Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

QUEDA LIVRE

Em crise, TV paga fica abaixo dos 17 milhões de clientes pela primeira vez em 6 anos

Divulgação

Brasileiros estão abrindo mão da TV paga: no último mês, mais de 245 mil clientes cancelaram serviço - Divulgação

Brasileiros estão abrindo mão da TV paga: no último mês, mais de 245 mil clientes cancelaram serviço

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 25/6/2019 - 12h40

A crise das operadoras de TV paga no Brasil chegou a um nível dramático. Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o mercado fechou o mês de maio com 16,8 milhões de clientes. É a primeira vez desde junho de 2013 que o número fica abaixo dos 17 milhões. Há seis anos, a TV por assinatura estava em franco crescimento e ganhava mais de 300 mil usuários por mês, mas entraria em crise no ano seguinte.

O levantamento mensal da Anatel mostrou que, no mês passado, 245.593 assinantes cancelaram seus contratos. É a maior queda desde dezembro de 2014, quando 273.398 clientes abandonaram as operadoras. Dessa forma, o Brasil conta com 16.823.125 contratos ativos.

Nos últimos 12 meses, 1,4 milhão de assinantes pularam fora do barco da TV paga. O valor corresponde a 6,7% dos 17.935.208 contratos anotados pela agência em maio do ano passado.

Nesse período, o mercado cresceu em um único mês, junho de 2018, quando foi registrado um aumento de 5.762 clientes. Nos resto do ano, apenas perdas --já são dez meses de quedas consecutivas de assinantes.

Entre as operadoras, a que mais sofreu foi a Sky, que perdeu 69.270 assinantes no mês passado. A Net registrou uma queda de 37.903, e a Claro TV teve 13.369 contratos rompidos --o que representa que 51.272 clientes abandonaram as operadoras do grupo América Móvil, do mexicano Carlos Slim.

Ceará é líder em cancelamentos

Na divisão de assinantes por Estados, segundo os dados da Anatel, o Ceará foi o que mais cancelou contratos: 77.680 no mês de maio. As unidades federativas do Nordeste, aliás, pularam fora da TV por assinatura em peso: 29.622 desistiram do mercado no Maranhão, 28.413 no Rio Grande do Norte, e 12.418 na Paraíba.

Líder no número de clientes, São Paulo teve uma queda mais modesta: perdeu 26.654 em 31 dias. Segundo colocado, o Rio de Janeiro viu 6.070 clientes desistirem. Em Minas Gerais, que fecha o pódio no Brasil, 12.968 contratos foram cancelados.

De todas as unidades federativas do país, apenas o Rio Grande do Sul registrou aumento de clientes: foram 1.076 contratos a mais em maio. É um índice pouco expressivo, próximo aos 1.071 clientes que cancelaram sua assinatura em Roraima.

TUDO SOBRE

TV Paga

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.