jejum intermitente é contraindicado para gestantes e mulheres que estão amamentando. O mesmo vale para crianças e adolescentes, que precisam de nutrientes adequados para o desenvolvimento. Pessoas que fazem uso de medicamentos para doenças crônicas também devem ficar alertas.

"Quem segue esse tipo de tratamento precisa conversar com o médico, ver se esse tipo de dieta é válida e, caso ela possa ser feita, é preciso antes ajustar a medicação", finaliza a nutricionista.

A dica não vale só para o jejum intermitente: antes de iniciar qualquer dieta, é sempre necessário procurar um profissional para acompanhamento específico.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

O âncora Reinaldo Gottino entre os comentaristas Gabriela Prioli e Caio Coppola em gravação de piloto do programa CNN Novo Dia, da CNN Brasil

JORNALISMO

Com dois programas, Gottino vai mediar embate entre esquerda e direita na CNN

Chaves (Roberto Bolaños) faz sinal com a mão para Seu Barriga (Edgar Vivar) no episódio de Acapulco

TRÊS ANOS ESQUECIDO

SBT usa saga de Chaves em Acapulco para barrar nova grade da Record

Montagem com a atriz Giullia Buscacio, a Isabel, à esquerda, e Luciana Braga, a Zulmira, à direita, ambas caracterizadas como as suas personagens em Éramos Seis

RETA FINAL

Éramos Seis: Isabel vive terror na mão de Zulmira; saiba por quê

O âncora Ricardo Ishmael, da Rede Bahia, em frente ao telão do Jornal da Manhã desta segunda (2)

NA BAHIA

Após mostrar cadáver, jornal de afiliada da Globo exibe ossada de manhã

+ Lidas

1

Reviravolta: Namorado de Gugu Liberato desiste de brigar pela herança

2

Ex-ator mirim de Fina Estampa muda visual, carreira e até nome

3

Totalmente Demais: Germano dá a volta por cima após humilhação

4

Conheça a mansão ecologicamente correta da repórter Sônia Bridi

5

De Gugu a Datena: Como Gottino, arrependidos voltaram a emissoras

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Que jornalista está fazendo o melhor trabalho durante a pandemia?

Últimas notícias

Montagem de fotos com a youtuber Camila Loures e uma imagem da piscina da mansão comprada por ela
O ator Chris Meloni com expressão séria e vestindo terno e gravata em foto de Law & Order: SVU
O ator Gabriel Braga Nunes caracterizado como Thomas em cena com Isabelle Drummond em Novo Mundo
Imagem de Alfonso Herrera chegando a um evento da Fox nos EUA