Filmes

ACADEMIA CRITICADA

Quatro anos após 'Oscar muito branco', apenas uma atriz negra é indicada em 2020

DIVULGAÇÃO/FOCUS FEATURES

A atriz Cynthia Erivo sozinha em cena do filme Harriet; ela concorre ao Oscar 2020

Cynthia Erivo como Harriet: ela é a única atriz negra que aparece entre os 20 indicados ao Oscar 2020

VINÍCIUS ANDRADE - Publicado em 14/01/2020, às 05h43

Após receber duras críticas em 2015 e 2016 por indicar apenas pessoas brancas nas principais categorias do Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou mudanças na definição de suas listas e passou a ser mais diversa na escolha dos premiados. Em 2020, no entanto, apenas uma atriz negra aparece entre os 20 concorrentes nas categorias de protagonistas e coadjuvantes.

Cynthia Erivo disputa por sua atuação em Harriet. Ela interpreta a ativista política que dá nome ao filme, ainda sem data para estrear no Brasil. A indicação da artista de 33 anos foi uma surpresa por aqui, considerando que o longa teve pouca divulgação até o momento. Também cantora, ela ainda concorre em canção original, por Stand Up.

Uma ausência lamentada por fãs nas redes sociais foi a de Lupita Nyong'o, protagonista de Nós. Ela apareceu na lista final do Critics' Choice Awards, mas foi ignorada pelo Oscar.

Entre ator principal, ator coadjuvante e atriz codjuvante aparecem apenas intérpretes brancos no Oscar 2020. Essa é a edição com menor representatividade desde 2016.

Realizada um ano depois da polêmica Oscar So White (Oscar tão branco), a premiação de 2017 bateu recorde e teve 20 negros concorrendo, entre atores, atrizes, produtores, roteiristas. Considerando apenas as categorias de atuação, foram seis indicados entre 20 possíveis. Viola Davis, Mahershala Ali e o diretor e roteirista Barry Jenkins, de Moonlight: Sob a Luz do Luar (eleito melhor filme do ano), saíram com estatuetas.

No ano passado, Mahershala Ali e Regina King venceram em suas categorias. A mexicana Yalitza Aparicio concorreu como melhor atriz por Roma; Spike Lee saiu na lista final de direção e ficou com uma estatueta de roteiro adaptado por Infiltrado na Klan.

Em 2018, quatro dos 20 indicados eram negros. Corra!, filme protagonizado, dirigido, roteirizado e produzido por negros, ainda entrou nas principais categorias e venceu roteiro original com Jordan Peele.

No auge da crise de representatividade, em 2016, a Academia revelou que 93% dos seus 6 mil membros naquela época eram brancos, sendo 76% homens. A idade média era de 63 anos. São eles que definem os indicados.

Ainda em 2016, a instituição disse que renovaria seus quadros com o tempo e convidou 683 novos membros, 41% "não brancos" e 46% mulheres. No ano seguinte, foram enviados mais 774 convites para 57 países diferentes. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, no entanto, não divulgou se os convites foram aceitos e como está o seu quadro de membros atualmente.

A falta de representatividade na lista final do Oscar 2020 foi notada por internautas mundo afora. Veja abaixo algumas reações de brasileiros no Twitter:

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Sabrina Sato e Dhomini em Big Brother Brasil 3

DOMINGO SHOW

Sabrina Sato reencontra Dhomini em reality show 17 anos após namoro no BBB

Imagens de Manu Gavassi e Júlio Cocielo publicadas em seus respectivos perfis do Instagram

BASTIDORES

Globo negocia com Manu Gavassi e youtuber acusado de racismo para o BBB20

Hayley Chase e Kevin McKidd na 16ª temporada de Grey's Anatomy; por que Owen Hunt está vestindo verde?

Estreia da 16ª temporada

Com hospital precário, Grey's Anatomy critica sistema de saúde dos EUA

O ator Tuca Andrada fardado como um policial militar, com um boné da corporação, caracterizado como o Belisário de Amor de Màe

TUCA ANDRADA

Ator confessa perder a linha ao rebater desaforos nas redes

+ Lidas

1

Rubens Barrichello e Paloma Tocci engatam namoro

2

Fina Estampa: Chiara recebe ultimato de Vilma e se assusta

3

Zeca Camargo assina com a Band após deixar a Globo e vai ser diretor

4

Teodora alfineta advogados e faz ameaça terrível

5

Por onde andam atores que foram campeões de cartas na Globo?

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Na casa de que famoso você passaria a quarentena?

Últimas notícias

Imagem de Bruna Marquezine, Tiago Iorc e Isabelle Drummond em publicações no Instagram
A atriz Flávia Alessandra, com cara de tensa, caracterizada como Sandra na novela Êta Mundo Bom!
Marcelo Beny, intérprete do personagem Bananinha, brinca com uma banana enquanto sorri
Montagem com imagem dos atores Bruna Marquezine e Arthur Aguiar