Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SPLASH MOUNTAIN

Em meio a protestos, até Disney World muda brinquedo com conotação racista

Divulgação/Disney World

Em parque da Disney, uma decoração do coelho Quincas, do filme A Canção do Sul, segura uma trouxa em suas costas

O coelho Quincas, do filme A Canção do Sul (1946), deixará a decoração da famosa Splash Mountain

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 25/6/2020 - 15h10

A onda de protestos raciais no mundo todo chegou aos parques de diversão da Disney. Nesta quinta (25), a companhia do Mickey Mouse anunciou que vai fazer uma troca na temática de uma das atrações mais conhecidas, a Splash Mountain. No lugar do controverso filme A Canção do Sul (1946), considerado racista e até tirado de circulação, entrará a animação A Princesa e o Sapo (2009), estrelada pela primeira princesa negra da empresa, Tiana.

"Estamos empolgados para compartilhar um novo projeto em que os Imagineers [artistas e engenheiros que desenvolvem os brinquedos da Disney] estão trabalhando. A Splash Mountain --na Disneyland e no Walt Disney World-- em breve será completamente reimaginada com uma nova história inspirada pelo clássico A Princesa e o Sapo", anunciou a empresa no Instagram. Veja (em inglês):

A troca na temática é um pedido antigo dos fãs da Disney World, pois A Canção do Sul é uma mancha no histórico da empresa, a ponto de não ser exibido publicamente desde os anos 1980 e sequer ter sido incluído no Disney+, streaming que deveria contar com todas as produções da turma do Mickey Mouse.

O longa é criticado por apresentar uma visão extremamente estereotipada dos negros e muito romantizada dos fazendeiros escravagistas. Todas essas referências já haviam sido retiradas da Splash Montain no passado, restando apenas as aventuras do coelho Quincas (ou Compadre Coelho, em algumas traduções) para escapar das armadilhas de seus adversários.

Agora, com o foco em A Princesa e o Sapo, o brinquedo começará depois do beijo final da animação. Segundo a descrição oficial, os visitantes vão acompanhar a princesa Tiana e o crocodilo Louis em uma aventura musical enquanto eles se preparam para celebrar o Mardi Gras [festa muito popular em Nova Orleans].

A nova versão da Splash Mountain não tem data para ser inaugurada --os parques da Disney ainda não reabriram nos Estados Unidos por causa do novo coronavírus.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.