Celebridades

ÍDOLOS NA JUVENTUDE

Galãs do passado: Por onde andam atores que foram campeões de cartas na Globo?

Divulgação/TV Globo

O ator João Vitti posa para câmera caracterizado como Xampu, seu personagem em Despedida de Solteiro (1992)

O ator João Vitti na novela Despedida de Solteiro (1992), naquele ano, ele foi campeão de cartas na Globo

REDAÇÃO - Publicado em 30/06/2020, às 07h12

Numa era pré-redes sociais, a principal forma que fãs tinham de se comunicar com seus ídolos era enviando cartas --muitas vezes quilométricas, cheias de beijos e declarações de amor. Nos anos 1990, vários atores com pinta de galã se tornaram tão famosos que viraram campeões no recebimento de mensagens na Globo. Havia até profissionais contratados só para separar a correspondência na emissora.

O ator João Vitti foi um desses fenômenos. Ele se tornou campeão de cartas da Globo em 1992, quando interpretou o Xampu na novela Despedida de Solteiro.

"Foi meu primeiro trabalho na televisāo, e notamos que o personagem conquistou o publico já nas chamadas que anunciavam a estreia da novela. Lembro que naquela época, os 'likes' de hoje eram cartas escritas pelos fās. Nesse quesito, me tornei o campeāo de cartas durante todo o ano de 1992; eram milhares de cartas que eu recebia!", conta ele, em entrevista ao Notícias da TV.

Além de Vitti, outros atores fizeram sucesso com os fãs e acumularam mensagens. Saiba como estão hoje sete dos ex-campeões de correspondências da Globo:

divulgação/tv globo

Luigi Baricelli fez sucesso em 1995, quando viveu Romão na primeira temporada de Malhação


Luigi Baricelli

Em 1995, Baricelli conquistou o público ao aparecer na primeira temporada de Malhação. Ele interpretou Romão, o vilão da temporada, um lutador de jiu-jítsu. Depois de vários papéis em novelas e até uma experiência como apresentador na Band, hoje Luigi Baricelli se dedica a palestras motivacionais e sobre empreendedorismo e também a suas empresas.

Ele vive em Orlando, no Estado da Flórida, com a mulher e os três filhos, onde administra uma produtora e uma empresa que desenvolve suplementos alimentares. Volta ao Brasil apenas para palestras, apresentação de eventos e trabalhos pontuais, como o sorteio da Mega da Virada no fim do ano.

divulgação/tv Globo

Claudio Heinrich ao lado de Fernanda Rodrigues em Malhação; ele foi um dos galãs da novela

 
Claudio Heinrich

Entre 1996 e 1997, Heinrich chamou a atenção em Malhação e se tornou campeão de cartas da Globo. Ele ficou tão marcado como galã jovem que ganhou até o papel de protagonista numa novela: em Uga Uga (2000), vivia sem camisa, mantendo seu sex appeal com os telespectadores.

O ator fez mais duas novelas na emissora, Coração de Estudante (2002) e A Lua me Disse (2005), antes de ir para a Record, onde atuou em sete novelas --a última foi Pecado Mortal (2013). Desde a época de Malhação, Heinrich praticava artes marciais e, atualmente, o ator é professor de jiu-jítsu em uma academia no Rio.

divulgação/tv Globo

Leonardo Vieira contracenou com Patrícia França em Renascer e fez sucesso com o público

 
Leonardo Vieira

Em 1993, Leonardo Vieira participou apenas de cinco capítulos de Renascer, na primeira fase da novela, mas foi o suficiente para deixar fãs em polvorosa. Ele foi o campeão de cartas daquele ano, à frente de atores como Fabio Assunção, Guilherme Fontes e Mauricio Mattar.

Vieira seguiu carreira na emissora até 2005. Nesse período, atuou em novelas como Suave Veneno (1998) e Senhora do Destino (2004). Ele foi para a Record ainda em 2005 e lá permaneceu contratado até 2016. Sua última novela foi Os Dez Mandamentos. O ator tem se dedicado ao teatro e chamado mais a atenção nas redes sociais ao falar de seu relacionamento. Casado, Vieira se assumiu como homossexual em 2017 e é ativista de direitos humanos.

divulgação/tv globo

Flávio Silvino no início dos anos 1990; a vida dele mudou totalmente após um acidente

 
Flávio Silvino

Entre 1991 e 1993, Flávio Silvino foi um dos principais atores jovens da Globo. Em Vamp (1991), ele chamou a atenção do público como Matosão, um vampiro bad-boy. Já em 1992, atuou em Deus nos Acuda, e no ano seguinte lançou um CD de músicas românticas, o que lhe rendeu muita repercussão.

