Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MÃE DE TRÊS

Aos 41 anos, Fernanda Lima é uma grávida que exige cuidados especiais; saiba mais

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fernanda Lima na 11ª temporada do Amor & Sexo: grávida aos 41 anos, apresentadora precisa de cuidados especiais - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fernanda Lima na 11ª temporada do Amor & Sexo: grávida aos 41 anos, apresentadora precisa de cuidados especiais

LUIZA LEÃO

Publicado em 10/4/2019 - 5h53
Atualizado em 10/4/2019 - 7h44

A apresentadora Fernanda Lima terá que redobrar os cuidados com o corpo agora que está grávida. Aos 41 anos, a titular do Amor & Sexo tem uma gestação que pode ser classificada como de risco, nomenclatura que considera, entre outros fatores, a idade da mulher. Após os 35 anos, aumentam as chances de má formação genética. "A mais comum é a Síndrome de Down", diz o obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Sírio-Libanês.

Além da exposição às mutações de cunho genético devido ao envelhecimento dos óvulos, Fernanda está mais suscetível a doenças como diabetes gestacional, à doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG, no passado chamada de pré-eclâmpsia), ao hipotireoidismo e ao risco de parto prematuro. É por essa vulnerabilidade que a gestação recebe uma nomeação de risco.

Outro risco que as grávidas da idade da apresentadora tembém correm é o de apresentar uma restrição de crescimento intra-uterino, que é quando o bebê não atinge tamanho e peso ideais.

"Mesmo que já tenha tido filhos, pela questão da idade está sujeita à situação. Com o útero mais envelhecido, pode haver a formação da placenta com menos capacidade de nutrir o feto. Por isso, é uma gestante que tem que ser olhada com um pouco mais cuidado", explica Nogueira ao Notícias da TV.

Ainda que apresentadora da Globo biologicamente não aparente ter a idade que tem, ela já se aproxima da menopausa. O declínio natural dos hormônios provoca a diminuição da massa óssea.

"É uma preocupação, mesmo no caso da Fernanda, que é atleta, bem fisicamente e parece ser mais jovem, porque toda gravidez exerce uma pressão muito grande sobre o corpo da mãe. Quanto mais avançar a idade, menos a estrutura aguenta", acrescenta o ginecologista.

A expressão "gravidez de risco" também pode ser empregada para denominar gestantes com menos de 19 anos, que ainda estão com o corpo em formação, e quando a grávida tem mais de um feto no ventre --experiência já vivida por Fernanda Lima, hoje mãe de Francisco e João, de 11 anos.

Isso tudo são hipóteses baseadas em estatísticas. O mais provável, pelo perfil de saúde de Fernanda Lima, é que ela terá uma gravidez tranquila e ativa, já que os programas que ela apresenta (Amor & Sexo) ou pode apresentar (Superstar) ainda não foram descartados pela Globo.

A novidade de que a família irá crescer foi anunciada em 3 de abril, quando os apresentadores postaram foto no Instagram. Veja abaixo:

Visualizar esta foto no Instagram.

3 de abril 2019. Grávidos e felizes!

Uma publicação compartilhada por Fernanda Lima (@fernandalimaoficial) em

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.