Celebridades

JOVEM LESADA

Mulher de Pyong Lee é acusada de fraudar concurso de carro zero; entenda

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Sammy Lee e Pyong Lee em foto publicada no Instagram em junho de 2020

Sammy e Pyong Lee em foto publicada no Instagram; concurso da mulher do ex-BBB virou polêmica

ELBA KRISS - Publicado em 22/06/2020, às 05h40

Um concurso de carro zero promovido por Sammy Lee, mulher de Pyong Lee, em sua rede social virou caso de polícia. A influenciadora digital está sendo acusada de fraudar o resultado do sorteio virtual, que teve sérias alterações em seu regulamento e deixou os participantes confusos. A internauta Giselly Laiure, 20 anos, alega ter sido lesada e diz ser a verdadeira contemplada.

Em maio último, Sammy anunciou um sorteio do veículo zero -- um Renault Kwid -- em seu Instagram. A mulher do ex-participante do Big Brother Brasil 20 realizou uma promoção autorizada e certificada pela Secap (Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria), do Ministério da Economia.

No regulamento, a empresa Quasar Treinamentos e Eventos aparece como mandatária. O ex-BBB é um dos fundadores do estabelecimento, que atua com capacitação em hipnoterapia. A promoção válida em todo território nacional aconteceu inteiramente no Instagram. Sammy anunciou o perfil parceiro @aquitempremios como a página do sorteio.

Para participar, bastava ser maior de 18 anos e seguir algumas regras, como comentar na foto oficial do evento marcando dois amigos. A página do interessado deveria estar aberta para o público e os internautas deveriam seguir outros 55 perfis de parceiros da ação.

Ao comentar na publicação válida para o sorteio, cada internauta era inserido em uma planilha com uma sequência numérica de referência, chamada pelos organizadores de "número da sorte". Uma lista com todos as pessoas que aderiram ao concurso foi disponibilizada para consulta no @aquitempremios.

A escolha dos números contemplados aconteceria a partir da extração da Lotomania de 5 de junho. E o resultado do ganhador seria anunciado no dia 7.

Alteração no regulamento

No entanto, uma confusão envolvendo os organizadores da promoção alterou toda a ação. Em um documento de 9 de junho, a Quasar Treinamentos informou mudanças: o perfil @aquitempremios não era mais parceiro. A página @presentesdasammy foi dada como a nova responsável pela divulgação do resultado.

A data de extração da Lotomania também mudou. Os números válidos seriam os do sorteio de 12 de junho, e a apuração foi adiada para o dia 13. No entanto, os participantes apenas souberam do desfecho na terça-feira (16).

Além disso, a planilha com os "números da sorte" de todos os inscritos teria sido alterada. É o que alega Giselly Laiure, que registrou um boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia de Joinville, em Santa Catarina.

No documento, a jovem detalha as alterações no regulamento e alega que a equipe de Sammy entrou em contato na segunda (15) para informar que ela era a ganhadora. No dia seguinte, outra pessoa foi anunciada como vencedora.

Segundo ela, a planilha original foi alterada e dividida em cinco partes, o que mudou a ordem dos números da sorte. "A Sammy estava em parceria com outro Instagram, o @aquitempremios. Depois, eles se separaram e parece que ela fez por conta própria", explica Giselly ao Notícias da TV.

"No dia 12, quando saiu o resultado da Lotomania, comecei a receber mensagens de pessoas falando que eu tinha ganhado o carro. As pessoas viram o resultado e olharam a planilha e, realmente, os números estavam batendo", detalha.

"Só que parece que as planilhas foram alteradas. Quando fui conferir no dia 12, só tinha um documento. Depois, no dia 13, tinham cinco planilhas e os comentários foram fracionados. Nessa segunda vez, o número da sorte da Lotomania não era mais meu, era de outra pessoa. Inicialmente, eu tinha ganhado e depois não ganhei mais", desabafa ela.

A internauta conta que seu nome como vencedora era tão certo que chegou a ser procurada pela assessoria de Sammy. "Tinham dito que eu era a possível ganhadora, pois eu tinha seguido todas as regras e tudo mais. Depois, fiquei sem saber o que estava acontecendo", reclama.

