Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SAUDADE

De Gugu Liberato a Ricardo Boechat: Oito perdas irreparáveis da TV em 2019

REPRODUÇÃO/YOUTUBE E BAND

Imagem do apresentador Gugu Liberato e do jornalista Ricardo Boechat; ambos morreram em 2019

Gugu Liberato no programa Gugu e Ricardo Boechat na bancada do Jornal da Band; apresentadores morreram em 2019

PAOLA ZANON

Publicado em 1/12/2019 - 5h12
Atualizado em 20/12/2019 - 18h14

O ano ainda nem acabou, mas já ficou marcado pela morte de personalidades importantes da televisão, que deixaram os brasileiros de luto. Alguns partiram cedo e de forma inesperada, como o jornalista Ricardo Boechat e o apresentador Gugu Liberato. Os atores Bibi Ferreira e Lúcio Mauro, que tiveram vida longa, também provocam saudade no público.

Relembre sete figuras marcantes da TV brasileira que morreram em 2019:

reprodução/band

Ricardo Boechat na bancada do Jornal da Band; o jornalista sofreu um acidente de helicóptero


Ricardo Boechat (1952-2019)

Âncora do Jornal da Band, Ricardo Boechat morreu aos 66 anos em 11 de fevereiro. O jornalista estava voltando de uma viagem a trabalho quando o helicóptero que o transportava caiu sobre um caminhão na rodovia Anhanguera, em São Paulo. Os corpos do locutor e do piloto da aeronave foram encontrados carbonizados.

A última coluna de Boechat na BandNews FM foi, ironicamente, sobre a sucessão de tragédias que assolaram o Brasil no início de ano. Abalados, os jornalistas da rádio pediram desculpas e pararam a transmissão, tirando a emissora do ar. Na Globo, onde o âncora havia trabalhado como colunista entre 1997 e 2001, Sandra Annenberg ficou com a voz embargada ao anunciar a morte do colega.

reprodução/youtube

Bibi Ferreira no palco durante seu show Histórias & Canções; a artista morreu aos 96 anos


Bibi Ferreira (1922-2019)

Abigail Izquierdo Ferreira, mais conhecida como Bibi, morreu em 13 de fevereiro, aos 96 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Ela era apresentadora, atriz, cantora, compositora e diretora. Considerada a maior diva do teatro brasileiro, ela fez sua estreia nos palcos com apenas 24 dias de vida: substituindo uma boneca no espetáculo Manhãs de Sol, de Oduvaldo Vianna (1892-1972). O objeto de cena tinha desaparecido pouco antes do início da apresentação.

Conhecida por sua carreira teatral, Bibi também passou pela televisão. Na década de 1960, comandou na TV Excelsior o programa ao vivo Brasil 60 (renomeado de acordo com o ano em que era exibido), no qual levava para o canal alguns dos grandes nomes do teatro. Na mesma emissora, apresentou também o Bibi Sempre aos Domingos. As atrações lhe renderam cinco troféus Imprensa de melhor animadora.

reprodução/globoplay

Lúcio Mauro em entrevista ao Fantástico; humorista teve AVC e passou dois anos no hospital


Lúcio Mauro (1927-2019)

O comediante Lúcio Mauro morreu de falência múltipla nos órgãos em 11 de maio, aos 92 anos. O ator estava hospitalizado para tratar problemas respiratórios e havia sofrido um AVC três anos antes. Um dos pioneiros do humor na televisão, ele foi um dos principais nomes do gênero desde sua estreia na Globo em 1966, ao lado de Jô Soares e outros comediantes no programa TV0-TV1.

Passou por humorísticos como Chico Anysio Show, Os Trapalhões e Zorra Total. Seu último trabalho foi em 2016, com uma participação especial na nova Escolinha do Professor Raimundo, programa de que participou entre 1990 e 1994.

reprodução/youtube

Paulo Henrique Amorim em participação no Programa do Porchat: vítima de um infarto


Paulo Henrique Amorim (1943-2019)

O jornalista e apresentador Paulo Henrique Amorim morreu em 10 de julho, aos 76 anos, vítima de um infarto fulminante em sua casa no Rio de Janeiro. O dono dos bordões "Olá, tudo bem?" e "Boa noite, e boa sorte!" estava afastado de sua última emissora, a Record, onde apresentava o Domingo Espetacular.

