Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM FESTA

Lima Duarte completa 90 anos sozinho em sítio: 'A morte quer me pegar'

Divulgação/TV Globo

Lima Duarte completa 90 anos neste domingo (29) e está escalado para fazer Aruanas, do Globoplay - Divulgação/TV Globo

Lima Duarte completa 90 anos neste domingo (29) e está escalado para fazer Aruanas, do Globoplay

REDAÇÃO

Publicado em 29/3/2020 - 12h57

Escalado para a segunda temporada da série Aruanas, do Globoplay, o ator Lima Duarte espera a quarentena passar para voltar ao trabalho. Ele completa 90 anos neste domingo (29) sozinho em seu sítio, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Seus familiares moram no exterior. Devido a pandemia de coronavírus, nem um churrasco para os amigos ele pode fazer. "A morte quer me pegar, mas eu fujo dela", diz o veterano.

Ele afirma que é um homem reservado e que sabe que ninguém vai viver para sempre. "O que me interessa é deixar meus ensinamentos, é saber que, enquanto estive aqui, me diverti", declara.

Sem medo de morrer e adepto de se isolar, essa fase não é um problema para o ator. "Gosto de ficar com minhas plantas, meus livros. São eles que me fazem companhia", comenta Duarte em entrevista que concedeu ao jornal Extra. 

Parceiro de Regina Duarte em Roque Santeiro, novela de 1985, na qual interpretou Sinhozinho Malta, ele alfineta a atual secretária de Cultura do país.

"Convivemos um bom tempo, mas nunca consegui realmente penetrar na alma dela. Quando a vi seduzida pelo atual presidente e vi aquele sorrisinho dela que virou patrimônio nacional, pensei: 'A Chapeuzinho Vermelho se encantou pelo Lobo Mau'. A Regina parece a Chapeuzinho. Tomara que não venha um filho disso daí, já pensou que tragédia?", dispara.

Regina Duarte (Porcina) em cena com Lima Duarte (Sinhozinho Malta) em Roque Santeiro

Há alguns dias, também em entrevista ao jornal Extra, o veterano fez críticas ao discurso do presidente Jair Bolsonaro, que foi transmitido na TV aberta em horário nobre na última terça-feira (24).

Segundo Lima Duarte, as declarações do governante foram trágicas. "Ele quer dizer: 'deixe o velho morrer'. Os jovens estão bem, os meninos estão bem, então, deixa o velho morrer. Ele quer salvar a economia a murros, a facadas, a tiros. Ele só quer o confronto. Conforme ele ia falando, eu pensava: 'ih, ele está falando comigo. Ele quer que eu morra!'. É isso que ele está dizendo pra mim e para todos os velhos desse país, que velho não importa. Difícil, né?"

O ator está na ativa, fez a novela O Outro Lado do Paraíso em 2018 e ficou amigo de Sergio Guizé e Bianca Bin, que são seus vizinhos em Indaiatuba. "Faz tempo que não os vejo. Combinei de fazer um churrasco para eles, mas não sabemos se vai haver mais churrascos e amigos. Ou sairemos dessa mais gordos ou mais loucos", comenta, referindo-se à quarentena.

Apesar de passar o aniversário sozinho, ele mantém contato constantemente com netos e filhos que moram na Austrália e Estados Unidos.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.