No entanto, ainda em 1993, quando tinha 22 anos, Silvino sofreu um grave acidente de carro. Ficou três meses em coma, teve de reaprender a andar e a falar e ficou com várias sequelas. O ator voltou a atuar em Laços de Família (2000), no papel de um rapaz com problemas parecidos com os dele. Esse foi o último trabalho de Silvino na TV. Hoje, ele está com 49 anos e vive sob os cuidados da família, no Rio de Janeiro.

divulgação/tv globo

Mario Frias viveu par romântico com Priscila Fantin em Malhação e virou campeão de cartas

 
Mario Frias

Ao interpretar Rodrigo, o protagonista da temporada de 1999 de Malhação, Mario Frias ficou muito popular entre o público jovem. Naquele ano, recebeu mais cartas do que qualquer outro ator e também passou por situações complicadas com admiradoras fanáticas --ele já teve seu quarto de hotel invadido por uma fã.

Frias fez outros papéis em novelas da Globo, da Record e da Band, mas não teve grande repercussão nessa área após Malhação. Chegou a se tornar apresentador de um programa de viagens na RedeTV!. Em 19 de junho, Mario Frias foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como secretário especial de Cultura do Governo Federal.

divulgação/tv Globo

Caio Blat ao lado de Débora Falabella em Um Anjo Caiu do Céu, novela da qual foi protagonista

 
Caio Blat

Entre 1999 e 2001, Caio Blat chegou a ser campeão de cartas na Globo. Naquela época, ele atuou em três novelas: Andando nas Nuvens (1999), Esplendor (2000) e Um Anjo Caiu do Céu (2001), na qual viveu o protagonista. Entre todos os ex-galãs jovens, Blat foi quem teve mais sucesso na Globo e a carreira mais consolidada.

Ele atuou em dezenas de novelas e séries desde então, como Da Cor do Pecado (2004), Caminho das Índias (2009) e Liberdade, Liberdade (2016). Seu trabalho mais recente na emissora foi na série Segunda Chamada (2019).

divulgação/tv Globo

Jônatas Faro e Mariana Rios foram casal em Malhação; ele fez sucesso naquela temporada

 
Jônatas Faro

Ex-Chiquititas, Jônatas Faro se destacou na Globo como o Peralta de Malhação, em 2008, e logo se tornou o campeão em correspondência na emissora. Na época, ele até mostrou em uma reportagem do Vídeo Show algumas das cartas que guardava em sua casa. "Eu leio todas as cartas. Tem algumas que são gigantes", afirmou.

Nos anos seguintes, Faro atuou nas novelas Insensato Coração (2011), Cheias de Charme (2012), Apocalipse (2017) e Jesus (2019). Ele também se destacou como ator de espetáculos musicais nos últimos anos. Neste ano, ele chamou a atenção nas redes sociais ao fazer um post com temática LGBTQ+. Alguns seguidores interpretaram como um aviso público de que estaria se assumindo bissexual.

Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter Compartilhe no Twitter

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Leia também

Daniel Adjuto com uma gravata rosa e terno azul na bancada de um telejornal da CNN Brasil

DANIEL ADJUTO

SBT sonda jornalista que fez entrevista histórica com Regina Duarte

Nego do Borel em ensaio para seu Instagram em abril de 2020

FIM DO PROCESSO

Mulher que levou susto de Nego do Borel morre sem receber indenização

O comentarista Alexandre Tavares e o narrador Emerson Santos durante pré-jogo do Flamengo pela FlaTV

50 PROFISSIONAIS

Flamengo x Globo: Saiba quanto custa para fazer uma transmissão ao vivo

Griselda (Lilia Cabral) com cara de choro em cena de Fina Estampa

TRAGÉDIA

Fina Estampa: Griselda fica em choque ao ver morte de assassino

+ Lidas

1

Quem se dá bem e quem se dá mal no final de Êta Mundo Bom!

2

Marcos Caruso revela que é bissexual e conta o que mais lhe dá prazer

3

Parto de Filomena vira atração em Êta Mundo Bom!: 'Bebê entalou'

4

Esther ganha ajuda inesperada para brigar por filha no tribunal

5

Marco Pigossi se envergonha de Fina Estampa: 'Proibida'

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?
Sinta-se em Casa, com Marcelo Adnet sempre criativo e afiado
10.15%
Diário de um Confinado, com retrato fiel do isolamento social
17.34%
Cada um no seu Quadrado, com suas dinâmicas divertidas
2.39%
Prefiro as reprises das novelas mesmo
70.12%

Últimas notícias

Imagem mostra os jornalistas Chico Pinheiros e Gustavo Villani
A atriz Jurnee Smollett como Canário Negro em Aves de Rapina (2020)
Isis Valverde em evento na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2020
Imagem mostra Felipe Aguilar, zagueiro do Athletico-PR, em duelo do Campeonato Brasileiro