Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONVERSA COM BIAL

Médium dos famosos, João de Deus é acusado de abuso sexual: 'Fiz com nojo'

DIVULGAÇÃO/REPRODUÇÃO/TV GLOBO

No Conversa com Bial, João de Deus foi acusado de abuso sexual pela holandesa Zahira Lieneke Mous - DIVULGAÇÃO/REPRODUÇÃO/TV GLOBO

No Conversa com Bial, João de Deus foi acusado de abuso sexual pela holandesa Zahira Lieneke Mous

REDAÇÃO

Publicado em 8/12/2018 - 5h44

O talk show Conversa com Bial trouxe à tona denúncias de abuso sexual contra João Teixeira de Faria, o João de Deus, médium de 76 anos de idade famoso por realizar cirurgias espirituais. "Ele sentou numa cadeira e pediu pra eu fazer sexo oral nele. Eu fiz com muito nojo. Ele falava: 'Faça isso direito, menina. Você não quer as coisas?'", relatou uma das entrevistadas. O curandeiro é conhecido por atender celebridades como Xuxa Meneghel, Oprah Winfrey e Claudia Raia. 

Exibida na madrugada de sexta para este sábado (8), a atração comandada por Pedro Bial ouviu dez mulheres. Por questões de tempo, apenas quatro desses depoimentos foram exibidos: o de uma holandesa, que foi ao estúdio da atração, e os de três brasileiras, que gravaram sem mostrar o rosto por medo e vergonha. 

"Ele pegava a minha mão para eu pegar no pênis dele. E eu tirava a mão. E ele falava: 'Você é forte, você é corajosa, o que você está fazendo tem um valor enorme'. Eu não estava fazendo nada, sabe. Eu estava ali sendo abusada", contou uma das entrevistadas. Ela procurou o médium porque estava com depressão e pensamentos suicidas. 

De acordo com os relatos apresentados no Conversa com Bial, havia um padrão nos casos. As mulheres disseram que primeiro iam para as sessões coletivas, quando o médium faz o trabalho espiritual aos olhos de uma plateia à procura de cura.

A mulher pela qual João de Deus se interessava era convidada para retornar depois e fazer um atendimento individual para conseguir o milagre desejado. 

"Você, de certa forma, se sente especial e pensa: 'Eu vou receber a cura. Uau! Finalmente isso está acontecendo'", disse Zahira Lieneke Mous, a única que aceitou mostrar o rosto no programa. "Eu entrei no escritório dele e quem quer estivesse lá, desapareceu do escritório e fiquei sozinha com ele", completou. 

No momento em que se encontra a sós com as supostas vítimas, João faz uma pergunta: "Você está aqui para que mesmo?". O abuso começava quando ele pedia para que elas ficassem de costas. 

"Ele agarrou a minha mão direita e colocou pra trás de mim na calça dele. Eu congelei e pensei: 'Por que isso está acontecendo? Por que eu tenho que tocar no seu pênis para que eu possa ser curada?' Ele tinha um grande sofá no banheiro dele. Ele me puxou até lá e me colocou de joelhos na frente dele", relatou Zahira, que contou que o masturbou depois disso. 

"Eu estava em choque. Eu não conseguia acreditar naquilo. Eu estava congelada. E ele continuava conversando, falando sobre a minha família, enquanto isso estava acontecendo", afirmou. 

"Venho negando isso há quatro anos. Eu não contei pra ninguém, basicamente. E agora eu sei que muitas mulheres foram afetadas, é por isso que eu estou aqui. É por isso que valeu a pena eu ter feito isso", confessou a entrevistada de Pedro Bial. 

"Ele sentou numa cadeira e pediu pra eu fazer sexo oral nele. E aí eu fiz com muito nojo. E realmente eu não fazia, porque eu não chegava perto. E ele falava: 'Faça isso direito, menina! Você não quer as coisas?", contou uma das brasileiras que preferiu não se identificar.

Outra convidada do Conversa com Bial foi Amy Biank, coach espiritual e autora americana, que levava pessoas em peregrinação para a Casa Dom Inácio de Loyola desde 2002. Ela afirmou que as pessoas que trabalham com o médium sabem do que acontece, mas que os poucos que tentam denunciar saem da casa por medo, já que ele é um "homem muito poderoso". Amy diz ter sofrido ameaças de morte.

O programa da Globo tentou entrevistar o curandeiro, mas recebeu um posicionamento em nota da assessoria de imprensa.

"Há 44 anos, João de Deus atende milhares de pessoas em Abadiânia, praticando o bem por meio de tratamentos espirituais. Apesar de não ter sido informado dos detalhes da reportagem, ele rechaça veementemente qualquer prática imprópria em seus atendimentos". 

Médium das celebridades
João de Deus atende até 10 mil pessoas por mês em Abadiânia, cidade com menos de 20 mil habitantes, localizada no interior de Goiás. Ele recebe gente do mundo inteiro em busca de ajuda para problemas físicos e mentais, inclusive celebridades e políticos que se dizem impressionados com seu trabalho. 

Oprah Winfrey com João de Deus em  em Abadiânia, Goiás, em março de 2013
Foto: Fabiana Aquino/Divulgação

Em 2012, a apresentadora norte-americana Oprah Winfrey visitou o local para fazer uma reportagem com o médium. Ela tomou café da manhã e fez uma entrevista com João de Deus debaixo de uma mangueira no quintal da casa. Também participou de orações e sessões de meditação. 

"Foi uma experiência muito forte. Eu ainda estou processando o que aconteceu. Eu estou maravilhada", comentou Oprah na ocasião. 

Além de Oprah, outras celebridades já deram declarações positivas sobre João de Deus. "Ele é um iluminado", soltou Xuxa após uma visita em 2011. 

Não é difícil encontrar famosos que o médium tenha atendido. Juliana Paes, Camila Pitanga, Fábio Assunção, Claudia Raia, Marcos Mion e Wanessa Camargo estão na lista. O curandeiro também tem amigos poderosos. Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, e o publicitário Nizan Guanaes são alguns exemplos.  

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.