Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM CONTRATO

Desempregados e desesperados: Dez atores que pediram emprego na web

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Joana Fomm, Neusa Borges e Norma Blum recorreram às redes sociais para pedirem trabalho - FOTOS: DIVULGAÇÃO

Joana Fomm, Neusa Borges e Norma Blum recorreram às redes sociais para pedirem trabalho

GABRIEL PERLINE

Publicado em 5/6/2018 - 5h12

Sem emprego por causa da política de enxugamento do banco de atores fixos da Globo e da Record, atrizes de peso como Joana Fomm, Neusa Borges e Norma Blum recorreram às redes sociais para pedirem trabalho e, dessa forma, conseguirem pagar as contas. Na opinião de produtores de elenco consultados pelo Notícias da TV, expor a disponibilidade nas redes sociais não é prejudicial à imagem dos atores.

"Tem aquela história lendária da Bette Davis, que colocou anúncio em jornal para anunciar que estava buscando emprego. Acho válido os atores anunciarem no Facebook que estão disponíveis para trabalhos. Isso facilita que eles sejam lembrados e chamados para futuras produções", diz Ricky Hiraoka, roteirista da série Z4, do SBT, que já colaborou com formação de casting para produções da Formata.

No caso dos veteranos, acostumados a esperar por convites de trabalho, a sugestão é que se atualizem às novas demandas do mercado e que explorem as oportunidades em produções da TV a cabo e das plataformas de streaming.

"O que acontece é que alguns artistas da velha guarda gerenciaram a própria carreira ao longo dos anos ou não foram bem assessorados para estarem atentos à evolução do mercado artístico, sofrendo as consequências como em qualquer outro ramo de atividade", avalia Marcos Mascaretti, da agência Royal Actors.

Confira a seguir dez atores que pediram empregos nas redes sociais:

PAULO BELOTE/TV GLOBO

Marcos Oliveira ficou desempregado após atuar por 14 anos na comédia A Grande Família

Marcos Oliveira
"Oi gente eu sou o Marcos Oliveira e estou na batalha. Estou sem contrato e quero trabalhar. Beijos", foi o texto publicado no Facebook em dezembro de 2016 pelo ator Marcos Oliveira, que interpretou Beiçola em A Grande Família (2001-2014).

Ele havia acabado de encerrar seu contrato com a Globo após uma participação em Liberdade, Liberdade e disse ao Notícias da TV que acumulou dívidas ao longo dos três anos que ficou desempregado. Atualmente, está no elenco de Deus Salve o Rei.

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

Joana Fomm interpretou Dona Cleo em Malhação - Pro Dia Nascer Feliz, da Globo

Joana Fomm
Intérprete de personagens icônicos da TV, Joana Fomm também se viu com necessidades financeiras e recorreu às redes sociais para pedir emprego. Seu contrato com a Globo foi rescindido em 2013, mas somente em 2016 ela teve coragem de se posicionar.

"Amigos, estou precisando trabalhar. Como atriz ou jornalista. Tem horas que fica difícil ainda. Ainda não tinha encarado essa. Alguém precisa de mim", escreveu em seu perfil no Facebook.

Não demorou muito para as oportunidades surgirem. Danilo Gentili a convidou para interpretar a professora de Matemática em seu filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola (2017), rodado em 2016. No mesmo ano, foi escalada para um papel de destaque em Malhação - Pro Dia Nascer Feliz e atualmente está no elenco de Apocalipse, da Record.

DIVULGAÇÃO/RECORD

A última novela de Neusa Borges foi Escrava Mãe, exbida pela Record em 2016

Neusa Borges
Depois de conceder inúmeras entrevistas reclamando da falta de trabalho, Neusa Borges usou seu Facebook para pedir emprego. Em vez de um post lamentando sua situação, ela foi diretamente ao perfil do autor Gustavo Reiz e lhe pediu um papel na novela Escrava Mãe (2016).

"É tudo que estou pedindo a Deus, para fechar com chave de ouro minha carreira", escreveu a atriz. Ela conseguiu o papel na novela da Record. Recentemente, gravou uma participação na comédia Xilindró, do Multishow.

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

Norma Blum foi ao Facebook e ofereceu seus serviços como atriz, locutora e tradutora

Norma Blum
Sem emprego desde 2015, quando atuou na novela Além do Tempo, da Globo, a veterana Norma Blum recorreu ao Facebook para conseguir um emprego. E não buscava somente papéis em novelas ou séries, mas também ofereceu seus serviços como tradutora e locutora.

"Em primeiro lugar, gostaria de me apresentar. Sou Norma Blum, atriz com 65 anos de carreira em teatro, cinema e televisão. Também sou autora de livros e peças de teatro e roteirista de cinema e seriados para tevê. Infelizmente, não há muito espaço para profissionais mais maduros", escreveu.

