Mercado

Futebol

Globo vai 'escalar' patrocinadores e exibir matéria paga em programa esportivo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Alex Escobar aponta para marca em vídeo apresentado ao mercado publicitário, mas (ainda) não levado ao ar - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Alex Escobar aponta para marca em vídeo apresentado ao mercado publicitário, mas (ainda) não levado ao ar

DANIEL CASTRO e GABRIEL SOUZA - Publicado em 21/09/2018, às 06h14

Depois de fazer seus locutores citarem marcas durante as transmissões de futebol, a Globo dará mais alguns passos rumo à integração do editorial com o comercial no seu jornalismo esportivo. No ano que vem, Galvão Bueno e companhia bela irão "escalar" os patrocinadores no início de 15 dos 95 jogos que a emissora irá transmitir. E o Esporte Espetacular passará a exibir conteúdo pago, quebrando um tabu que até alguns anos atrás parecia inabalável.

As novidades integram o plano de patrocínio das transmissões do futebol, o principal pacote comercial da TV brasileira há décadas. Cada cota de 2019 foi colocada à venda por R$ 310 milhões, o que significa que a emissora terá uma receita bruta de R$ 1,860 bilhão, mais que todo o faturamento (R$ 1,845 bilhão) da Record em 2017.

Dos seis patrocinadores de 2018, quatro vão continuar em 2019 (Ambev, Vivo, Chevrolet e banco Itaú). Unilever e a Hypera não renovaram. A Casas Bahia estará de volta. A expectativa da emissora era vender tudo até a última segunda (17), mas uma cota ainda está disponível.

Os seis patrocinadores terão suas marcas expostas na tela e citadas pelos locutores como se estivessem "escalados" para os jogos, como se fossem atletas. Neste ano, foram feitos dois testes na Libertadores. Confira neste vídeo:

As marcas dos patrocinadores também aparecerão em elementos virtuais do cenário, como no vídeo a seguir. O mesmo procedimento, já implantado no Esporte Espetacular, ocorrerá no Globo Esporte, durante a divulgação da classificação da rodada, e nos intervalos dos jogos ancorados em estúdio.

Mas o mais "revolucionário" aparece em destaque no projeto comercial descrito apenas como "ação comercial no Esporte Espetacular". Classificado como "placement com ativação", é uma espécio de merchandising. Só que merchandising em programa informativo é o mesmo que matéria paga, porque se confunde e se integra ao conteúdo jornalístico.

No quadro de "Observações Comerciais", as restrições deixam ainda mais claro que se trata de vídeo patrocinado: 1) "as ações não podem comprometer o fluxo narrativo do programa"; 2) devem "estar relacionadas ao universo do futebol"; 3) terão de ser discutidas com a área comercial e aprovadas pela "equipe editorial". Cada patrocinador terá direito a duas ações, que serão identificadas no ar como "ações comerciais".

Esse tipo de ação comercial dentro das transmissões esportivas, que têm caráter jornalístico, era impensável até alguns anos atrás e ainda causa estranheza e desconforto nos profissionais da emissora, cujos jornalistas continuam proibidos de fazer publicidade e até de interagir com marcas em redes sociais e revelar preferências clubísticas.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Nos jogos ancorados em estúdio, as marcas aparecerão no cenário durante o intervalo

Essas mudanças só ocorreram após a separação dos departamentos de Esporte e Jornalismo, em 2016. Conforme informado em primeira mão pelo Notícias da TV, Roberto Marinho Neto, herdeiro do fundador da Globo, Roberto Marinho (1904-2003), assumiu o comando da área esportiva.

Desde então, Marinho Neto vem imprimindo uma gestão mais moderna, do ponto de vista empresarial. Ele participa de toda a cadeia de negócios, da aquisição dos direitos de transmissão à exibição das partidas e venda de anúncios, o que aproxima o Esporte do que é praticado na área de Entretenimento.

Além de aumentar as possibilidades comerciais das transmissões esportivas, Marinho Neto promoveu uma sinergia entre as Redações do Grupo Globo, evitando a redundância de produção para as TVs aberta e paga e as plataformas digitais. Isso resultou na demissão de mais de uma centena de profissionais.

O plano comercial também revela que a Globo fará uma maior integração entre TV e internet. Os narradores e comentaristas irão apresentar um pós-jogo de meia hora  nas plataformas digitais, com entrevistas e análises.

Outra novidade é o aumento da presença do Cartola FC na TV. O game, fenômeno nas redes sociais, será citado ainda mais nos eventos. Os narradores da Globo atualizarão constantemente a pontuação dos jogadores mais escalados na rodada do jogo virtual.

Procurada, a Globo não comentou aspectos polêmicos das novidades. Pelo contrário. "Sem dúvida avançamos nessa frente de atuação do Esporte, iniciando pelos grandes projetos e avançando também em projetos pontuais. A inovação também se reflete nos formatos e nas soluções propostas para ampliar a conexão das marcas com o público através do nosso conteúdo", disse em nota ao Notícias da TV.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

O lutador Felipe Sertanejo e a influenciadora Luane Dias, peões não tão famosos de A Fazenda 10 - Reprodução/Record

ILUSTRES DESCONHECIDOS

Lutador sertanejo e chata do Esquenta: os 'famosos quem' de A Fazenda 10

Dom Sabino (Edson Celulari) ficará descontrolado ao ver a executiva com o biólogo em O Tempo Não Para - Reprodução/TV Globo

Dor de cotovelo

O Tempo Não Para: Sabino dá chilique ao flagrar beijo de Carmen

Laureta (Adriana Esteves) está se vingando dos Falcão desde o começo da novela das nove - Fotos: Reprodução/TV Globo

Trunfo do autor

Hospício e estupro: Por que Laureta é a grande vingativa de Segundo Sol

Stanley Gusman no Alterosa Alerta: vendas na TV vão de plano funerário a loteamento imobiliário - REPRODUÇÃO/TV ALTEROSA

STANLEY GUSMAN

Apresentador de Minas Gerais vira 'máquina de vendas' de merchans

+ Lidas

1

Amor de Mãe: Lídia oferece emprego a Penha e é humilhada

2

Salve-se Quem Puder: Ameaçada, Luna pisa na mãe e vira o jogo

3

Amor de Mãe: Lurdes fica atordoada com revelação sobre Danilo

4

Éramos Seis: Soraia dá vexame em jantar e faz Julinho se estrepar

5

4 provas de que o elenco do BBB20 não está nem aí para as ordens de Boninho

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Quem é a mãe mais surtada de Amor de Mãe?

Últimas notícias

Lívia Andrade de fantasia de carnaval
Luiz Bacci durante exibição do Cidade Alerta, da Record, em 17 de fevereiro de 20202
Imagem de Thelma Assis enquanto conversa com Pyong Lee na área externa da casa do BBB20
Imagem de Lucas Gallina segurando um vaso de planta e Gizelly Bicalho durante jogo da discórdia na sala do BBB20