Filmes

GRACINHA

O que Hebe tem em comum com A Grande Família? Andréa Beltrão explica

Divulgação/Warner Bros.

Foto de divulgação do filme Hebe, a Estrela do Brasil mostra Andréa Beltrão caracterizada como Hebe Camargo

Andréa Beltrão caracterizada como Hebe Camargo no filme sobre a apresentadora: perua sim

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 19/09/2019, às 05h33

Prestes a aparecer no cinema e na TV como Hebe Camargo (1929-2012), a atriz Andréa Beltrão encontrou uma coincidência entre a famosa apresentadora que recebia convidados em seu sofá e a cabeleireira Marilda, que ela viveu na comédia A Grande Família (2001-2014), da Globo. "Eu acho que a Marilda é uma prima pobre da Hebe", conta.

As semelhanças entre as duas vão muito além de sua intérprete. Tanto Hebe quanto Marilda faziam o estilo perua, com roupas espalhafatosas, muitos acessórios (brincos, colares, anéis...) e um jeito de quem gosta de chamar a atenção --a diferença principal, claro, é que a cabeleireira da série de comédia apostava em bijuterias, enquanto a apresentadora esbanjava joias preciosas.

"Durante as filmagens [de Hebe, a Estrela do Brasil], eu me olhava e falava: 'Estou a Marilda muito rica'. Porque eu me sentia muito rica com aquelas joias todas", conta a atriz de 56 anos, em uma rara demonstração de bom humor. "Acho que se elas se conhecessem, seriam grandes amigas, acho que elas têm muita coisa em comum."

Curioso é que, apesar de viver papéis exagerados na TV, no cinema e no teatro, Andréa se comporta de maneira oposta na vida real. Tímida, ela fala pouco, dá respostas curtas --por vezes, até secas. Só se transforma quando assume a identidade de seus personagens, como se vestisse uma máscara.

E, para viver Hebe, Andréa se transformou mesmo. Sem usar nenhum truque de maquiagem ou prótese, ela assumiu a identidade da "gracinha" e chegou a comandar o palco e o sofá do programa como se fosse a própria. Mas a atriz prontamente rejeita a ideia de que o seu trabalho no filme seja uma "incorporação".

"Eu não acredito nisso. Possessão, incorporação, nada disso. Pode botar o vestido dela, os sapatos, a peruca, [o espírito] não vai descer. Meu método é outro, eu trabalho duro, gosto de trabalho pesado", explica ela, que diz ter visto milhares de horas de vídeos de Hebe e ainda contou com a ajuda de uma bailarina, uma professora de prosódia e uma cantora para a composição da apresentadora.

gianne carvalho/tv globo

Andréa em A Grande Família, na pele da cabeleireira Marilda: perua com baixo orçamento

Ela admite, no entanto, que demorou a encontrar o tom certo da loira. "Em um primeiro momento, parti para a imitação tosca e grosseira. Mas isso foi sozinha, em casa, sem testemunhas, só o Maurício [Farias, diretor do filme e marido de Andréa] viu algumas coisas porque eu pedia a opinião dele. Logo ficou claro que imitar não era o caminho, que eu tinha que encontrar a minha versão da Hebe", filosofa.

Encontro de Hebes

Na última terça (17), como parte da maratona de divulgação de Hebe, a Estrela do Brasil, Andréa deu uma entrevista ao Conversa com Bial. A produção do jornalista recuperou uma rara aparição da atriz no sofá da loira, em 1990. Foi uma das poucas vezes que Andréa e Hebe se encontraram.

A atriz, no entanto, preferiu não rever essa cena depois de aceitar o convite da roteirista Carolina Kotscho para dar vida à apresentadora. "Jamais me veria [no programa Hebe] de novo. Até levei um susto quando o Bial mostrou aquilo. Fiquei bastante impressionada com minha inabilidade e minha falta de jogo de cintura. Acho que, se eu tivesse visto aquilo, não teria feito o filme", diz, aos risos.

Confira o trailer do longa, que chega aos cinemas no dia 26:

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Neymar em cena de teaser de sua participação em La Casa de Papel, série espanhola da Netflix

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Criadores de La Casa de Papel revelam por que convidaram Neymar para a série

O ator Stepan Nercessian durante entrevista no Conversa com Bial, da Globo

STEPAN NERCESSIAN

Após sete meses desempregado, ator reclama que público não quer ver dentaduras na TV

Montagem com os elencos de Friends e Living Single, série com premissa parecida, sobre amigos em Nova York

Living Single

É verdade que Friends é uma cópia de série com amigos negros em Nova York?

A atriz Julia Dalavia em cena de Órfãos da Terra, novela das seis da Globo

SORAIA NASCE

Grávida, Laila se emociona com bebê de Dalila e dá pista do final

+ Lidas

1

Sikêra Jr. usa camisa de força e critica Bolsonaro em live ruim da RedeTV!

2

Totalmente Demais: Lili distribui patada ao saber de podre de Sofia

3

Totalmente Demais: Germano dá a volta por cima após humilhação

4

Sem filha mimada, Otávio Martins vira pai de Pinóquio em Poliana

5

De cabelo rosa a fiasco no Ibope: Por que Xuxa está queimada na Record?

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Que jornalista está fazendo o melhor trabalho durante a pandemia?

Últimas notícias

Imagem de Cacau Protássio com lenço na cabeça durante entrevista ao Fantástico
Imagem de Leila Sterenberg conversando com Carolina Cimenti na GloboNews durante protestos na madrugada
Reprodução de imagem de Caio Cesar Lolli e Munik Nunes
Reprodução de imagem de Nadja Pessoa