Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Guerra Infinita

Hulk stripper, Xuxa e elenco premiado: 7 curiosidades sobre os heróis da Marvel

Fotos: Reprodução/Disney

Chris Evans (ao centro) lidera o elenco de Guerra Infinita: ápice de uma história de 10 anos - Fotos: Reprodução/Disney

Chris Evans (ao centro) lidera o elenco de Guerra Infinita: ápice de uma história de 10 anos

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 27/4/2018 - 4h58

Vingadores: Guerra Infinita chegou aos cinemas brasileiros na quinta-feira (26) com o ápice de uma história construída ao longo de 18 filmes da Marvel, lançados durante uma década. Desses, 16 longas estão disponíveis na TV para um esquenta ou uma revisão durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho. 

Na hora de ver (ou rever) os filmes, fique ligado em detalhes que podem passar despercebidos aos olhares mais desatentos.

Apesar de todos os filmes lançados pela editora de quadrinhos desde Homem de Ferro (2008) estarem relacionados, com heróis de um longa fazendo participações ou mesmo pontas nos filmes dos outros, alguns atores foram substituídos pelo caminho. Edward Norton, por exemplo, foi trocado por Mark Ruffalo na pele (verde) do Incrível Hulk _que, antes, já tinha sido interpretado por Eric Bana.

E os três atores, apesar de talentosos, não têm o porte atlético do chamado Gigante Esmeralda. Por isso, a equipe de efeitos especiais precisou recorrer a um fisiculturista que também trabalha como stripper. Bem propício para ser o corpo de um personagem que está sempre rasgando as roupas.

Mas nem só de intérpretes para o Hulk vive o Universo Marvel. Franquia bilionária, ela atrai nomes variados, que vai de atores da série Game of Thrones a ganhadores do Oscar. Tanta gente quer participar dos filmes que Vin Diesel aceitou até dublar uma árvore que repete uma única frase o tempo todo.

Até a apresentadora Xuxa já fez parte dos longas de super-heróis. Ela, o piloto Ayrton Senna (1960-1994) e a banda Mamonas Assassinas estão na lista de "lição de casa" do Capitão América (Chris Evans) para ficar atualizado com cultura pop.

Confira sete curiosidades do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) para prestar atenção durante o esquenta para Guerra Infinita. Todos os filmes citados estão disponíveis no Now, serviço de vídeo sob demanda para clientes da Net e da Claro TV, que criou um especial Heróis Marvel para facilitar a maratona:

Terrence Howard (à esq.) foi substituído por Don Cheadle no papel de James 'Rhodey' Rhodes

Não parece, mas é
No lançamento do Universo Cinematográfico, a ideia de construir uma franquia de dezenas de filmes interligados parecia surreal. Por isso, alguns atores não quiseram renovar seus contratos e abandonaram os longas.

Terrence Howard, por exemplo, interpretou James "Rhodey" Rhodes logo na estreia, Homem de Ferro (2008). Na hora de renovar contrato para as sequências, porém, o ator quis um cachê maior e foi substituído por Don Cheadle, que apareceu em Homem de Ferro 2 (2010), Homem de Ferro 3 (2013), Vingadores: Era de Ultron (2015) e Capitão América: Guerra Civil (2016). Ele também estará em Guerra Infinita.

No segundo filme da franquia, O Incrível Hulk (2008), outra troca: Edward Norton assumiu o papel de Bruce Banner, o cientista que se transforma no gigante verde. Antes, Eric Bana já tinha interpretado o personagem em Hulk (2003), que não é considerado integrante do MCU.

Norton, porém, não quis ficar preso ao papel e, para poder buscar outros desafios, preferiu ceder seu lugar para Mark Ruffalo. Guerra Infinita será seu quinto filme.

Natalie Dormer e David Bradley trocaram o mundo fantástico de Game of Thrones pela Marvel

O inverno chegou...
Fãs da série Game of Thrones vão gostar de assistir ao filme Capitão América: O Primeiro Vingador (2011). É que dois atores da série aparecem no longa: Natalie Dormer, a Margaery Tyrell, interpreta uma oficial do exército que tenta seduzir o protagonista (ela, inclusive, rouba um beijo do herói certinho); já David Bradley, o Walder Frey, surge como o funcionário de uma igreja que guarda um tesouro.

