Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LAÇOS

Pum sincronizado e improviso: A Turma da Mônica que você não verá no cinema

Fotos: Divulgação/Serendipity Inc.

Gabriel Moreira (Cascão), Giulia Benite (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha) e Laura Rauseo (Magali) em Laços - Fotos: Divulgação/Serendipity Inc.

Gabriel Moreira (Cascão), Giulia Benite (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha) e Laura Rauseo (Magali) em Laços

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 22/6/2019 - 5h28

Primeira incursão em live action (com atores de verdade) da Turma da Mônica no cinema, o filme Laços estreia no dia 27 com a promessa de mostrar a "baixinha, dentuça e gorducha" e seus amigos sob um novo prisma. Os bastidores do longa escondem curiosidades que não chegarão às telonas, como o fato de os atores mirins terem virado amigos de verdade soltando "puns sincronizados", ou o clima de improviso promovido no set.

De acordo com Kevin Vechiatto, que interpreta o Cebolinha, os quatro protagonistas perceberam que tinham virado uma turma de verdade, tão unida quanto os personagens, quando eles gravaram uma das primeiras cenas do filme, em que Mônica (Giulia Benite) persegue o troca-letras e Cascão (Gabriel Moreira) pela entrada de várias casas do Limoeiro, bairro fictício em que as histórias se passam.

"Quando a gente acabou de filmar, eu cheguei pros outros e falei: 'Soltei um pum enquanto estava correndo'. Aí o Biel disse: 'Nossa, eu também'. E a Giulia admitiu que tinha soltado um também. Foi um pum sincronizado (risos)! E só sendo amigo de verdade pra ter intimidade a ponto de falar sobre isso numa boa", ressalta ele.

A amizade estabelecida entre os quatro miniastros ajudou a transferir o roteiro de Thiago Dottori do papel para a telona com naturalidade, sem a declamação robótica de texto que afeta muitos atores mirins (e adultos) no Brasil. Outro fator que colaborou para a naturalidade vista no produto final? O diretor Daniel Rezende, indicado ao Oscar em 2004, preferiu valorizar o improviso de seu elenco.

A atriz Giulia Benite brinca com o coelho de pelúcia Sansão nos bastidores do filme da Turma da Mônica

"Nenhum dos quatro leu o roteiro para não ficar uma atuação decorada", explica Rezende. Antes de cada cena, ele se sentava com os atores e discutia o que ia acontecer na sequência que seria filmada. "A gente seguia as indicações do texto do Thiago, claro, mas eles não precisavam repetir palavra por palavra, entende?", diz.

O único dos quatro protagonistas que teve um contato (mínimo) com o roteiro foi Kevin Vechiatto, para a cena em que Cebolinha se perde no meio da floresta e acaba se deparando com o Louco (Rodrigo Santoro). "Era uma cena muito longa, com muito diálogo, então eu precisava saber direitinho o que ia acontecer", justifica o ator de 12 anos.

Mônica fã de Cebolinha?

Outra curiosidade que o público de Laços jamais vai perceber vendo o filme é que a Mônica é muito fã do Cebolinha. Ou, pelo menos, a atriz Giulia Benite é admiradora de Kevin Vechiatto --antes de ser escalado para o longa, o menino já tinha interpretado Felipe na novelinha Cúmplices de um Resgate (2015), do SBT.

"Eu lembro que quando eu fui fazer o teste, vi o Kevin e fiquei em choque, porque eu era muito fã dele da TV", admite a menina de 10 anos. "Mas ela me batia mesmo assim", brinca o colega. "Sou a Mônica, ué", emenda Giulia, aos risos.

Já Laura Rauseo, que vive Magali, revela ser tão comilona quanto sua personagem. E o gosto por refeições fora de hora acabou virando um obstáculo para a produção: a personagem era a que mais tinha versões de seus figurinos, porque ela estava sempre sujando sua roupa com alimentos. "Sempre que eu ia comer algo com Nutella [creme de avelã], caía um pouco no meu vestido, era incrível", ressalta.

Turma da Mônica - Laços entra em cartaz no dia 27 com a promessa de iniciar uma franquia de longas baseados nas criações de Mauricio de Sousa --caso o filme consiga uma boa bilheteria, a equipe já prepara a continuação, Lições.

Além do elenco mirim e de Santoro, Monica Iozzi e Paulo Vilhena aparecem, respectivamente, como a mãe da Mônica, dona Luísa, e o pai do Cebolinha, seu Cebola.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.