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Fase ruim

TV por assinatura perde mais de meio milhão de assinantes em um ano

Divulgação

Nos últimos 12 meses, TV por assinatura no Brasil perdeu 521 mil clientes; Oi foi única operada que cresceu - Divulgação

Nos últimos 12 meses, TV por assinatura no Brasil perdeu 521 mil clientes; Oi foi única operada que cresceu

REDAÇÃO

Publicado em 24/12/2018 - 16h18

O mercado de TV por assinatura no Brasil perde clientes mês após mês e um dado quantifica a má fase do setor. Em um ano, entre novembro de 2017 e novembro deste ano, as operadoras brasileiras perderam mais de meio milhão de clientes. Foram 521 mil assinantes a menos, para ser preciso. Em comparação com outubro, a queda foi de 136 mil.

Desmembrando os dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta segunda-feira (24), eles são animadores apenas para a operadora Oi, que fechou o mês de novembro à frente da Claro e pela primeira vez aparece em terceira lugar em número de assinantes, atrás da Sky e Net.

A carioca Oi terminou o mês passado com 1.602.050, com 17 mil clientes a mais do que a Claro, e foi a única operadora que registrou crescimento em sua cartela de assinantes nos últimos 12 meses: 7,46%.

Oficialmente, a Anatel computa os números da Claro juntos com os da Net. Assim, Net/Claro continuam na liderança com a maior fatia de assinantes do mercado, com pouco menos de 50% de todo o montante de cliente: 8,67 milhões. A Sky vem em seguida, com 5,23 milhões de assinantes, 30% do total. No Brasil, há 17 milhões de contratos ativos com operadoras.

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