PROGRAMAÇÃO 2025
Reprodução/Record
A apresentadora Rachel Sheherazade, que ficará sem programa e poderá ser dispensada pela Record
As demissões no departamento de Jornalismo da Record nesta semana foram apenas o começo de um processo de reestruturação interna que deve ter capítulos dramáticos em dezembro e janeiro. Para acomodar a chegada do Campeonato Brasileiro de Futebol, que exigirá a contratação de cerca de 100 profissionais, a emissora extinguirá programas e demitirá até 150 pessoas.
Já está certo que o Câmera Record, exibido aos domingos, no final de noite, não passará de ano. O programa acabará em dezembro. Seu apresentador, Roberto Cabrini, irá apresentar o Domingo Espetacular em 2025, ao lado de Carolina Ferraz.
Na grade, o Câmera Record será substituído por uma mesa-redonda a ser comandada pelo ex-Globo e SBT Cléber Machado, recém-contratado. O programa esportivo foi um compromisso assumido pela Record com a LFU (Liga Forte União), que representa clubes como Corinthians, Botafogo e Vasco. A emissora vai transmitir jogos dos times da LFU nos próximos três anos.
Os seis demitidos desta semana eram do núcleo de jornalismo investigativo. A área deverá sofrer novas baixas. O Repórter Record Investigação terá apenas mais uma temporada no ano que vem. Os episódios que estavam sendo produzidos serão finalizados, mas novos não entrarão na linha de produção.
Outra maldade de fim de ano será com o Domingo Record. O programa de Rachel Sheherazade, que estreou em agosto, vai sair do ar porque "não performa", de acordo com uma alta fonte. Só falta avisar a apresentadora, que também não fará em 2025 o reality show A Grande Conquista, substituído pelo Power Couple Brasil, a ser apresentado por Felipe Andreoli e Rafa Brites. Contratada por temporada, Sheherazade deverá ser dispensada.
A continuidade do Hora do Faro é uma dúvida que deve ser sanada na próxima terça (3), em uma reunião da cúpula da Record. A tendência é que o programa acabe, já que a emissora passará a ter futebol aos domingos, das 18h às 20h30, durante quase todo o ano, e não apenas no primeiro trimestre.
O contrato de Rodrigo Faro termina em 31 de dezembro e, até agora, a emissora não o procurou para conversar. Uma ala da Record defende que o apresentador seja aproveitado numa linha de formatos de temporada, como o Canta Comigo. Esse cenário, no entanto, é o menos provável. Depois de 16 anos de Record, Faro pode descansar em 2025.
Segundo fontes bem posicionadas, as demissões no Jornalismo e em programas do Entretenimento serão necessárias para acomodar a contratação de novos profissionais, voltados para a cobertura de futebol.
A expectativa é que o corte chegue a 150 pessoas, se for confirmado o fim do Hora do Faro. Como serão contratadas 100 para o projeto esportivo, haverá um saldo negativo de 50 demissões.
A Record aposta no futebol para alavancar sua audiência e seu faturamento nos próximos anos, mas deverá ter um 2025 de resultados discretos. Até agora, foram anunciadas as vendas de quatro cotas de patrocínio (Amstel, Sportingbet/EstrelaBet, GM e Magalu) e uma de top 5 (Burger King).
Na próxima semana, deverão ser apresentados mais dois patrocinadores --um banco e uma marca de cosméticos. As receitas com anunciantes do futebol já dobraram o que a Record investiu em direitos de transmissão (algo em torno de R$ 215 milhões), de acordo com fontes. Mas a margem será pequena, porque ainda há os custos de produção e custos indiretos. Nesse primeiro ano, o futebol não deverá trazer dinheiro extra.
As transmissões do Campeonato Brasileiro a partir do ano que vem deixarão de ser exclusivas do Grupo Globo. Os direitos foram divididos em duas ligas. A Globo fechou com a Libra (de Flamengo, Palmeiras e São Paulo). A LFU já assinou com a Record, o YouTube e a Amazon e ainda negocia um pacote para assinatura, que pode ser adquirido pelo Premiere, da Globo.
A Record terá direito a 38 jogos da LFU, um por rodada. Ela dividirá o mesmo pacote com o YouTube, que repassou os direitos para a CazéTV. A Amazon, que está contratando Galvão Bueno, terá um pacote exclusivo de jogos.
A transmissão dependerá de quem é o mandante do jogo. Se Corinthians e São Paulo jogarem na NeoQuímica Arena, por exemplo, a transmissão pode ser da Record. Se o jogo for no Morumbis, a opção é da Globo.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Câmera Record
Demissões
Domingo Record
Felipe Andreoli
Hora do Faro
Rachel Sheherazade
Record
Roberto Cabrini
Rodrigo Faro
Mais lidas