Mercado

Negócio bilionário

Com aquisição da Fox, Disney monta artilharia pesada para bater Netflix

Divulgação/Fox

Lisa e Homer na atual temporada de Os Simpsons; animação popular agora é da Disney - Divulgação/Fox

Lisa e Homer na atual temporada de Os Simpsons; animação popular agora é da Disney

REDAÇÃO - Publicado em 14/12/2017, às 11h42 - Atualizado às 12h53

A Walt Disney Company anunciou nesta quinta (14) a compra das divisões de entretenimento do grupo 21st Century Fox. Com um investimento pesado, de US$ 52,4 bilhões (cerca de R$ 175 bilhões), a Disney ganha uma artilharia pesada para bater de frente com a Netflix, já que a empresa do Mickey Mouse lançará um serviço de streaming em 2019. A negociação deixa o já vasto catálogo da empresa ainda mais robusto.

Com a compra, a Disney agora tem sob seu guarda-chuva todos os filmes da Fox, os estúdios de cinema e televisão, os canais FX e National Geographic. Além disso, ela irá controlar 22 canais esportivos regionais da Fox, nos Estados Unidos, e 300 canais internacionais.

A aquisição também rende ao grupo o controle majoritário do serviço de streaming Hulu: a Disney e a Fox tinham 30% das ações cada; agora, a empresa do Mickey detém 60% da plataforma, que exibe a premiada The Handmaiden's Tale.

Essa junção tem maior impacto no mundo do cinema. Com os estúdios 20th Century, a Disney dominará os lançamentos de filmes, com uma fatia de 40% deste mercado. Franquias famosas como X-Men, Os Vingadores, Star Wars e Avatar estarão neste novo serviço de streaming.

Bob Iger (à esq.), presidente da Disney, com Rupert Murdoch, fundador da 21st Century Fox

Na TV, séries de peso fazem parte do novo grupo: This Is Us, American Horror Story, Empire, Modern Family, entre outras. Sem contar as animações Os Simpsons e Family Guy, duas das séries mais duradouras da atualidade.

Com tudo isso, a Disney prepara o terreno para lançar um serviço de streaming à altura da Netflix. Assim que a empresa anunciou o plano de lançar uma plataforma online, especialistas afirmaram que era necessário um parceiro imponente para dar força à nova empreitada. Agora, a Disney conta com um arsenal poderoso.

"A aquisição dessa coleção incrível de negócios da 21st Century Fox reflete a demanda crescente dos consumidores por uma diversidade de experiências no entretenimento que sejam mais atrativas, acessíveis e convenientes do que nunca", disse Bob Iger, presidente da Disney, em comunicado divulgado à imprensa.

"Estamos empolgados com a oportunidade de aumentar nosso portifólio para melhorar nossas ofertas de conteúdo diretamente ao consumidor. A negociação também expande nosso alcance internacional, e permite que nossas plataformas inovadoras de distribuição cheguem a mais mercados em todo o mundo", continua Iger, deixando claro o interesse da Disney em investir no streaming.

A Fox manteve sua rede de TV aberta norte-americana, além da Fox News (líder de audiência na TV paga e que deve ser o principal alvo de investimentos do magnata Rupert Murdoch) e dos canais esportivos nacionais, chamados de FS1 e FS2.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

+ Lidas

1

Segundo Sol: Luzia vira traficante e descobre que Manuela será morta

2

Ícone da teledramaturgia, Tarcísio Meira se afasta de novela da Globo

3

Isabella Fiorentino já foi traída por melhor amiga: 'Ficou com meu noivo'

4

Segundo Sol: Roberval dá esculacho ao descobrir que Zefa é mãe de Edgar

5

Deus Salve O Rei: Otávio foi casado com bruxa nobre e é o pai de Selena

ENQUETE

Enquete

O que você achou do vaivém de Datena na Band?

Últimas notícias

Vivian Amorim (BBB17) e Ana Clara Lima (BBB18): novas apresentadoras espantaram o público - REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Catarina (Bruna Marquezine) pegará um punhal para assassinar capanga em Deus Salve o Rei - Isabella Pinheiro/TV Globo
Agenor (Roberto Bonfim) enxotará Rosa (Letícia Colin) de casa em Segundo Sol - Reprodução/Globo
Julieta (Gabriela Duarte) não consegue se entregar a Aurélio (Marcelo Faria) em Orgulho e Paixão - Fotos: Reprodução/TV Globo