Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PANDEMIA

Apresentadora ganha folga na Globo após trabalhar seis sábados seguidos

Reprodução/TV Globo

Gloria Vanique em montagem que a registra no SP2 nos últimos seis sábados, a partir de 21 de março

Gloria Vanique em montagem que a registra no SP2 nos últimos seis sábados, a partir de 21 de março

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 2/5/2020 - 5h21
Atualizado em 2/5/2020 - 19h18

[Atenção: este texto sofreu atualização)

A pandemia do novo coronavírus impôs à maioria dos jornalistas da Globo uma carga maior de trabalho. Porém, ninguém tem dado mais plantão do que Gloria Vanique, co-apresentadora do Bom Dia São Paulo. Ela ancorou o SP2 nos últimos seis sábados. Deveria bater cartão no telejornal de novo na noite de hoje (2), mas a Globo mudou a escala de plantonistas após ser procurada pelo Notícias da TV, na sexta (1º), e ela finalmente ganhou uma folga.

Gloria é a única que não teve nenhum fim de semana livre desde que começou a quarentena, em meados de março. Ela não se importa de ralar tanto. Pelo contrário, se colocou à disposição da chefia para fazer todos os plantões. "É só um ajuste na escala, estamos numa cobertura especial e todos os colegas estão se adequando aos horários da programação", justificou a jornalista.

A colega de bancada de Rodrigo Bocardi é vítima (ou beneficiária, dependendo do ponto de vista) de um código não escrito de honra da Globo. Por serem plantonistas do Jornal Nacional, Bocardi e Kovalick não estavam sendo escalados para o SP1 ou SP2 dos sábados (nem para o Jornal Hoje), porque isso poderia ser interpretado como um sinal de desprestígio, apesar da situação excepcional.

O quadro mudou repentinamente. Até ontem (1º) à tarde, a escala de plantonistas divulgada na Redação da Globo em São Paulo previa Alan Severiano no SP1. Mas quem apareceu no telejornal neste sábado foi Bocardi. Severiano foi deslocado para o SP2, no lugar de Gloria Vanique.

Assim como o país, o Jornalismo da Globo passa por um estado de emergência. Todos os profissionais com mais de 60 anos considerados grupo de risco para o novo vírus foram afastados. Caso de Carlos Tramontina, titular do SP2. Isso aumentou o trabalho dos que continuam nas redações e nas ruas.

Para evitar viagens áreas, a Globo alterou o rodízio de apresentadores do Jornal Nacional nos finais de semana. Estão sendo escalados apenas jornalistas que atuam no Rio de Janeiro, como André Trigueiro e Monica Teixeira. Até William Bonner está tendo que dar plantão. 

Isso tirou Bocardi, Kovalick, Maju Coutinho e César Tralli temporariamente da bancada do JN. Tralli tem se desdobrado durante a semana, apresentando o SP1 na Globo e o Edição das 18h na GloboNews. Maju tem trabalhado um fim de semana e descansado outro. Ela tem revezado com Márcio Gomes no Jornal Hoje. No SP1, ao sábados, vinha ocorrendo um revezamento entre Alan Severiano e Michelle Barros.

Procurada, a Globo não se manifestou até a publicação deste texto. Confira no quadro abaixo como foi a escala nos últimos finais de semana.

QUEM TRABALHA MAIS NO FINAL DE SEMANA DA GLOBO 

DiaSP1SP2Jornal HojeJornal Nacional
7 de marçoAlan SeverianoAlan SeverianoZileide Silva

Marcelo Magno

e Priscila Castro

14 de marçoMichelle BarrosMichelle BarrosZileide Silva

Márcio Bonfim

e Cristina Ranzolin

21 de marçoGloria VaniqueGloria VaniqueMaju Coutinho

Flavio Fachel

e Mônica Teixeira

28 de marçoCésar TralliGloria VaniqueMárcio Gomes

Hélter Duarte

e Ana Paula Araújo

4 de abrilMichelle BarrosGloria VaniqueMaju Coutinho

Flavio Fachel

e Mônica Teixeira

11 de abril

Alan SeverianoGloria VaniqueMárcio Gomes

William Bonner

e Renata Vasconcellos

18 de abril

Michelle BarrosGloria VaniqueMaju Coutinho

Hélter Duarte

e Mariana Gross

25 de abrilAlan SeverianoGloria VaniqueMárcio Gomes

André Trigueiro

e Ana Paula Araújo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.