Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BEIJO SEM BOCA

Globo vai usar efeitos especiais para ter beijo em novelas na pandemia

CAMILLA MAIA/TV GLOBO

Vitória Strada (Kyra) beija Rafael (Bruno Ferrari) de olhos vendados em cena de Salve-se Quem Puder

Bruno Ferrari e Vitória Strada se beijam em Salve-se Quem Puder; cenas como essa serão feitas por computador

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 24/6/2020 - 5h17

A Globo vai usar efeitos visuais para levar ao ar cenas com beijo na boca e abraços na retomada das novelas. A emissora, que se prepara para voltar a gravar Amor de Mãe em 27 de julho, encomendou aos seus técnicos de efeitos soluções para sequências que até pouco tempo atrás eram fáceis de produzir, mas que ficaram inviáveis com a pandemia do novo coronavírus.

"A gente está estudando todas as possibilidades para ajudar a viabilizar as novelas", diz Uno de Oliveira, supervisor de efeitos da emissora, responsável técnico e artístico pelos produtos de teledramaturgia. "A gente vai trabalhar com coisas muito simples, como um beijo, um toque, mas isso não é simples de fazer. Tem que ser um efeito invisível, as pessoas não podem perceber que é um efeito gráfico".

A Globo já usa bastante efeitos visuais. No começo de Salve-se Quem Puder, superproduziu em seus estúdios, no Rio de Janeiro, cenas de perseguição durante um furacão devastador em Cancún, no México, misturando computação gráfica (imagens desenhadas em computador) e gravações em uma piscina com máquinas para produzir vento e chuva.

joão miguel júnior/tv globo

Vitória Strada e Deborah Secco em gravação de cena com efeitos especiais na novela das sete

O departamento de efeitos visuais terá agora que se dedicar a produções bem mais modestas, e em escala muito maior. Como o protocolo de segurança elaborado pela emissora proíbe gravações externas, imagens de Lurdes (Regina Casé) por ruas movimentadas do subúrbio carioca ou mesmo na praia, por exemplo, serão feitas com a participação dos profissionais de VFX (de visual effects).

"Estamos estudando formas de trazer as externas para dentro do estúdio. Uma solução é mandar uma equipe pequena à praia para gravar a base. A mesma coisa com carros, vamos ter que trazê-los para os estúdios", explica Uno de Oliveira. Base, a grosso modo, são as imagens de fundo que são intercaladas com outras imagens produzidas em ambiente controlado ou em computador.

Segundo Oliveira, o departamento de efeitos especiais tende a dobrar de tamanho nos próximos anos, porque a demanda será "gigantesca".

O novo modo de produção adaptado à pandemia vai sair mais caro e tomará muito mais tempo. Cenas simples, como duas pessoas conversando de perto, terão de ser feitas em duas etapas, uma com um ator de um lado e outra com o outro ator do outro lado.

Segundo executivos da Globo, não será mais possível gravar um capítulo de novela por dia. Por isso, já se considera a hipótese de reprisar mais uma novela às 21h após o retorno de Amor de Mãe, para dar tempo de sua substituta, Um Lugar ao Sol, ganhar frente.

'Feira' de efeitos especiais será online

Uno de Oliveira vai contar como a Globo está se preparando para a retomada das gravações no VFXRio, maior evento de efeitos especiais da América Latina, que neste ano será online, com lives gratuitas, nesta sexta (26) e sábado (27). Na sexta, às 18h30, ele vai mostrar como o crescente uso de efeitos visuais viabiliza projetos com a limitação da circulação e do contato entre as pessoas.

A grande estrela do evento será o montador inglês Roger Guyett, famoso por supervisionar os efeitos especiais de Star Wars: O Despertar da Força (2015) e Star Trek (2009), entre outras superproduções. Seis vezes indicado ao Oscar, ele falará no sábado, às 15h30.

Veja no vídeo abaixo como a Globo produziu uma cena de Êta Mundo Bom! com a ajuda de efeitos especiais:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.