Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bukassa Kabengele

Ator de Malhação ganha prêmio em festival espanhol por filme gravado em favela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Bukassa Kabengele segurando um microfone no programa Encontro com Fátima Bernardes, em janeiro deste ano

Bukassa Kabengele no programa Encontro, em janeiro deste ano; ator ganhou prêmio internacional

REDAÇÃO

Publicado em 28/9/2019 - 17h53

Bukassa Kabengele, que atuou na novela Malhação - Vidas Brasileiras (2018), ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de San Sebastian por seu papel no filme Pacificado (2019). O longa-metragem, gravado em uma favela do Rio de Janeiro, foi a única produção brasileira a participar da premiação, e conquistou o troféu de melhor filme.

Pacificado mostra a disputa de poder por traficantes dentro do Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro. O filme, dirigido pelo norte-americano Paxton Winters, foi o primeiro longa brasileiro a ganhar um prêmio do Festival de San Sebastian. Além de melhor filme e melhor ator, a produção de Darren Aronofsky também ganhou a categoria de melhor fotografia, para Laura Merians.

"Decidi ser uma voz, a voz de tantos que não têm oportunidades", disse Kabengele em mensagem lida na cerimônia de encerramento por sua colega de elenco Débora Nascimento.

Na trama, Bukassa Kabengele interpreta o protagonista Jaca, um homem que, depois de passar 14 anos preso, decide retornar à favela onde morava para tentar construir uma relação com a filha de 13 anos. No elenco de Pacificado também estão os atores José Loreto, Raphael Logam, Cassia Gil e Léa Garcia. 

Em seu Instagram, o ator nascido na Bélgica, mas naturalizado brasileiro, comemorou o reconhecimento. "Pelo meu amor, trabalho e respeito profundo à arte toquei o coração de 2 mil pessoas num dos maiores festivais de cinema do mundo. Não sou melhor ou maior que ninguém, mas quando sou respeitado e com as oportunidades posso ser maior que um elefante", escreveu Kabengele. 

Pacificado ainda não tem previsão de estreia no Brasil, mas será lançado pela Fox. 

Confira a publicação de Bukassa Kabengele na íntegra em seu Instagram: 

View this post on Instagram

"Oportunidade e interação sem julgamento" Sai da exibição do longa @pacifiaed em @sansebastianfes, um dos maiores festivais de cinema do mundo ovacionado pelo público, no meu primeiro papel como protaginista... Eu sou o mesmo ator, que trabalha num país com poucas oportunidades a atores negros... Pelo meu amor, trabalho e respeito profundo a arte toquei o coração de 2 mil pessoas num dos maiores festivais de cinema do mundo... Não sou melhor ou maior que ninguém, mas quando sou respeitado e com as oportunidades posso ser maior que um elefante, eu, vc ou qualquer um...Brasil é grande, o povo negro é grande, o povo indígena é grande, não somos menores que ninguém... "Pequeno" é o preconceito, o racismo nessa terra que tenta nos abafar...Mas, meus irmãos e irmãs do mundo, se tirarmos isso...Sobra a grandeza do ser humano, que em qualquer país valoriza a arte, o trabalho, o talento... Fomos aplaudidos de pé... Não foi pela minha cor, não pela fama que não tenho. Mas pelo pelo reconhecimento do meu trabalho, tive que ter uma única oportunidade de protagonizar, para ser aplaudido fora do país que tanto luto e defendo... Não tem problema, toda minha luta é dar dignidade ao povo negro, ao Brasil e ao meu continente africano... Luto pelo amor respeito dos seres humanos se julgamento ou precincoceitos e ponto. Ao público de San Sebastian que lotou o cinema, comprou ingresso para apreciar a arte do Brasil e de qualquer lugar do mundo sem julgamento....Muito obrigado... Vcs me deram renovação e força para eu seguir lutando com amor pela arte... Acredito que a arte toca nosso imaginário e transforma o ser humano, a saída ainda é cultura, educação, respeito e amor... Me curvei para beijar o chão, pois o chão é a base que nos une a todos no mundo, só assim poderia no meu pequeno beijo alcançar a todos... Volto ao Brasil transformado e certo das ninjas lutas e escolhas na vida... Obrigado a todos...Esse reconhecimento sensato e carinho do público já diz tudo... Com amor meu muito obrigado a essa jornada na Espanha ❤❤❤🙏🏾🙏🏾🙏🏾👏🏿👏🏿👏🏿✊🏾✊🏾✊🏾✌🏾✌🏾✌🏾 . . . #cinema #teatro #cultura #respeito #vida #brasil #mundo #atores #respeito

A post shared by Bukassa Kabengele (@bukassakabengele) on

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.