Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Fabiula Nascimento

Alérgica, atriz de Segundo Sol pode morrer se comer as delícias de sua personagem

Reprodução/TV Globo

Fabiula Nascimento em cena de Segundo Sol; atriz não come camarão com medo de reação alérgica - Reprodução/TV Globo

Fabiula Nascimento em cena de Segundo Sol; atriz não come camarão com medo de reação alérgica

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 8/6/2018 - 5h22
Atualizado em 9/6/2018 - 4h30

Intérprete de uma chef em Segundo Sol, Fabiula Nascimento teve de criar intimidade com pratos típicos da culinária baiana. Muitos frutos do mar estão no cardápio que fazem os clientes do restaurante de sua personagem, Cacau, babar. A atriz revela que fica com a boca cheia d'água em cena, mas não pode provar a maior parte das comidas porque tem alergia a camarão. Se ingerir o alimento, pode até morrer.

Paulo Olzon, infectologista e clínico da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), confirma que pessoas alérgicas a camarão podem ter uma manifestação mais intensa no organismo, que em último caso chega a um choque anafilático.

"A pessoa pode ter um edema da glote, uma obstrução da parte respiratória. O paciente não consegue respirar porque o ar não entra no aparelho respiratório", explica o médico.

O especialista afirma que o choque anafilático pode ser causado por alimentos, mas o mais comum é que ocorra por reação alérgica a medicamentos, como comprimidos ou produtos químicos.

Se a pessoa com um quadro alérgico apresentar dificuldades respiratórias, deve correr para o hospital, avisa o infectologista. "Existem vários tipos de alergia. Você pode classificar pela região do organismo afetada, que pode ser desde respiratória, como no caso de asma brônquica. O mais frequente é ter manifestações alérgicas na pele, com coceira e vermelhidão", informa.  

É impossível prever como ocorrerá uma reação alérgica. "O que vai determinar isso é a história de vida do paciente. Se você teve alergia alguma vez a camarão, mesmo uma reação mais localizada na pele, o melhor a se fazer é evitar o alimento."

Fabiula Nascimento já recebeu essas orientações. Afirma que come de tudo, menos camarão. "Amo a comida baiana. Frutos do mar eu como, mas camarão eu não posso. Passo muito mal mesmo. E tem muita comida baiana que leva camarão na receita, até as comidas de santo [oferendas]. Tomo muito cuidado", diz a atriz.

Em um relacionamento com Emilio Dantas, o Beto Falcão de Segundo Sol, ela conta que alugou com o ator uma casa na Bahia enquanto eles gravavam a novela no começo deste ano para que pudessem levar seus cachorros. Curitibana, Fabiula frequenta Salvador há dez anos e tem uma ligação muito grande com a Bahia. 

Mais magra, ela não revela o quanto emagreceu. Conta somente que passou um ano e meio fora da TV e pôde se cuidar muito mais. Passou a fazer exercícios físicos e pegou gosto pelo levantamento de peso. "Você se vicia nas paradas. É isso. Não faço dieta, como o que eu quero, só priorizo ter uma alimentação saudável."

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.