Mulher

ADEUS, ESCRITÓRIO

De Anitta a Marquezine: famosas apostam em blazer preto para looks sensuais

REPRODUÇÃO/YOUTUBE/INSTAGRAM

Anitta no clipe Downtown, Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine em eventos: blazer com proposta sexy - REPRODUÇÃO/YOUTUBE/INSTAGRAM

Anitta no clipe Downtown, Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine em eventos: blazer com proposta sexy

LUIZA LEÃO - Publicado em 10/06/2019, às 05h33

Acostumado a visitar escritórios, o blazer preto foi ressignificado e virou aposta de famosas para produções mais sensuais. Anitta, Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa são algumas das artistas que adotaram a tendência de dar à peça um ar mais sexy, ainda que elegante, ou até mesmo despojado. Para isso, vale tirar a blusa, deixando a sobreposição ser a peça-chave da produção ou exibindo a lingerie.

A professora de Design de Moda da Escola de Belas Artes Juliana Pirani estima que há pelo menos cinco anos o blazer preto ganhou essa formatação mais sensual no guarda-roupa das famosas. 

"Usar o blazer aparentemente sem nada por baixo é uma opção que já existe no mundo da moda há cinco ou seis anos, mais ou menos. A estilista Diane von Furstenberg desfilou essa referência em Nova York em 2013. Giorgio Armani também. E foi nessa época, entre 2013 e 2014, que a tendência se consolidou, principalmente pela adesão de influenciadoras como Kim Kardashian", explica Juliana.

De lá para cá, a tendência deixou as passarelas internacionais, ganhou as revistas de moda e passou fazer a muito sucesso no Instagram das celebridades brasileiras.

Bruna Marquezine usa conjunto para receber prêmio

No clipe de Downtown, parceria de Anitta com o colombiano J Balvin lançado em 2017, a funkeira ousou com roupas provocantes e apostou na composição do blazer preto com uma cinta-liga.

Outras famosas usam a peça com um toque de sensualidade, mas sem deixar a sofisticação de lado. Para receber o prêmio de It Girl pela revista GQ de Portugal, Bruna Marquezine escolheu combinar calça e blazer pretos com um maxibrinco. Não faltou elegância.

"A combinação é essencial para compor o visual. Ela é usada em conjunto com a calça? Tudo isso afeta e define a imagem de quem veste e como ela é percebida", defende Juliana.

Marina Ruy Barbosa usou um blazer combinado com uma meia-calça preta e scarpin para ir ao evento Yves Saint Laurent. O toque final ficou por conta de uma echarpe de animal print, evidenciando que, além da peça marcante, os acessórios contribuem para afastar do blazer a cara de escritório e trazer a elegância e sensualidade.

reprodução/instagram

Juliana Paes e Manu Gavassi escolheram o terninho sério, mas deixaram a lingerie à mostra

 

Moderninho

Datado do século 19, o blazer apareceu pela primeira vez em 1820, quando a Marinha britânica usou uma peça de sarja, um tecido de lã, e com abotoamento duplo, para recepcionar a visita da rainha Vitória a uma embarcação de guerra. À época, o preto não foi a cor escolhida: os blazers eram azul-marinho e vermelho.

"Coco Chanel foi uma das pessoas responsáveis por levar o blazer para a indumentária feminina. Nos anos 1920, a estilista criou a peça em versão feminina como símbolo de expressão e força da mulher, seguindo linhas clássicas, abotoamento duplo e um corte acinturado", pontua a professora de Design de Moda.

reprodução/instagram

Giovanna Antonelli usa blazer preto com shortinho jeans; Letícia Colin vai de calça rasgada

 

Versátil

Depois da ajudinha de Chanel para incorporar o blazer ao guarda-roupa feminino, a peça foi parar no escritório, combinada com calças do mesmo material e formando uma espécie de terninho. Mais à frente, rompeu essas barreiras e foi parar no parque, combinado com um short, e no shopping, quando usado com jeans.

"O blazer já saiu do escritório há algum tempo. Em cores e modelagens diferentes, ele pode ser combinado de diversas formas, para criar looks mais informais, com shorts jeans, camiseta e tênis, por exemplo. Também dá para formar visuais mais inusitados, sobrepondo a peça ao vestido, usando meia-calça arrastão ou bota de salto alto", explica a professora.

Ainda assim, o modelo clássico de blazer mais camisa branca não precisa ser banido. "O blazer é ressignificado a cada nova pessoa que a veste de seu jeito, dando seu toque à produção", finaliza a consultora.

reprodução/instagram

Fiorella Mattheis, Sabrina Sato e Fernanda Vasconcellos usam blazer preto de modo formal

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Fabiana (Nathalia Dill) em cena da novela; ex-noviça colocará amuleto no pescoço para parentesco vir à tona - Reprodução/TV Globo

A GRANDE CARTADA

Fabiana é demitida e assusta Vivi com revelação do passado

Hugo Bonemer como Amy Winehouse ao lado de Faustão no Domingão: nota máxima dos jurados - FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ator provoca Boninho e tira nota máxima no Show dos Famosos

Viviane Araújo foi a madrinha do grupo Imperadores da Dança, que venceu quadro do Domingão - RAFAEL SODRÉ/TV GLOBO

IMPERADORES DA DANÇA

Campeã de tudo, Viviane Araújo vence competição de dança no Faustão

Na Hora do Faro, Xuxa contou que foi convidada a fazer teste do sofá quando era menor de idade - REPRODUÇÃO/RECORD

APRESENTADORA DA RECORD

Xuxa revela que sofreu assédio de diretor da Globo quando era menor

+ Lidas

1

Globo vira Éramos Seis de cabeça para baixo; descubra 5 mudanças

2

Pyong Lee viola regra do BBB20 e provoca punição a todos os participantes

3

Amor de Mãe: Filho perdido de Lurdes pode ter sido criado por Raul

4

Éramos Seis: Isabel prevê morte de Carlos de forma macabra

5

Amor de Mãe: Amiga de Thelma revela que Danilo é adotado

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Você vai acompanhar Salve-se Quem Puder?

Últimas notícias

O ator David Junior de terno em um altar com expressão de emoção em cena do casamento de Ramon em Bom Sucesso
A comediante Dani Calabresa em um esquete do humorístico Zorra, da Globo, exibido em 28 de dezembro
A atriz Marjorie Estiano com expressão de choro e cabelo preso em cena como Carolina de Sob Pressão
Mari Gonzalez venceu a primeira prova do anjo do Big Brother Brasil 20; blogueira está imune do próximo paredão