Mulher

MÃE DE TRÊS

Aos 41 anos, Fernanda Lima é uma grávida que exige cuidados especiais; saiba mais

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fernanda Lima na 11ª temporada do Amor & Sexo: grávida aos 41 anos, apresentadora precisa de cuidados especiais - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fernanda Lima na 11ª temporada do Amor & Sexo: grávida aos 41 anos, apresentadora precisa de cuidados especiais

LUIZA LEÃO - Publicado em 10/04/2019, às 05h53 - Atualizado às 07h44

A apresentadora Fernanda Lima terá que redobrar os cuidados com o corpo agora que está grávida. Aos 41 anos, a titular do Amor & Sexo tem uma gestação que pode ser classificada como de risco, nomenclatura que considera, entre outros fatores, a idade da mulher. Após os 35 anos, aumentam as chances de má formação genética. "A mais comum é a Síndrome de Down", diz o obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Sírio-Libanês.

Além da exposição às mutações de cunho genético devido ao envelhecimento dos óvulos, Fernanda está mais suscetível a doenças como diabetes gestacional, à doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG, no passado chamada de pré-eclâmpsia), ao hipotireoidismo e ao risco de parto prematuro. É por essa vulnerabilidade que a gestação recebe uma nomeação de risco.

Outro risco que as grávidas da idade da apresentadora tembém correm é o de apresentar uma restrição de crescimento intra-uterino, que é quando o bebê não atinge tamanho e peso ideais.

"Mesmo que já tenha tido filhos, pela questão da idade está sujeita à situação. Com o útero mais envelhecido, pode haver a formação da placenta com menos capacidade de nutrir o feto. Por isso, é uma gestante que tem que ser olhada com um pouco mais cuidado", explica Nogueira ao Notícias da TV.

Ainda que apresentadora da Globo biologicamente não aparente ter a idade que tem, ela já se aproxima da menopausa. O declínio natural dos hormônios provoca a diminuição da massa óssea.

"É uma preocupação, mesmo no caso da Fernanda, que é atleta, bem fisicamente e parece ser mais jovem, porque toda gravidez exerce uma pressão muito grande sobre o corpo da mãe. Quanto mais avançar a idade, menos a estrutura aguenta", acrescenta o ginecologista.

A expressão "gravidez de risco" também pode ser empregada para denominar gestantes com menos de 19 anos, que ainda estão com o corpo em formação, e quando a grávida tem mais de um feto no ventre --experiência já vivida por Fernanda Lima, hoje mãe de Francisco e João, de 11 anos.

Isso tudo são hipóteses baseadas em estatísticas. O mais provável, pelo perfil de saúde de Fernanda Lima, é que ela terá uma gravidez tranquila e ativa, já que os programas que ela apresenta (Amor & Sexo) ou pode apresentar (Superstar) ainda não foram descartados pela Globo.

A novidade de que a família irá crescer foi anunciada em 3 de abril, quando os apresentadores postaram foto no Instagram. Veja abaixo:

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

3 de abril 2019. Grávidos e felizes!

Uma publicação compartilhada por Fernanda Lima (@fernandalimaoficial) em

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Heaven Delhaye na terceira temporada do Masterchef Profissionais; ela foi escalada para o Aqui na Band - CARLOS REINIS/BAND

HEAVEN DELHAYE

Finalista do MasterChef Profissionais estará no novo matinal da Band

As atrizes Kae Alexander e Ellie Kendrick em Game of Thrones; quem são as Crianças da Floresta? - Imagens: Divulgação/HBO

Temporada Final

Game of Thrones de A a Z: 15 termos para decifrar o drama fantasioso da HBO

Stela (Vanessa Giácomo) em cena da novela das nove; dona de casa ameaçará rachar o crânio da sogra - Reprodução/TV Globo

Filho de outro homem

O Sétimo Guardião: Stela ameaça Mirtes com tijolo e fúria

Carol Peixinho e Paula disputam a preferência do público no último paredão do Big Brother Brasil 19 - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

QUEM VAI SAIR DO JOGO?

Carol Peixinho e Paula estão no último paredão do BBB19; vote na enquete

+ Lidas

1

Pênis ereto e sexo na piscina: Nova série da HBO pega pesado para chocar

2

A Dona do Pedaço: Vivi é abandonada no altar e humilhada por traição

3

‘Uma dor muito grande’, diz Gonçalves sobre processo contra Betti

4

A Dona do Pedaço: Após sexo com primo matador, Vivi dá fora em Chiclete

5

A Dona do Pedaço: Fabiana fica rica, arranca a máscara e apanha

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual é seu casal favorito no Power Couple?

Últimas notícias

Atriz Grazi Massafera caracterizada como a costureira Paloma, mocinha da próxima novela das sete - DIVULGAÇÃO/ GLOBO/ JOÃO COTTA
Andreia Horta e Cauã Reymond foram escalados para a trama de Licia Manzo, que deve estrar em 2020 - REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Vivi (Paolla Oliveira) abraça Fabiana (Nathalia Dill) após descobrir a verdade do passado - Reprodução/TV Globo
Antero (Ary Fontoura) esconde um segredo na trama de Walcyr Carrasco, A Dona do Pedaço - Reprodução/TV Globo