Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SUPERAÇÃO

De depressão a esclerose: 10 famosos que romperam o silêncio sobre a saúde

REPRODUÇÃO/RECORD TV E DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Charles Henrique, Ana Beatriz Nogueira e Padre Fábio de Melo revelaram suas doenças em entrevistas - REPRODUÇÃO/RECORD TV E DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Charles Henrique, Ana Beatriz Nogueira e Padre Fábio de Melo revelaram suas doenças em entrevistas

REDAÇÃO

Publicado em 2/5/2018 - 5h27

Um humorista autista, uma estrela da dramaturgia no auge de sua carreira com esclerose múltipla e um líder religioso com síndrome do pânico. Soa estranho associar a figura desses profissionais às doenças que carregam, mas são os casos reais de Charles Henrique (ex-Pânico), Ana Beatriz Nogueira e Padre Fábio de Melo. Após um período de reflexão, eles e outros artistas romperam o silêncio e falaram abertamente sobre suas condições.

O intuito de Ana Beatriz, que há quase dez anos recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla, é servir como um ponto de apoio para outras pessoas que sofrem, assim como ela, dos efeitos dessa doença. A atriz pensa em lançar um blog para relatar as dificuldades que enfrenta no dia a dia e como faz para superá-las. Já Mayana Moura, que revelou ser bipolar, fez o anúncio com o objetivo de diminuir o preconceito em torno do transtorno.

Confira dez artistas que romperam o silêncio sobre suas saúdes:

REPRODUÇÃO/RECORD TV

Charles Henrique teve seu autismo revelado por sua irmã em entrevista ao Domingo Show

Charles Henriquepédia
Ex-integrante do Pânico, o humorista Carlos Henrique de Andrade Adão, conhecido pelo personagem Charles Henriquepédia, é portador da Síndrome de Asperger, um dos espectros do autismo. A informação foi revelada por Carla, irmã de Carlos Henrique, em entrevista a Geraldo Luís, no Domingo Show, da Record.

"O Henrique tem essa deficiência mental, mas tem um coração enorme. Isso prejudica ele no convívio com as pessoas. O diagnóstico veio quando ele tinha uns 15 ou 16 anos. Ele teve muita dificuldade de adaptação nas escolas. Se a professora cometesse erros na lousa, ele a advertia", disse.

JOÃO MIGUEL JUNIOR/tv GLOBO

Ana Beatriz Nogueira quer abrir um blog para relatar seu dia a dia com a esclerose múltipla

Ana Beatriz Nogueira
No ar como Isadora Mantovani em Malhação - Vidas Brasileiras, Ana Beatriz Nogueira revelou, em fevereiro deste ano, que foi diagnosticada com esclerose múltipla em 2009, quando atuava em Caminho das Índias. Os primeiros sintomas foram a visão duplicada e dificuldades de locomoção. Ela contou com a ajuda dos colegas de elenco para driblar as dificuldades.

"Achei que era o fim. Como atriz, meu corpo é meu instrumento de trabalho, meu tudo, dependo da minha visão, da audição, das funções cognitivas. O trabalho é minha festa, minha fonte de renda, minha alegria, minha beleza. Partimos para o tratamento. Fiquei dois meses de cama, me senti debilitada. Sabe quando 'somem os tapetes vermelhos', que são aqueles sonhos bonitos que você tem quando está quase adormecendo? Foi assim que aconteceu", disse.

DIVULGAÇÃO/TV ANHANGUERA

Sucesso na TV, padre Fábio de Melo revelou em entrevista que sofre de síndrome do pânico

Padre Fábio de Melo
Quem vê padre Fábio de Melo dando orientações de como encarar a vida com menos sofrimento não imagina que ele sofre de síndrome do pânico. Em entrevista à Rádio Globo, em agosto do ano passado, ele revelou que passa por um momento turbulento em sua vida, mas que não queria se fazer de vítima.

"Eu sou extremamente aberto a contar minhas fraquezas. Acabei de te dizer que estou enfrentando uma síndrome do pânico. Não tenho medo da minha humanidade, sei que sou afetivamente exigido o tempo todo, faz parte do meu trabalho, as pessoas se aproximam de mim e chegam muito afetuosas, cheias de histórias. E é claro que há um desgaste emocional natural de tudo aquilo que eu faço", comentou.

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

Mayana Moura foi internada em hospital psiquiátrico por conta de seu transtorno bipolar

Mayana Moura
Escalada para interpretar Satanás na novela Jesus, substituta de Apocalipse na Record, a atriz Mayana Moura contou à revista Marie Claire, em dezembro, que foi diagnosticada há mais de um ano como portadora de transtorno bipolar. Após quatro internações em hospitais psiquiátricos, crises de mania e depressão, ela rompeu o silêncio sobre seu quadro clínico.

"Não queria ser bipolar de jeito nenhum. Tive muita dificuldade em aceitar o diagnóstico. Há um grande estigma em torno do paciente. De que não possa ser funcional de novo, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal. Existe muita incompreensão em torno da doença, por isso prefiro seu nome antigo, psicose maníaco-depressiva", disse à revista.

REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

Jorge Pontual sofre de depressão ha 40 anos e passou décadas tomando remédios errados

Jorge Pontual
Correspondente da Globo em Nova York, o jornalista Jorge Pontual revelou ao programa Bem Estar, em janeiro deste ano, que sofre de depressão há 40 anos. Para piorar, passou anos tomando medicamentos errados e que não surtiam efeitos positivos em seu tratamento, fato que descobriu após se submeter a exames mais detalhados.

"O resultado do teste veio com a lista dos antidepressivos que não funcionam para mim, e eram justamente aqueles que tomei durante décadas. É um teste genético que dá ao psiquiatra um perfil detalhado de 18 genes ligados à saúde mental. Descobri que justamente, durante décadas, eu tomei aqueles que não funcionavam no meu caso. Só que agora eu estou no caminho certo", comentou.

EDU MORAES/RECORD TV

Mr. Catra tem feito sessões de quimioterapia para tentar se livrar de um câncer no estômago

Mr. Catra
O funkeiro Mr. Catra enfrenta, há mais de um ano, um tratamento severo para eliminar um câncer no estômago. Desde dezembro do ano passado, quando decidiu romper o silêncio e revelar seu quadro clínico, ele tem reduzido seus compromissos profissionais para cuidar da saúde e feito sessões de quimioterapia.

"Estou me tratando. Mas, infelizmente, me debilitou bastante durante o tratamento. Então, resolvi fazer os poucos shows que tem aí e dar um tempo para cuidar da saúde. Estou doente, estou me tratando. Queria inclusive pedir desculpa aos meus fãs porque eu vou precisar parar minha agenda. Preciso me tratar, vou operar em janeiro. Mas, graças a Deus, está tudo bem", disse no Facebook.

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Mariah Carey foi diagnosticada como bipolar há 17 anos, mas revelou a doença em 2018

Mariah Carey
Foram necessários 17 anos, e uma enxurrada de críticas a seu comportamento, para Mariah Carey revelar que sofre de transtorno bipolar. Diagnosticada em 2001, ela disse à revista People que descobriu a doença após enfrentar uma série de problemas físicos e mentais.

"Estou confortável em discutir minhas lutas com o transtorno bipolar. Eu tenho esperanças de que podemos tirar o estigma das pessoas que passam por isso sozinhas. Isso pode isolar pessoas incrivelmente. Mas isso não precisa te definir e eu me recuso a deixar isso me definir e me controlar", disse.

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Ex-apresentador da RedeTV!, o psicólogo Luiz Gasparetto luta contra um câncer no pulmão

Luiz Gasparetto
Filho da escritora e médium Zíbia Gasparetto, o psicólogo e espiritualista Luiz Gasparetto revelou em seu Facebook, em fevereiro deste ano, que enfrenta um câncer no pulmão. Mais magro, o ex-apresentador da RedeTV! disse aos fãs e seguidores que não teme a morte e pediu para que não rezem por ele, mas que o imagem saudável e com o peso ideal.

Não estou triste nem abatido. Estou diagnosticado fisicamente com câncer no pulmão. Eu não tenho medo de morrer, porque convivo com fantasmas o dia inteiro, como vou ter medo de morrer? A única coisa é essa escuridão na minha vida, que me apareceu tão forte e me desafia. Muda tudo. Você reavalia tudo: a comida, como as pessoas agem, meu trabalho, meu amanhã", disse.

EPIC rECORDS/DIVULGAÇÃO

Camila Cabello, revelada no X Factor, diz sofrer de Transtorno Obsessivo Compulsivo

Camila Cabello
Revelada na versão americana do reality show X Factor, a cantora Camila Cabello contou à revista britânica Cosmopolitan que sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), e que a doença lhe proporciona momentos de insegurança.

"TOC é estranho. Eu ri disso agora. Todo mundo tem diferentes maneiras de lidar com o estresse. E, para mim, se eu ficar realmente estressada pensando em algo, vou começar a ter o mesmo pensamento várias vezes, e não importa quantas vezes chegue à resolução, sinto que algo ruim está para acontecer se não fico pensando nisso", disse à revista.

REPRODUÇÃO/BAND

PC Siqueira compartilha em seu canal no YouTube informações sobre crises de ansiedade

PC Siqueira
Desde 2016 o ex-VJ da MTV e youtuber PC Siqueira fala abertamente sobre sua saúde mental. Embora seja despojado e bastante conhecido por seu humor ácido e comentários carregados de críticas e ironias, ele sofre de depressão, ansiedade e tem crises de pânico. Em um vídeo publicado em seu canal, ele relatou como é lidar com as doenças.

"Tudo começa com alguma coisa pequena, uma coisa boba, uma frustração. Você deixa para lá, mas em um certo momento você sente o seu coração palpitar. Você começa a sentir que uma coisa ruim vai acontecer. Começa a perder o ar, sua respiração começa a ficar difícil. Começa a suar e aí você começa a pensar em todas as coisas ruins que aconteceram e que podem levar a acontecer essa coisa muito ruim que você não sabe o que é. Você fecha as portas, as janelas e o seu único refúgio é o seu quarto. A sua cama. Debaixo do seu cobertor. Você espera a coisa ruim, mas a única má noticia é que você acabou de ter um surto de pânico e ansiedade", disse.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.