Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA NA SEXTA

Mocinha mau-caráter e casal gay: Disney fica moderninha em Descendentes 3

Divulgação/Disney Channel

Sarah Jeffery vive Audrey, personagem que ganha muita importância no filme Descendentes 3 - Divulgação/Disney Channel

Sarah Jeffery vive Audrey, personagem que ganha muita importância no filme Descendentes 3

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 8/8/2019 - 4h40

Esqueça a Disney do passado, em que princesas dormiam durante anos à espera de um príncipe encantado para salvá-las. Em Descendentes 3, que estreia nesta sexta (9) no Disney Channel, a empresa do Mickey Mouse se mostra bem moderninha: a mocinha é mau-caráter, os vilões não são tão ruins assim e há até uma sugestão de casal gay.

O terceiro longa da franquia encerra a história dos quatro filhos de grandes vilões que ganham a chance de se mudarem da Ilha dos Perdidos (terra dos malvados) para o reino de Auradon (onde vivem os mocinhos) e, aos poucos, tentam provar que a maldade não é uma característica genética.

[Atenção: a partir daqui, este texto contém spoilers]

A história começa com Mal (Dove Cameron), filha de Malévola, sendo pedida em casamento pelo rei Ben (Mitchell Hope), herdeiro da Bela e a de Fera. O noivado anima todos os súditos, exceto Audrey (Sarah Jeffery, de Charmed), ex-namorada do monarca que sonhava com a coroa e o trono.

Apesar de ser filha da boazinha Bela Adormecida com o heroico príncipe Philip, a jovem é mimada e acaba tomada por um desejo sádico de prejudicar Mal e tomar o reino. "Se eles querem uma vilã como rainha, eu vou ser má de uma maneira nunca antes vista", anuncia ela na música Queen of Mean (Rainha da Maldade, em tradução livre), um dos melhores números do terceiro filme. Confira o clipe em inglês:

O longa também inverte os conceitos de bem e mal ao apresentar o vilão Hades (Cheyenne Jackson), inimigo de Hércules na animação de 1997. Em Descendentes, o deus do submundo de cabelo azul é um roqueiro incompreendido que tem uma ligação com um dos protagonistas --e se torna peça-chave na luta contra Audrey.

Vilã do segundo filme, a pirata Uma (China Anne McClain) também prova que ninguém é 100% mau ou bom e se junta à jornada de Mal. A mocinha, aliás, tem várias falhas de caráter: chega a mentir para os amigos sobre uma decisão que compromete a vida deles em Auradon em busca do próprio bem-estar.

Romance entre dois homens?

A aliança de Mal e Uma ainda rende outro ponto moderninho para o longa. Normalmente em lados diferentes da luta, Jay (Booboo Stewart) e Gil (Dylan Playfair) precisam atuar juntos e acabam revelando o que pode ser visto como um interesse amoroso. Os dois trocam elogios, fazem planos para uma viagem juntos e, no último número musical, formam uma dupla na coreografia --enquanto todos os outros personagens estão com seus respectivos pares românticos.

No segundo filme, lançado em 2017, Jay chegou a ter um envolvimento com Lonnie (Dianne Doan), filha de Mulan e Li Shang. Mas a personagem não aparece no terceiro longa (a atriz estava envolvida com as gravações da série Warrior) e deixa o caminho livre para o descendente de Jafar engatar uma amizade colorida.

reprodução/disney channel

Gil (Dylan Playfair) e Jay (Booboo Stewart) ficam muito, muito próximos em Descendentes 3

Já Gil, filho de Gaston, nunca teve um par romântico, mas chegou a beijar o colega pirata Harry (Thomas Doherty) em uma cena que acabou cortada do segundo filme. A edição da sequência nunca foi justificada, mas executivos do Disney Channel provavelmente não aprovaram um beijo entre dois homens.

De 2017 para cá, porém, algo mudou na cabeça dos diretores do canal voltado para o público infantojuvenil. A série Andi Mack (2017-2019) contou com um personagem gay no elenco fixo --ele até declarou que estava apaixonado por outro garoto.

Em Descendentes, a homossexualidade (ou bissexualidade) dos dois não fica tão explícita, e os atores também não se pronunciaram sobre o affair, mas fãs que assistiram ao filme nos EUA na sexta passada (2) captaram o subtexto e até criaram um nome bem apropriado para "shippar" o suposto casal: Gay (junção de Gil e Jay).

A estreia do filme no Brasil acontece nesta sexta-feira (9), às 20h30, no Disney Channel. Antes disso, o canal fará uma programação especial de Descendentes, a partir das 11h30. A homenagem a Cameron Boyce, ator de apenas 20 anos que morreu no início de julho, também está na grade.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.