Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORNAL NACIONAL

Globo bate o martelo e escolhe a nova Maju Coutinho; saiba quem

Reprodução/Instagram

As jornalistas Anne Lottermann e Maju Coutinho em foto publicada na semana passada no Instagram

Anne Lottermann e Maju Coutinho em foto publicada na semana passada: encontro não foi por acaso

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 16/9/2019 - 5h29
Atualizado em 16/9/2019 - 9h44

A substituta de Maria Júlia Coutinho na apresentação do mapa-tempo do Jornal Nacional será uma gaúcha que construiu sua carreira jornalística no Rio de Janeiro. Apresentadora do quadro de meteorologia do RJ2 desde 2016, Anne Lottermann foi a escolhida pela cúpula do Jornalismo da emissora para ser a nova companheira de Willliam Bonner e Renata Vasconcellos.

Prestes a completar 36 anos (em outubro), Anne deve ser anunciada oficialmente no cargo nesta semana. Ainda não há previsão de quando ela começa definitivamente no JN. É que ela terá que se mudar do Rio para São Paulo e tem dois filhos pequenos, em idade escolar.

Na semana passada, Anne tomou as primeiras providências para a mudança e se encontrou com Maria Júlia, a Maju. Procurada, a Globo não se manifestou até o momento.

A jornalista já vinha sendo testada para assumir a previsão do tempo do principal telejornal do país. Em março deste ano, passou a trocar o Rio por SP nos finais de semana para dar plantão no Jornal Nacional.

Desde o anúncio da promoção de Maju Coutinho para o Jornal Hoje, informação que o Notícias da TV publicou em primeira mão em 9 de agosto, Anne era considerada uma das favoritas para substituí-la no JN. As outras duas eram Jacqueline Brasil, do Hora 1 e Bom Dia Brasil, e Eliana Marques, primeira substituta de Maju no mapa-tempo.

Viúva, jornalista enfrentou drama familiar

Não será a primeira vez que Anne irá morar em São Paulo. Depois de ser babá e professora em Santa Rosa (RS), ela tentou a sorte como modelo durante dois anos na capital paulista. Jornalista formada, foi contratada em 2006 pela BandNews para ser produtora e apresentadora no Rio.

A jornalista Anne Lottermann no cenário do RJ2

Um ano depois, teve que voltar a viver em SP, como apresentadora do canal de notícias da Band. Em 2010, Anne voltou para o Rio, para trabalhar na GloboNews. Quatro anos depois, entrou para a equipe da Globo Rio.

Há dois anos, Anne enfrentou um drama familiar. Ela perdeu o marido, Flávio Machado, após sete meses de luta contra um câncer no peritônio. Desde então, vem sendo mãe e pai de Gael, 6 anos, e de Leo, 3. A fé no espiritismo ajudou a enfrentar a dor.

"Dia desses, Gael chorou na hora de dormir porque estava com saudade do pai. Eu o abracei e falei que eu também sinto saudade do papai e tudo bem que ele chore, porque a mamãe também chora. A morte do pai é uma coisa natural para eles. Falar do Flávio não é assunto proibido lá em casa. A gente fala dele com alegria", disse recentemente ao jornal Extra.

Quadro do tempo tem três décadas de história

A nomeação de Anne Lottermann para o mapa-tempo do JN quebra uma tradição da Globo de sempre escolher profissionais que atuam em São Paulo, onde o quadro é produzido e gerado ao vivo.

O quadro só virou fixo e com cenário próprio em 1991. Sandra Annenberg, que na última sexta-feira (13) se despediu do Jornal Hoje, foi a primeira a apresentá-lo.

Sandra gravava o quadro diante de um fundo verde, o chamado chroma key, no qual se projetavam imagens e informações metereológicas. Depois de editado, o material era enviado para o Rio e entrava no JN como videotape. O quadro só se tornou ao vivo em 2015, com a estreia de Maju como apresentadora fixa e novos recursos tecnológicos.

Em 1996, quando William Bonner assumiu a bancada do JN, a Globo inovou escalando para apresentar o quadro um meteorologista, Carlos Magno, que até então só atuava nos bastidores. Depois dele, só vieram jornalistas: Fabiana Scaranzi, Patrícia Poeta, Mariana Godoy, Fabrício Bataglini, Evaristo Costa, Lúcio Sturm, Rosana Jatobá, Michelle Loreto e Flávia Freire.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.