Em Guerra Infinita, um ator querido de GoT se junta a Natalie e Bradley na lista que une as duas franquias: Peter Dinklage, o Tyrion Lannister, interpreta Eitri, rei dos anões conhecido por sua habilidade em forjar armas.

reprodução/facebook

O stripper e fisiculturista Steve Romm (pintado de verde) com a equipe de maquiagem do filme

Stripper verde
Com a estreia de Mark Ruffalo como Hulk em The Avengers: Os Vingadores (2012), a equipe de efeitos especiais precisava de uma referência para montar digitalmente o corpo do gigante. Ruffalo, longe de ter o físico definido de um super-herói, não serviu como modelo. A produção, então, contratou o fisiculturista Steve Romm. O curioso, porém, é que ele alia sua vida de culto ao corpo com um trabalho como stripper. 

Romm teve o corpo pintado de verde e posou para a equipe. Foi tão bem no posto que, mesmo sendo substituído por outros modelos nos longas seguintes, todos eles são apelidados de Green Steve (Steve Verde), em referência ao stripper.

No Brasil, Capitão América estudou Xuxa e Chaves (à esq.); nos EUA, discoteca e Steve Jobs

Xuxa ou Muro de Berlim?
Congelado no fim de O Primeiro Vingador, Steve Rogers (Chris Evans) acorda nos dias de hoje em Capitão América: O Soldado Invernal (2014). Para se atualizar de tudo o que ocorreu nas décadas que perdeu, ele carrega um caderninho e anota qualquer referência pop que não compreenda.

A Disney e a Marvel decidiram brincar com seus públicos e adaptaram a lista para cada país. No Brasil, por exemplo, Xuxa, Ayrton Senna e Mamonas Assassinas viram lição de casa para Rogers. Nos Estados Unidos, ele precisa estudar o Muro de Berlim (construção e demolição) e Steve Jobs. No Reino Unido, a banda Beatles.

Vin Diesel no estúdio de dublagem ao lado da árvore Groot, que leva a voz do brutamontes

Árvore poliglota
Conhecido pelos filmes de ação, Vin Diesel aparece no Universo da Marvel como a voz da árvore Groot, uma das estrelas de Guardiões da Galáxia (2014). O papel repete uma única fala, "Eu sou Groot", o tempo todo.

Mas a vida de Diesel não foi fácil: para Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017), ele dublou a frase em 15 idiomas diferentes. Além do tradicional inglês, o brutamontes aprendeu a falar português, hindu e até cazaque.

Mark Ruffalo (Bruce Banner, à esq.) e Chris Hemsworth (Thor) em Ragnarok: dinâmica cômica

Deus do trovão e da comédia
Thor (2011) e Thor: O Mundo Sombrio (2013) fizeram sucesso nas bilheterias, mas deixaram um gostinho de quero mais. O próprio Chris Hemsworth, intérprete do personagem principal, reconheceu que estava um pouco cansado do personagem e que queria uma renovação para o terceiro filme, Thor: Ragnarok (2017).

A Marvel e o diretor Taika Waititi aceitaram o pedido do astro e decidiram fechar a trilogia do personagem nórdico com uma pegada mais cômica. "Boa parte do filme tem muito improviso. É mais cômico, a ação é mais maluca", contou o ator em entrevista no talk show de Jimmy Fallon. A aposta deu certo: com piadas disparadas a todo momento, Ragnarok arrecadou US$ 853 milhões (R$ 2,9 bilhões) no mundo.

Benicio Del Toro e Cate Blanchett trocaram os filmes mais sérios por visuais bizarros no MCU

Elenco de ouro
Apesar de filmes de super-heróis valorizarem mais o entretenimento do que a profundidade do roteiro e a construção dos personagens, o MCU tem conseguido atrair grandes astros para compor seu elenco. Nada menos do que 18 atores vencedores do Oscar já participaram do Universo Marvel.

A lista inclui nomes como Anthony Hopkins, Gwyneth Paltrow, Benicio Del Toro e Cate Blanchett. Algumas escalações até geraram controvérsia: caso da de Tilda Swinton, que interpretou o Ancião em Doutor Estranho (2016). Nos quadrinhos, o personagem é um homem asiático, e Tilda é uma mulher ocidental. Com talento de sobra, ela calou a boca dos críticos e roubou a cena como o mestre do herói.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.