Passou pela extinta TV Manchete, Globo, Band e Cultura, além de ser correspondente internacional em Nova York pela revista Veja. Amorim iniciou sua carreira em 1961 no jornal A Noite. Esquerdista e crítico ferrenho do governo Bolsonaro, apoiado pela emissora de Edir Macedo, o jornalista foi tirado do ar por pressão política.

reprodução/globoplay

Fernanda Young participou do programa Saia Justa; a atriz foi vítima de uma crise de asma


Fernanda Young (1970-2019)

A escritora, roteirista, atriz e apresentadora Fernanda Young morreu aos 49 anos em 25 de agosto, após uma parada respiratória decorrente de uma crise asmática intensa. Ela ficou conhecida por ter criado o seriado Os Normais (2001-2003), que também rendeu dois filmes, lançados em 3003 e 2007, com roteiros assinados por ela e pelo marido, Alexandre Machado. 

A morte repentina interrompeu a preparação da peça Ainda Nada de Novo, que ela estrearia no mês seguinte ao lado da xará Fernanda Nobre. Como escritora, assinou livros como O Efeito Urano (2001), Tudo que Você Não Soube (2007), O Pau (2009) e A Mão Esquerda de Vênus (2016). Seu último roteiro foi para a série de comédia Shippados, com Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch, exibida no Globoplay. 

reprodução/tv globo

Jorge Fernando em entrevista ao Vídeo Show; o diretor sofreu um AVC e teve parada cardíaca


Jorge Fernando (1955-2019)

O diretor e ator Jorge Fernando morreu aos 64 anos depois de sofrer uma parada cardíaca decorrente de uma dissecção de aorta completa. Desde 2016, ele vinha sofrendo com problemas de saúde. Teve pancreatite e sofreu um AVC em seguida, passando a ser acompanhado frequentemente por médicos.

Jorge estreou como ator na televisão com o seriado Ciranda, Cirandinha (1978) e dois anos mais tarde, como diretor em Coração Alado. Foram 34 as novelas, minisséries e seriados que contaram com Jorge Fernando atrás das câmeras. Fez, por exemplo, Guerra dos Sexos (1983 e 2012) e Alma Gêmea (2005). O último trabalho de Jorginho foi a novela Verão 90 (2019).

reprodução/youtube

Gugu em sua estreia na Record; apresentador teve morte encefálica após acidente doméstico


Gugu Liberato (1959-2019)

O apresentador Gugu Liberato morreu aos 60 anos no último dia 22, depois de sofrer uma queda em sua mansão em Orlando, nos Estados Unidos. O ex-comandante do Domingo Legal bateu a cabeça em um móvel e teve sua morte encefálica confirmada pelo médico da família 48 horas depois do acidente.

Gugu foi um dos mais consagrados apresentadores da televisão brasileira e comandou programas de auditório como Sabadão Sertanejo, Viva a Noite, Domingo Legal e Gugu. Passou pelo SBT e Record, e chegou a assinar um contrato com a Globo, mas Silvio Santos pediu pessoalmente que Roberto Marinho o liberasse para assumir os programas dominicais de sua emissora.

Nos últimos dois anos, Gugu deixou de lado as plateias para apresentar o reality Power Couple e o talent show Canta Comigo, que foi seu último trabalho na televisão e terá a final exibida no próximo dia 4.

reprodução/tv globo

Humorista famosa por interpretar Dona Catifunda morreu aos 83 anos de causas naturais

Zilda Cardoso

A atriz e humorista Zilda Cardoso morreu aos 83 anos na manhã de 20 de dezembro, de causas naturais. Famosa pela personagem Dona Catifunda de A Praça É Nossa e Escolinha do Professor Raimundo, a artista foi encontrada deitada já sem vida em sua cama pelo investigador Luiz Carlos Vegi, em seu apartamento, na cidade de São Paulo. 

Além dos humorísticos, Zilda interpretou a personagem em Os Trapalhões (1977-1978 e 1983-1986, Globo), Alegria 81 (1981-1983, SBT) e Estados Anysios de Chico City (1991, Globo). Sua última aparição na televisão foi em Você Decide, no episódio Transas de Família (2000, Globo). Hoje, quem interpreta a Dona Catifunda no remake da Escolinha do Professor Raimundo é Dani Calabresa. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.