Filmes

DISPUTA DE MILHÕES

Franquia de comédia nacional enfrenta nova ameaça da Disney por salas de cinema

DIVULGAÇÃO/GLOBO FILMES/LUCASFILM

Montagem de fotos com Dona Hermínia (Paulo Gustavo) e Kylo Ren (Adam Driver)

Dona Hermínia (Paulo Gustavo) e Kylo Ren (Adam Driver) vão brigar por espaço nos cinemas neste mês

VINÍCIUS ANDRADE - Publicado em 19/12/2019, às 05h11

Das quase 3 mil salas de cinemas disponíveis no Brasil, 2 mil exibirão o filme Star Wars: A Ascensão Skywalker a partir desta quinta (19). Daqui a duas semanas, entra em cartaz um outro arrasa-quarteirão do grupo Disney: Frozen 2. Será entre essas estreias que será lançado Minha Mãe É Uma Peça 3, franquia de comédia nacional que já levou mais de 13,8 milhões de pessoas às telonas.

Essa promete ser a mais recente disputa por espaço de um sucesso de humor brasileiro contra as megaproduções da empresa do Mickey.

De Pernas Pro Ar 3 entrou em cartaz em 11 de abril e conseguiu atrair quase 1,2 milhão de pessoas em suas duas primeiras semanas. Mesmo assim, o longa praticamente sumiu das salas em 25 de abril, quando Vingadores: Ultimato foi lançado e ocupou mais de 2.700 espaços de exibição, 92% da oferta nacional.

Na ocasião, até pessoas que já tinham ingressos comprados com antecedência para assistir ao filme protagonizado por Ingrid Guimarães não conseguiram vê-lo, porque as exibidoras optaram por disponibilizar sessões dos heróis de última hora.

O longa mais esperado do Universo Cinematográfico Marvel foi um fenômeno no mundo inteiro --virou o filme de maior bilheteria na história do cinema, à frente de Avatar (2009), Titanic (1997) e Star Wars - O Despertar da Força (2015). Foi também a produção mais vista no Brasil em todos os tempos: 19,6 milhões de pessoas.

A franquia nacional sobre a dona de uma linha de produtos sexuais foi vítima da ausência da Cota de Tela, uma regra que obriga cinemas no Brasil a exibirem um percentual de filmes nacionais todo ano. O decreto precisa ser renovado anualmente, e o ex-presidente Michel Temer não fez isso antes de terminar o seu mandato em 2018. Sem essa obrigação, as empresas seguem critérios comerciais próprios.

No caso do embate de Minha Mãe É Uma Peça 3 contra A Ascensão Skywalker e Frozen 2, a situação tende a ser um pouco mais vantajosa para a comédia.

Além de ser lançado em uma época em que as pessoas vão mais ao cinema por causa do recesso nos trabalhos e das férias escolares, o filme é protagonizado por Paulo Gustavo, que lançou dois longas nos últimos três anos, sempre nesse período de festas --ambos levaram mais de 5 milhões de pessoas às telonas.

Outro ponto que favorece o longa de dona Hermínia é que, apesar de serem arrasa-quarteirões, o desfecho de Star Wars e a segunda parte de Frozen não devem vender os quase 20 milhões de ingressos de Vingadores: Ultimato.

Somados, O Despertar da Força (2015) e Os Últimos Jedi (2017) foram vistos por 10,2 milhões de pessoas --menos do que o público levado ao cinema pelos dois primeiros longas de Minha Mãe É Uma Peça. Já a primeira parte de Frozen foi assistida por 4,2 milhões de pessoas no Brasil.

Assista abaixo ao trailer de Minha Mãe É Uma Peça 3, que chega aos cinemas em 26 de dezembro:

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

O autor Alcides Nogueira em entrevista ao programa Persona em Foco, da TV Cultura, em junho deste ano

FECHADO ATÉ 2022

Sem espaço, autores da Globo esperam mais de três anos para emplacar novela

Bruno Gagliasso em O Sétimo Guardião, Fernanda Vasconcellos em 3% e Marco Pigossi em Tidelands; os três protagonistas da Globo saíram da emissora para atuarem na Netflix

GAGLIASSO NÃO ESTÁ SÓ

Quem precisa da Globo? 10 artistas que trocaram a emissora pelo streaming

Jodhi May e Henry Cavill travam um duelo com espadas no drama The Witcher, aguardada série da Netflix

Drama fantasioso

Netflix investe milhões em The Witcher para ter a sua Game of Thrones

Imagem de Tati Dias durante festa final de A Fazenda 11, reality show da Record

PEGOU MAL

Tati Dias leva bronca por ser linguaruda e descumprir regra de A Fazenda

+ Lidas

1

Silvio exibe reunião de Bolsonaro no SBT sem cortes em palavrões

2

Sikêra Jr. contraria médicos e invade TV com uma retroescavadeira

3

Globo fecha setor após maquiadora de Bonner e Renata pegar coronavírus

4

Xanddy tem cachê penhorado para pagar dívida de R$ 5 milhões

5

Atriz entrega segredos de Poliana e enfrenta situação embaraçosa

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual novela a Globo deve passar após Fina Estampa?

Últimas notícias

No banco de A Praça É Nossa, Paulinho Gogó (Maurício Manfrini) e Carlos Alberto de Nóbrega dão risada
De casa e via internet, Xuxa Meneghel concedeu entrevista ao programa Conversa com Bial, da Globo
O ator Felipe Camargo caracterizado como José Bonifácio em cena de Novo Mundo
Janine Borba e Eduardo Ribeiro na edição de sábado do Jornal da Record: