Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VELOZES, FURIOSOS E NERDS

Star Wars, Game of Thrones e Marvel: As referências pop de Hobbs & Shaw

FOTOS: UNIVERSAL PICTURES/DIVULGAÇÃO

Hobbs (The Rock) e Shaw (Jason Statham) na 'Estrela da Morte': vítimas do vilão Brixton (Idris Elba)  - FOTOS: UNIVERSAL PICTURES/DIVULGAÇÃO

Hobbs (The Rock) e Shaw (Jason Statham) na 'Estrela da Morte': vítimas do vilão Brixton (Idris Elba)

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 1/8/2019 - 4h54

Após oito filmes que faturaram mais de US$ 5 bilhões (R$ 18,9 bilhões) em bilheterias ao redor do mundo, a franquia Velozes & Furiosos estreia o seu primeiro spin-off nesta quinta (1º) nos cinemas. Protagonizado pelos astros especialistas em ação Dwayne "The Rock" Johnson e Jason Statham, Hobbs & Shaw usa referências de outras produções populares, como Star Wars, Game of Thrones e de heróis da Marvel e da DC.

Em meio a explosões, perseguições e cenas de pancadaria desenfreada, o filme faz citações diretas e indiretas para várias tramas de sucesso. Até os Power Rangers entram no caldeirão pop do derivado de Velozes & Furiosos.

Interpretado por Idris Elba, o vilão Meet Brixton tem como objetivo se apoderar de um vírus capaz de alterar geneticamente os seres humanos. Se espalhada, a arma biólogica é capaz de matar milhões de pessoas; a outra parcela da população que permanecer viva fica mais poderosa.

O efeito do vírus cria uma espécie de seleção natural. Em um de seus discursos, o vilão confessa que o seu objetivo é evitar um colapso no Planeta Terra, o que vai acontecer em 2096 caso uma medida como essa não seja tomada. É algo bem parecido com o que pretendia o temido Thanos (Josh Brolin) nos dois filmes mais recentes dos Vingadores, Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019), da Marvel.

O personagem de Idris Elba traz diferentes referências. Ele mesmo se define como o "Superman negro". Alterado geneticamente, Brixton consegue perceber com seus olhos poderosos o movimento que o adversário pretende usar para atacá-lo. Também é chamado de "Exterminador do Futuro" pelos protagonistas do filme.

Para arquitetar seus planos, o vilão recebe ordens de uma voz misteriosa e modificada por ondas eletromagnéticas. Um líder misterioso como o Zordon, mentor dos Power Rangers na série original e no longa lançado em 2017.

Vanessa Kirby e Jason Statham em uma das perseguições alucinantes do filme Hobbs & Shaw

Star Wars é lembrado quando Hattie Shaw (Vanessa Kirby, a princesa Margaret, de The Crown) se refere ao bunker do mal como Estrela da Morte, a estação espacial bélica símbolo do Império comandado por Darth Vader na franquia da Lucasfilm.

Hobbs & Shaw ainda faz piada com a trama e o final de Game of Thrones. As citações à premiada série da HBO aparecem nas cenas com Ryan Reynolds --o astro de Deadpool interpreta um bem-humorado agente da CIA, que tem diálogos hilários com o personagem de The Rock e sua filha.

E Velozes & Furiosos?

Os fãs de "ação raiz" podem ficar tranquilos. Apesar das referências, Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw não é um filme nerd. Pelo contrário. É um show de mais de duas horas de ação, adrenalina, ação e humor canastrão: tudo o que se espera de uma produção como essa. As perseguições de carros, motos, caminhões, saltos de prédios e helicópteros estão na trama.

O foco na família, as relações de amizade e as personagens girl power, comuns na franquia, também aparecem. Destaque para Vanessa Kirby, Eiza González e a participação mais que especial de Helen Mirren.

Atenção! Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw tem duas cenas pós-créditos. Vale ficar até o final. Assista ao trailer abaixo:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.