"Sei que muita gente enviou denúncia para a Secap. A Secretaria falou para eu procurar o Procon porque eles receberam diversas denúncias dizendo que eles [os organizadores] estavam descumprindo o regulamento", desabafa.

Após a divulgação do resultado com o nome de outra pessoa, a jovem não foi procurada pela equipe de Sammy para explicações. Diante disso, ela decidiu registrar um boletim de ocorrência para abrir uma investigação do caso.

O outro lado

O Notícias da TV entrou em contato com a Quasar Treinamentos e Eventos, empresa de Pyong Lee responsável pela promoção virtual. O departamento jurídico do estabelecimento confirmou as alterações no regulamento. No entanto, afirma que tudo foi conferido pela Secap para garantir a segurança dos dados.

Sobre a suposta alteração na ordem dos números da sorte, a Quasar diz que pode ter ocorrido o download de um arquivo inválido com "erro de junção". Confira o comunicado na íntegra:

"Em relação ao sorteio, somente são válidas as informações presentes no link disponibilizado no perfil @PresentesDaSammy, autorizado pela SECAP/ME, conforme abaixo:

https://bit.ly/Sammy_SorteioKwid_Maio

Neste link, que segue o Regulamento da SECAP/ME, consta o Regulamento final, a solicitação de ajuste de Regulamento e os cinco arquivos da extração do sorteio, conforme solicitado pela SECAP/ME, que deve ser dividido em arquivos de até 15mb e salvos em .CSV. Tais arquivos foram enviados a sistema online do SECAP/ME no dia 8/6/2020, logo após o encerramento do sorteio, para garantir a segurança dos dados e que não exista qualquer forma de alteração.

O que pode ter ocorrido junto a esta participante é o download de um arquivo inválido que detinha erro de junção, que foi colocado e retirado em seguida deste link, pois somente devem ser disponibilizados os arquivos idênticos aos que foram enviados ao sistema do SECAP/ME em 8/6/2020, antes do resultado da extração da Lotomania (concurso 2082) do dia 12/6/2020, que revelou os números em ordem de sorteio:

44 86 89 55 28 42 05 54 84 57 76 25 90 68 20 19 78 13 49 66

(Número da Sorte: 4-69582)

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/lotomania

Atenciosamente,
Quasar"

Confira publicação de Sammy Lee no Instagram sobre o concurso:

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

✨ ✨ ✨ SORTEIO KWID 24/05: SECAP/ME: 04.008210/2020 GANHADORA @alessandraevol

Uma publicação compartilhada por @ presentesdasammy em

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Júlio Falcão (Edson Celulari) em cena de Explode Coração (1995) em frente a um computador antigo

TECNOLOGIA IMPRESSIONOU

Futurista há 25 anos, Explode Coração estreia no Globoplay

O ator LaRoyce Hawkins como o personagem Kevin Atwater da série Chicago P.D., da NBC

VIOLÊNCIA EXCESSIVA

Série no olho do furacão, Chicago P.D. aborda racismo dentro da própria polícia

Os atores Fabio Assunção e Marina Ruy Barbosa em cena de beijo na novela Totalmente Demais

PODCAST NOVELEIROS

De beijoqueiros a incêndio criminoso: Clima vai esquentar

Davi Campolongo (Bento) e Gutto Szuster (Cássio) caracterizados como seus personagens em cena de As Aventuras de Poliana

GUTTO SZUSTER

Ator do SBT tem futuro incerto em Poliana Moça após teste de DNA

+ Lidas

1

Totalmente Demais: Jonatas prova amor sem limites por Wesley

2

Fina Estampa: Antenor encara 'visita da morte' no leito de um hospital

3

Novo Mundo: Anna causa a ruína de Thomas com podre

4

Fabinho implora para Cassandra dar golpe em Totalmente Demais

5

Dagmar toca o terror em Zuleika: 'Arranco cabelo'

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias

Paulo Rocha, que interpreta Dino na novela Totalmente Demais
Montagem com o ator mexicano Roberto Gómez Bolaños caracterizado como o Chaves (à esq.) e como o Chapolin Colorado
Antonia Fontenelle em foto para seu Instagram em julho de 2020
Dentro de um carro, do lado do motorista, o ator Chris O'Dowd folheia um roteiro manchado de sangue na série Get Shorty