Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Universal

Globo negocia pacote de filmes e séries com ex-parceira da Record

Divulgação

Rami Malek em cena da terceira temporada de Mr. Robot, série já exibida pela Record  - Divulgação

Rami Malek em cena da terceira temporada de Mr. Robot, série já exibida pela Record

DANIEL CASTRO

Publicado em 5/6/2018 - 5h36

A Globo está em fase final de negociações de um acordo em que terá preferência sobre o catálogo da Universal Studios, parceira exclusiva da Record entre 2005 e 2016. Pelo novo pacto, a Globo terá o direito de ser a primeira a escolher filmes da Universal e levará um pacote de séries para exibir na madrugada. Entre elas, estará Mr. Robot, que ganhou o subtítulo de Sociedade Hacker ao ter sua primeira temporada exibida pela Record.

A Globo confirma as negociações. A emissora já vinha negociando com a Universal desde que ela deixou de ser exclusiva da Record. Adquiria filmes avulsos, como Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), apresentado ontem (4) na sessão Tela Quente.

O Notícias da TV apurou que o acordo da Globo com a Universal não prevê exclusividade sobre todo o catálogo, mas preferência. Em troca, a emissora se compromete a comprar um pacote de filmes e séries todos os anos _este, sim, exclusivo.

Acordos como o que a Record teve com a Universal e o SBT com a Warner, chamados de volume deal, não são mais interessantes para as emissoras abertas, exceto para a Globo, que tem audiência robusta. Com o crescimento da TV por assinatura e dos serviços de streaming, a janela de filmes na TV aberta ficou desvalorizada.

Na década passada, as emissoras fecharam acordos com os estúdios em que se comprometiam a desembolsar até US$ 40 milhões por ano. Elas escolhiam filmes e séries do catálogo da distribuidora até completar esse valor. Levavam tudo o que podia interessar ao seu público.

Os longas-metragens tinham seu preço fixado com base nas bilheterias no cinema. Quanto mais vistos, mais caros eram para as TVs. Filmes como Titanic (1997) e Avatar (2009) chegaram a valer até US$ 7 milhões, quantia que as redes abertas não têm mais disposição.

Com a maior concorrência com a TV paga e com o streaming, filmes deixaram de render grandes audiências para Record e SBT (para a Globo, algumas sessões, como a Tela Quente, ainda são extremamente competitivas). Por isso, em 2016 a Record não renovou seu acordo com a Universal. Dois anos antes, o SBT fez o mesmo com a Warner, que fechou um acordo com a Globo em 2016.

O acordo da Globo com a Universal abre uma janela para exibição de séries renomadas. Mr. Robot, vencedora do Globo de Ouro (2016) e aclamada pela crítica, é uma das estrelas do pacote, que também A Rainha do Sul, estrelada pela atriz brasileira Alice Braga.

Estão no catálogo da Universal séries disponíveis na Netflix, como as comédias Brooklyn Nine-Nine (vencedora do Globo de Ouro de 2014), Unbreakable Kimmy Schmidt e The Good Place, além dos dramas The Shooter e The Sinner.

Entre as produções populares, a Globo terá a seu dispor todas os dramas ambientados em Chicago criados por Dick Wolf (P.D., Fire, Med e Justice), mais Law & Order: SVU, série que já chegou a 20 temporadas, a mais longeva da TV norte-americana atual.
Fora isso, a Globo terá a oportunidade de colocar na programação das madrugadas atrações inéditas no Brasil e que fazem sucesso nos EUA. É o caso de Unsolved, drama que retrata as investigações para encontrar os assassinos dos rappers Tupac Shakur e Notorious B.I.G., e de The Bold Type, série voltada ao público jovem adulto, sobre três amigas que trabalham em uma revista feminina.

Entre os longas-metragens, a Globo poderá escolher os títulos das franquias 50 Tons de Cinza, Velozes e Furiosos (de 2015 para cá) e Jurassic World, além de À Beira Mar (com Angelina Jolie e Brad Pitt), Casamento Grego 2, Corra!, A Garota no Trem, Franquia Meu Malvado Favorito, The Post: A Guerra Secreta e Mamma Mia!.


 Colaboraram FERNANDA LOPES e JOÃO DA PAZ 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.