"Além da minha experiência com arte dramática, sou fluente em quatro idiomas (português, inglês, alemão e francês) e também atuo como locutora poliglota nos idiomas citados. Como tradutora sou especialista em versões de livros, biografias e textos de publicidade do português para o inglês. Busco trabalho em quaisquer das áreas acima porque adoro o que faço e detesto ficar inativa", continuou.

MARILIA CABRAL/TV GLOBO

João Velho garantiu uma breve participação na novela teen Malhação - Vidas Brasileiras

João Velho
Quatro meses após o fim de Malhação: Seu Lugar no Mundo (2015), João Velho foi ao Facebook pedir ajuda aos seguidores. O filho de Cissa Guimarães expôs algumas de suas habilidades e ainda ganhou o apoio de sua mãe.

"Olá, estou sem trabalho no momento. Gostaria de receber propostas de trabalho que envolvam decorar texto e/ou improvisar, fazer personagem, dublar personagem, cantar, stand-in e inovações interessantes. Prometo honrar todos os compromissos", escreveu na rede social.

Desde seu apelo, trabalhos não lhe faltaram. Em 2017, atuou em Sol Nascente (Globo) e em O Rico e Lázaro (Record). Neste ano, garantiu uma participação especial em Malhação - Vidas Brasileiras.

reprodução

Fora da TV há três anos, Giovana Gold está no ar na reprise de Chiquititas (2013), do SBT

Giovana Gold
Sem papéis na TV há três anos, Giovanna Gold enfrenta dificuldades para sobreviver como atriz. Seu último trabalho foi Chiquititas (2013), e ela afirma que não recebeu do SBT o pagamento pelos direitos de imagem da reprise da novela, no ar desde setembro de 2016. Aos 53 anos, ela não tem sido chamada para trabalhar, e manda mensagens para autores e diretores nas redes sociais pedindo oportunidades.

"Eu não tenho pudor algum, mando pelo Facebook, falo 'Desculpe incomodar'. Outro dia, o [autor] Marcílio Moraes fez uma postagem dizendo que vai fazer uma minissérie, algo assim. Aí eu comentei: 'Parabéns, tem papel pra mim?'. Não estou fazendo nada demais, a não ser pedir trabalho", disse ao Notícias da TV.

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

O ator Sérgio Hondjakoff interpretou Cabeção durante mais de seis anos em Malhação

Sérgio Hondjakoff
Sem atuar em novelas desde 2009, Sérgio Hondjakoff usou seu Facebook em 2013 para pedir emprego aos amigos. "Continuo aguardando uma oportunidade de trabalho + meu complemento divino... Obrigado, Deus, confio e não mudo... Nunca vou desistir dos meus sonhos", escreveu na época.

O pedido não causou grande comoção, tanto que só em 2014 ele voltou a ter um emprego na TV: foi contratado pela Globo para ser repórter do Vídeo Show. Mas sua passagem foi meteórica, e ele ficou poucos dias no posto. No ano passado, gravou uma participação em Ouro Branco, série inédita que o canal Fox lançará em agosto.

PAULO BELOTE/TV GLOBO

Allan Souza Lima ainda estava no ar em A Regra do Jogo quando pediu emprego na web

Allan Souza Lima
Seu contrato com a Globo ainda nem tinha chegado ao fim quando Allan Souza Lima resolveu se antecipar e pediu uma ajuda aos amigos do Facebook antes de a novela A Regra do Jogo acabar, em 2016. Na época, ele interpretava o funkeiro Nenenzinho e estava sem perspectiva de novos trabalhos.

"Meu contrato está acabando logo mais. Logo, produtores e diretores, em breve estarei à disposição para futuros trabalhos! Minha vida continua a mesma, sorrindo sempre e com os pés no chão! Então, daqui a pouco é hora de correr mais uma vez atrás do pão de cada dia, pois a vida não para! Nunca! Conto com a compreensão de todos!", escreveu.

O ator ficou pouco tempo sem trabalho: conseguiu um papel na novela Novo Mundo (2017), na qual interpretou o índio Ubirajara.

REPRODUÇÃO/SBT

Marcelo Benny e Charles Guttenberg foram demitidos de A Praça É Nossa após 15 anos

Marcelo Benny e Charles Guttenberg
Os atores Marcelo Benny e Charles Guttenberg, intérpretes de Bananinha e Rapadura da Tropa de Malucos, foram demitidos em agosto de 2017 de A Praça É Nossa, após 15 anos trabalhando no humorístico do SBT.

Juntos, eles publicaram vídeos no Facebook informando que estavam desempregados e apelaram a praticamente todas as emissoras para conseguirem um novo emprego.

"Nós tá aqui pedindo emprego. Alô RedeTV!, Record, Globo! A gente poderia estar no Zorra Total. É só chamar nós, estamos precisando de emprego", disseram.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.